História

URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/421

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 66
  • Item
    Práticas do ensino de história na educação básica: um olhar sobre a desigualdade do acesso e da inclusão digital na rede pública e privada
    (2021-03-08) Canabarro, Angelita
    O estudo objetivou compreender o contexto atual da educação, com ênfase no Ensino de História, considerando as desigualdades de acesso e inclusão digital, na rede pública e privada, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, bem como, analisar a realidade do Ensino de História na rede pública e privada; identificar a problemática vivenciada em cada uma das escolas frente a dificuldade de acesso e inclusão digital, nas redes de ensino; contextualizar os desafios pertinentes às práticas do ensino de História nesse cenário; e por fim evidenciar aspectos dessa realidade que contrariam ou não a garantia do direito fundamental à educação. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória, para melhor aprofundar o problema da pesquisa e encontrar respostas concretas sobre o fenômeno estudado. Sobre os caminhos percorridos na pesquisa, após o levantamento teórico, foi elaborado um questionário estruturado previamente com perguntas abertas e aplicado por meio do formulário Google forms, com os alunos da escola privada, e em material impresso para os alunos da rede pública. Dentro de uma pandemia distintas possibilidades se desenham, tanto aquela que diz respeito à continuidade do Plano de Ensino realizado no início do ano letivo, quanto à possibilidade de pensar a História em uma perspectiva diferenciada, levando em conta todos os processos históricos que estão acontecendo no momento, como o pandêmico em questão, deixando o currículo em segundo plano. Dentro de uma pandemia distintas possibilidades se desenham, tanto aquela que diz respeito à continuidade do Plano de Ensino realizado no início do ano letivo, quanto à possibilidade de pensar a História em uma perspectiva diferenciada, levando em conta todos os processos históricos que estão acontecendo no momento, como o pandêmico em questão, deixando o currículo em segundo plano. É imprescindível pensar na inclusão de todos estes em uma mesma perspectiva de aprendizagem, pois os abismos sociais já separam os estudantes nessas categorias e não é papel do professor enaltecer ainda mais essa divisão.
  • Item
    O processo histórico dos animes e mangás no Brasil
    (2020-05-06) Soares, Diego Francisco Vieira
    A pesquisa a seguir foi desenvolvida para mostrar, como foi que as animações japonesas e suas histórias em quadrinhos, também conhecidos como animes e mangás chegaram ao Brasil, desde suas origens no Japão, passando pela imigração japonesa no Brasil, e seu desenvolvimento a partir da década de 1960 ate os anos 2000. A pesquisa foi desenvolvida em ordem cronológica abordando desde o Japão do século VIII ate os anos 2000 no Brasil. Para isso foi feita uma pesquisa em diferentes fontes, tais como, sites na internet relacionados a esse meio, livros publicados de pesquisadores do meio, antologias das obras citadas e acervos digitais das emissoras citadas. Também mostrará como se deu o processo de disseminação desse meio, e como a mesma acabou se tornando parte da cultura brasileira, influenciando em diversas áreas da sociedade. Do mesmo modo ira realçar como esse tipo de mídia se comporta em relação aos fenômenos sociais, como politica, censuras e representações sociais. Ira ressaltar como a cultura brasileira absorve de forma rápida elementos de outras culturas, fazendo com que se torne cada vez mais rica, completa e diversificada.
  • Item
    A banda municipal Carlos Gomes de Ijuí e sua contribuição regional para o cultivo da cultura artística e musical
    (2020-02-24) Machado, Oséias de Souza
    O presente artigo traz como tema a apresentação e a justificação de um trabalho cultural e social exercido pela Banda Municipal Carlos Gomes da cidade de Ijuí e a importância desse grupo para a cultura regional, uma vez que são poucos os materiais produzidos com o fim de mostrar à população e ao meio acadêmico, a relevância do objeto de estudo: a Banda Carlos Gomes. Para tanto, remontamos a história da música a partir do contexto atual, investigando até os primeiros indícios de civilização com foco no contexto de formação dos processos que levaram à montagem do que hoje constitui esse grupo. Ao passar pela relação com as bandas militares, evidenciou-se essa influência que conduziu a pesquisa às montagens da música para esse formato, conduzindo até os romanos e, consequentemente, aos gregos, chegando aos primeiros registros do uso da música socialmente. Por fim, os primeiros indícios registrados sobre a aparição social da música. Como continuidade a pesquisa historiográfica se focou na própria banda, suas aparições na comunidade, sua forma de manutenção, mudanças de contextos históricos e sociais e dimensões regionais de atuação. Nos documentos disponíveis, a história da cidade de Ijuí, constituída por maioria imigrantes, já aponta a presença da Banda Carlos Gomes no contexto social local e regional, desde o início de seu desenvolvimento. Ainda, analisamos através de entrevistas e documentos a importância da atuação dessa banda na região através da visão de componentes e não componentes do grupo, visando uma discussão adequada para a proposta desse projeto. Por fim, concluímos através das investigações o quanto a Banda Carlos Gomes de Ijuí é relevante para o fazer cultural do município e região e que a inserção de músicos no quadro funcional do município é importante para a manutenção desta cultura.
  • Item
    Expressões do extremismo pentecostal no Brasil durante o decênio 2009-2018: um estudo através de jornais digitais como fonte primária
    (2019-09-19) Arnold, Ronaldo
    O presente trabalho apresenta uma pesquisa documental que investiga as manifestações de extremismo pentecostal no Brasil expressas em jornais digitais no período dos anos de 2009 a 2018. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de estudar o desenvolvimento da pentecostalismo nos EUA durante a primeira década do século XX e a sua notável expansão no Brasil nas décadas seguintes. Após isso, se identificou em fontes de jornais digitais a expressão das ações de extremismo promovido pelos pentecostais no Brasil nos últimos 10 anos. Como resultado da pesquisa, se percebeu 35 registros de expressões que podem ser consideradas como extremistas, sendo que nos últimos 4 anos do período estudado ocorreram 69% dos registros de atos de extremismo, podendo este ser um indício do enfraquecimento da democracia e do desenvolvimento do fascismo em tempos atuais no Brasil.
  • Item
    A percepção do machismo e da desigualdade de gênero entre alunos e alunas do ensino médio
    (2019-09-19) Raddatz, Letícia
    O machismo ainda é um grave problema na nossa sociedade, gerador de desigualdades e violências. Avanços na legislação e nas políticas públicas, apesar de uma forte reação conservadora na sociedade, parecem estar construindo mais consciência sobre essas questões, principalmente entre os estudantes. A presente pesquisa busca realizar um diagnóstico da percepção que os estudantes do Ensino Médio tem sobre o machismo. Um questionário foi aplicado a todos os estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Educação Básica de Santa Rosa – RS. Os resultados obtidos demonstram que os adolescentes e jovens adultos pesquisados possuem muita consciência crítica sobre o machismo e que o aprofundamento desse debate nas escolas é muito importante para a construção de uma sociedade com igualdade de gênero.
  • Item
    Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
    (2019-08-06) Franco, Patrícia Cristiane
    O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.
  • Item
    Construindo a cidadania no município de Pejuçara/RS: vivências, registros e proposições
    (2019-07-10) Ragasson, Kely
    A Educação Fiscal é um tema que vem ganhando reconhecimento, principalmente no âmbito educacional, não apenas por conta de instrumentos legais, mas, sobretudo, pelo entendimento de sua importância para o exercício da cidadania. Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da Educação Fiscal no município de Pejuçara/RS, descrevendo a criação do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) e do Grupo Municipal de Educação Fiscal (GMEF), a inserção da Educação Fiscal na prática pedagógica das escolas da rede municipal e estadual de ensino, o registro das atividades desenvolvidas no âmbito educacional, e a capacitação de professores. Trata-se de um trabalho de natureza descritiva, através de pesquisa documental e bibliográfica, servindo-se da contribuição de vários autores e temas relacionados à Educação Fiscal. Constitui-se também de vivências refletidas e socializadas pela autora, através da experiência com a temática. A Educação Fiscal visa estimular o exercício da cidadania a partir do entendimento da função social do tributo e da participação do cidadão na gestão dos recursos públicos. A pretensão é conscientizar o cidadão que a vida em sociedade implica o cumprimento de direitos e deveres e requer ações por parte do cidadão e do Estado.
  • Item
    As novas metodologias pedagógicas: um ensaio referente a eficácia dos diferentes métodos e técnicas de ensino-aprendizagem no ensino básico de História
    (2019-07-10) Sipp, Carolina Beatriz
    O repasse de conhecimento é algo que acompanha a existência humana e animal desde os seus primórdios, e que de certa forma vem garantindo a sua sobrevivência. Uma arte que não é exclusiva daqueles que possuem um título acadêmico de docente, porém, são os professores os profissionais que se preocupam e vivenciam os mais variados métodos de ensino-aprendizagem.....
  • Item
    O percurso histórico das mulheres – gênero, feminismo e igualdade
    (2019-07-10) Fabrin, Tatiane Machado Brandolt
    O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo a discussão do percurso histórico das mulheres no mundo e, também, no Brasil. A luta pela aquisição de seus direitos como cidadã, o movimento feminista e sua importância para a inserção de mulheres dentro do contexto social. É estipulado através da retomada do lugar designado às mulheres desde os primórdios da humanidade, perpassando por diferentes épocas e culturas, até chegar aos dias atuais.
  • Item
    Um estudo sobre os direitos humanos no Brasil
    (2018-11-09) Gai, Karen Stéfanie
    No Brasil e no mundo os direitos humanos, por mais que tenham sido declarados universalmente ainda no século passado (1948) pela ONU, carecem de aplicabilidade. Há uma violação dos mesmos e os cidadãos não estão protegidos em seus direitos conforme estabelece a Declaração Universal. Nessa perspectiva, o presente trabalho aborda a constituição e consolidação dos direitos humanos na dimensão universal para considerá-los no contexto da sociedade brasileira, resgatando aspectos históricos para análise da trajetória do Brasil na construção dos direitos dos cidadãos, ressaltando a importância da educação na produção de um maior conhecimento que resulte em ações concretas para sua efetiva aplicação.
  • Item
    A metodologia do ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
    (2018-08-27) Vidotte, Elisa Portolann
    Este trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre a Metodologia usada pelos professores da rede publica do município de Redentora/RS em relação ao ensino de historia. A história ainda é uma disciplina que os docentes apresentam mais dificuldades em romper com a metodologia tradicional. A superação da prática pedagógica tradicional no ensino de historia apresenta-se como uma necessidade aos educadores. Assim, apresentamos uma sugestão de sequência didática utilizando diferentes estratégias para o Ensino de História.
  • Item
    O território das Missões ontem e hoje: desenvolvimento dinâmico e populacional na região Noroeste do RS
    (2018-05-10) Barbosa, Letícia Vitória
    O presente trabalho de Conclusão de Curso aborda aspectos gerais sobre as antigas Reduções Jesuíticas e as transformações que ocorreram na respectiva área, considerando o extermínio dos Sete Povos na Guerra Guaranítica e posteriormente a criação e constituição dos atuais municípios que compõem a divisão política local, no contexto da colonização do RS, a partir de dados e informações sobre população e economia que caracteriza, de grosso modo, as regiões Noroeste, Centro Oriental e Centro Ocidental Rio-grandenses, na divisão das mesorregiões do Estado.
  • Item
    O espião caminha na calçada
    (2018-04-23) Weiler, Henrique
    A região noroeste foi, a partir do século XX, um reduto do processo imigratório alemão. Este trabalho apresenta um breve relato das origens desses imigrantes, além de retratar as medidas ásperas, tendo em sua base preponderante a chamada campanha de nacionalização, aplicadas pelo governo Vargas durante o Estado Novo. Revela também os atos arbitrários e as injustiças cometidas por autoridades civis e militares, que, regozijando de poderio e influência maiores, devido ao governo autoritário, cometiam atos arbitrários e ilegais contra os imigrantes alemães.
  • Item
    Utilização de ferramentas digitais para o ensino de história
    (2018-04-13) Rehfeld, Sirlaine Rejiane
    Este trabalho tem como objetivo mostrar como podemos tornar as aulas de história mais dinâmicas e proveitosas a partir da utilização de ferramentas e arquivos digitais, e como elas podem contribuir para a melhoria do aprendizado desta disciplina de uma forma enriquecedora, além de demonstrar que os professores também podem contribuir para o aprendizado de seus alunos disponibilizando conteúdos gratuitos da e na internet. Para isso foram realizadas pesquisas em artigos disponíveis na internet e em livros que falam a respeito deste tema. Pretendo mostrar com este trabalho, as possibilidades que a internet traz para ensinar história de uma forma mais dinâmica, envolvendo programas, sites, vídeos, documentários, entre outros vários elementos dentro da internet que podem ser utilizados, os desafios que professores e alunos enfrentam na hora de utilizar estas ferramentas e arquivos digitais e também das dificuldades encontradas no ambiente escolar para inserção destas ferramentas digitais, no que diz respeito a infraestrutura das escolas, estado dos equipamentos disponíveis, velocidade da internet e pessoal capacitado para auxiliar os alunos na utilização de computadores e da internet.
  • Item
    Importância da interdisciplinaridade no processo de ensino/aprendizagem dentro do espaço escolar
    (2018-03-19) Wohlenberg, Priscila
    Frente ao grande valor que a educação de qualidade tem perante a formação do ser humano como ser social, ativo e consciente, dotado de capacidades de prover para si um futuro melhor, torna-se imprescindível a busca por metodologias que ampliem ainda mais os saberes concebidos nos processos de ensino/aprendizagem na escola. Portanto, é certo que o conteúdo meramente passado de professor para aluno é uma metodologia equivocada, e que o professor ocupa na verdade a posição de mediador do conhecimento, ou seja, em conjunto com seus discentes ele irá promover a construção do conhecimento através de saberes já por eles concebidos, sendo considerados os aspectos histórico-culturais para adotar a melhor metodologia a ser empregada. Neste momento, torna-se aparente o grande valor da utilização dos preceitos do ensino fundamentado na interdisciplinaridade, trata-se do uso de saberes de outras áreas do conhecimento, o que o torna mais abrangente, rico e interessante. A contextualização do conhecimento proposto é necessária para transformar os saberes, de forma a serem mais atraentes e próximos ao aluno.[...]
  • Item
    Ensino de história na era digital: um olhar diferenciado sob os ensinos fundamental, médio e EJA
    (2018-02-26) Carneiro, Elenise de Oliveira
    Analisar como o uso das tecnologias pode auxiliar no ensino de história é o foco deste trabalho, propondo incialmente, entender como a disciplina de história é vista pela sociedade. Questionando assim, o por quê de estudarmos tal matéria, nos levando a refletir qual o papel das ciências perante a mesma, e posteriormente como tecnologia pode despertar o interesse dos alunos pelo ensino de história. Além disso, procura-se ver a escola como o encontro de várias gerações, evidenciando as gerações X, Y e Z, debatendo ainda as dificuldades pelas quais as escolas passam, e até que ponto os professores estão ou não preparados para atuar na disciplina, bem como as formas didáticas utilizadas em sala de aula. Por fim, faz-se uma análise de como história e tecnologia são evidenciadas, com base na prática dos estágios dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos, além da experiência vivenciada e praticada durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, nos dois últimos anos.
  • Item
    A representação do comunismo no jornal Correio Serrano nos anos: 1945, 1950, 1955, 1960, 1964.
    (2017-08-29) Hildebrandt, Lucas Schultz
    O presente trabalho de conclusão do curso de história visa abordar um estudo dos textos publicados no Jornal Correio Serrano, na cidade de Ijuí, sobre a representação do comunismo no período de redemocratização do Brasil, será feita uma amostragem nos anos de 1945, 1950, 1955, 1960, 1964. Como era um período que tinha terminado a segunda guerra mundial, ainda existiam resquícios dos Estados totalitários do nazifascismo e, ainda, o mundo se encontrava dividido bipolarmente entre os capitalistas, tendo como liderança os Estados Unidos da América, e os socialistas, a maior força era a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, embora este era associado com o regime comunista, não se pode afirmar isto porque existia Estado e classes sociais.
  • Item
    A trajetória de vida de Maria de Lurdes Pretto
    (2017-06-30) Ortigara, Rozeclér Barros
    Através deste trabalho narro a história de vida de Maria de Lurdes Pretto. Escolhi esse tema por considerar que sua trajetória de vida é muito especial em função dos tantos acontecimentos vivenciados pela biografada e especialmente pela sua maneira de encarar isso tudo, com muita fé, alegria e disposição. Conheci dona Lurdes em 2003 e tive o privilégio de me tornar sua amiga e conviver com ela e sua família, a partir dai sempre a admirei muito e por isso meu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é a biografia de sua trajetória de vida. Algo bem gratificante foi o fato de que posteriormente à decisão de escrever sua biografia ela me falou que tinha o sonho de que alguém escrevesse sua história e, que inclusive já tinha iniciado alguns rabiscos nesse sentido, mas, desistiu. Dentre as tantas adversidades que dona Lurdes enfrentou em sua vida, destaco a de que faltou oxigênio no cérebro de seu segundo filho pela demora ao nascer e em função disso ele permaneceu em estado vegetativo até os 44 anos, sob os cuidados da mãe.
  • Item
    A imigração alemã na região de Santa Rosa: 1890 a 1930
    (2017-06-30) Riske, Solange Sueli Assenheimer
    Este presente trabalho tem por finalidade conhecer a trajetória dos imigrantes alemães até a cidade de Santa Rosa/RS. Desde a sua saída da Alemanha no século XIX, causada pela fome e desemprego, sua viagem até o Brasil. A colonização alemã no Rio Grande do Sul, iniciando em São Leopoldo e seu caminho até o noroeste do Rio Grande do Sul, a Colônia 14 de Julho, mais tarde Santa Rosa. A região era tomada por mato e os colonizadores alemães precisaram desmatar para construir suas casas e fazer suas lavouras. A religião e educação também estiveram presentes durante a colonização, criando igrejas e escolas para edificar na fé e ensinar seus filhos a ler e escrever. Os imigrantes alemães tem grandes contribuições no desenvolvimento da Colônia 14 de Julho, realizando o plantio da soja, hoje uma das principais cidades produtoras, o desenvolvimento de comércios de diversos tipos, serrarias, moinhos, casa comercial, entre outros.
  • Item
    História de vida da professora Raquel Carpenedo: do pessoal ao profissional
    (2017-02-20) Santos, Rosane Teresinha dos
    O trabalho tem como objetivo mostrar a história de vida de um professor e que através de seus relatos possamos entender melhor o modo de ser de um indivíduo em seu percurso de vida pessoal e profissional, captar o mundo de significados construídos pelo sujeito a respeito de suas experiências. Quando alguém nos relata suas vivências, ele não narra tal qual aconteceu, mas sim, as significâncias que os fatos tiveram durante seus acontecimentos. Devido a esse motivo é que as narrativas serão transcritas na íntegra. Entender também que um professor pode fazer a diferença na vida de um aluno, quando ele se dedica e tem amor pelo que faz, sua profissão não se torna um castigo e sim um prazer. Mostrarmos através dos depoimentos que o professor também faz parte da História da Educação, e, é ele que tem em suas mãos o poder de fazer a diferença e as mudanças tão desejadas pela sociedade na área da educação.