Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Avaliação de desempenho"
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Item A avaliação de desempenho em uma organização pública municipal: o caso do município de Condor(2016-11-18) Schmidt, GianineO presente artigo tem como objetivo analisar o processo da avaliação de desempenho dentro de uma organização pública, intitulado estágio probatório, identificando quais são as variáveis consideradas na avaliação do servidor durante este período, bem como o impacto, sob a ótica do servidor, que tais variáveis representam para o bom andamento de suas atividades, além de propor algumas melhorias no processo de avaliação adotado. Assim, o estudo foi realizado na Prefeitura Municipal de Condor, através de uma pesquisa quantitativa, embasada bibliograficamente através de livros, artigos e documentos disponibilizados pela organização. O levantamento de dados foi realizado através de questionários aplicados com 20 servidores em estágio probatório (sendo um total de 49 servidores em estágio), durante os meses de outubro/2013 a janeiro/2014. Para o tratamento destes dados, buscou-se apresentar a fundamentação teórica da avaliação de desempenho, seus diversos métodos de aplicação, sua influência nos processos de recursos humanos nas organizações bem como sua importância dentro das empresas para obtenção de resultados relacionados a real percepção que os servidores possuem do estágio probatório e como este pode ser melhorado. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que o processo torna-se falho em alguns pontos, visto que em muitas situações os estagiários não recebem feedback dos seus avaliadores, ficando sem saber quais são os principais fatores que devem ser melhorados.Item Avaliação de desempenho na UNIJUÍ: resultados e estratégias de Gestão de Pessoas(2015-11-25) Bohn, Solange AndréaA avaliação de desempenho é um instrumento importante na gestão de uma organização, através dela pode-se mensurar o desempenho humano, as competências disponíveis em seus quadros e as necessidades de desenvolvimento dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar se os resultados da Avaliação de Desempenho 2014 dos colaboradores Técnico-Administrativos estão de acordo com os resultados esperados e conhecer as estratégias da área de Gestão de Pessoas visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto à metodologia deste estudo configura-se de natureza de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com as objetivas exploratória e descritiva e com os procedimentos técnicos como bibliográfica, documental e de levantamento. Quanto ao universo amostral e sujeitos de pesquisa o estudo foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, UNIJUI, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, pesquisando-se três setores de apoio e três departamentos. Em relação ao Plano de Coleta de Dados, foi realizada através de entrevista e de análise de relatórios, cedidos pela gerência da Coordenadoria de Recursos Humanos. Quanto ao Plano de Análise dos Dados, este foi analisado através de tabulação dos resultados das avaliações de desempenho de 2014, comparando os resultados efetivamente obtidos com o resultado esperado no processo de avaliação de desempenho realizado. Compara-se também os resultados obtidos nos departamentos com os resultados obtidos nos setores de apoio, busca-se verificar se existe um padrão nos resultados das avaliações de desempenho. Quanto à análise realizada observou-se que em relação aos níveis de prontidão, a organização busca a excelência no que se refere ao desempenho humano, buscando desta maneira o desenvolvimento organizacional. Sendo o padrão esperado para o maior grupo de avaliados de resultado nos níveis Desempenhando (Níveis 1, 2 e 3), o que pode-se verificar que foi atingido com o percentual de 68,88% nos departamentos e 96,88% nos setores de apoio. Bem como verificou-se um resultado positivo quando da análise dos resultados das avaliações de desempenho dentro dos blocos, que são Responsabilidade, Competências Técnicas e Competências Comportamentais, identifica-se um resultado muito positivo nas competências comportamentais, onde 92,23% destas apresentam resultado Desempenhando – nível 3. Como uma avaliação geral, concluiu-se que os avaliados estão atingindo os resultados esperados pela instituição, necessitando de algumas intervenções e planos de ação quanto ao desenvolvimento dos mesmos para a efetividade do processo.Item Gestão de desempenho por competências: reavaliação do cenário para implantação do sistema de avaliação de desempenho por competências na empresa distribuídora de bebidas Tomazoni Ltda(2015-02-25) Santos, Mara Regina dosEste estudo verificou se o cenário atual das práticas de gestão de pessoas, especificamente de provisão e aplicação de pessoas, da empresa Distribuidora de Bebidas Tomazoni Ltda. está adequado a implantação de um sistema de avaliação de desempenho por competências. Este parte do fato, de que há quatro anos foi realizado pela pesquisadora estudo anterior junto a esta organização que mostrou que suas práticas em gestão de pessoas eram inviáveis para tal fim. Desta feita, foram sugeridas melhorias à organização e aqui pretendeu-se verificar se tais sugestões foram implantadas e quais mudanças impactaram no cenário apresentado. Com base em autores como Chiavenato (1994/1999), Dutra (2001), Gil (2001) e Gramigna (2007) teorizou-se o que é a gestão de pessoas, quais as práticas de provisão e aplicação de pessoas na organização, bem como, o que é e como é realizada a gestão por competências. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva através da aplicação de entrevista semiestruturada aos gestores da organização e análise desta frente à base teórica e aos resultados obtidos em pesquisa anterior, detectando assim as mudanças ocorridas e o atual cenário que se apresenta. Através dos dados coletados pode-se identificar as atuais práticas de gestão de pessoas da empresa e, analisando-as frente aos resultados obtidos em pesquisa anterior, pode-se dizer que houveram mudanças significativas em seus processos. Parte das sugestões efetuadas pela pesquisadora quando de seu estudo anteriormente aplicado à empresa foram postas em prática, impactando em consideráveis melhorias nos processos de gestão de pessoas. Porém, conclui-se que para que seja implantado um sistema de avaliação de desempenho por competência na empresa esta ainda terá que realizar mais algumas melhorias, para as quais a pesquisadora propõe algumas sugestões, tais como: roteiro de entrevista de candidatos especifico por cargo, que proporcionam maior obtenção de informação e maior credibilidade nesta; formalização do processo de recrutamento interno, estendendo-o a todos os colaboradores da empresa e desta forma valorizando o capital humano da organização; expandir o processo de socialização do novo colaborador na empresa; e, principalmente, sugere-se a implantação urgente de um método de avaliação de desempenho e feedback, periódico e linear, extensivo a todos os colaboradores da empresa, avaliando o trabalho desempenhado e norteando os trabalhadores nos desafios propostos. Também, sugere-se à organização a implantação e desenvolvimento de todos os processos de gestão de pessoas, onde, além de aprimorar as práticas de provisão e aplicação de pessoas abordadas neste estudo, sejam melhoradas as práticas de recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, sendo que estas também compõem o cenário da gestão de pessoas e portanto da implantação do sistema de avaliação de desempenho por competências.Item O olhar do colaborador acerca da avaliação de desempenho na Unijuí/RS(2014-11-11) Pinto, Raquel Cristiane FeistelNão há duvidas acerca da importância da efetividade da Avaliação de Desempenho em qualquer organização, principalmente, quando se refere a organizações grandes e complexas, como é caso estudado na presente pesquisa. Este artigo teve como proposta analisar a avaliação de desempenho desenvolvida na UNIJUÍ e conhecer a percepção dos técnicos administrativos e gestores acerca deste processo. Metodologicamente a pesquisa configura-se como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de acordo com os objetivos exploratórios e descritivos, e por fim, de acordo com os procedimentos técnicos como: bibliográfica, documental, de campo e de levantamento. Concluiu-se que a avaliação de desempenho na UNIJUÍ está consolidada uma vez que ocorre há alguns anos e os seus colaboradores entendem como importante e necessária, havendo comprometimento de todos os envolvidos neste processo. Contudo para ser um processo de avaliação que deve ser orientado pela preparação, envolvimento e comprometimento dos avaliadores e avaliados, primando pela clareza, transparência, imparcialidade e profissionalismo, é imprescindível, melhorar algumas práticas de gestão, a análise e encaminhamentos a partir dos resultados. Além disso, é necessário rever o instrumento aplicado e sua forma de avaliação no que se refere aos quesitos (acompanhamento, desempenhando, aperfeiçoando e empreendendo), bem como, melhorar a forma de apresentação dos objetivos desta avaliação por parte do Setor de Recursos Humanos. Por fim, conclui-se que a Avaliação de Desempenho na UNIJUÍ está consolidada, no entanto, mesmo com o reconhecimento das pessoas envolvidas, há muitas fragilidades no processo, as quais devem ser trabalhadas para não ocasionar a descredibilidade de todo o processo, em um futuro próximo.Item O processo de avaliação de desempenho da Unijuí - câmpus Panambi: um estudo do ponto de vista dos seus colaboradores(2014-10-17) Urnau, Aline MatickO presente estudo trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, realizado na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul-UNIJUÍ câmpus Panambi. Orientou-se pela questão de estudo que visa comprovar se o processo de Avaliação de Desempenho é eficaz para o desenvolvimento constante dos seus colaboradores. Este trabalho objetiva analisar o processo de Avaliação de Desempenho por competências praticado pela UNIJUÍ a partir da percepção dos técnicos-administrativos e de apoio adscritos ao câmpus Panambi que já passaram por uma ou mais edições desse processo. Apresenta-se o processo de Avaliação de Desempenho que assume papel de destaque neste estudo em geral, o uso adequado desse instrumento proporciona a mensuração do desempenho dos trabalhadores e sua capacidade de entrega em relação aos resultados propostos pela organização. Para a coleta de dados foi ouvido o gerente de Recursos Humanos da UNIJUÍ, além da aplicação de questionário no formato Likert a 11 colaboradores do câmpus Panambi que já participaram de alguma edição do processo de Avaliação de Desempenho, contando com 17 questões objetivas e 1 descritiva, a qual foi realizada no mês de junho de 2014. Com os dados coletados foi possível realizar uma análise qualitativa a partir de quadros e confronto com a bibliografia pesquisada, bem como comparada com a entrevista aplicada ao gestor de RH. Constatou-se ainda que a UNIJUÍ, tem clareza sobre a teoria relacionada com Avaliação de Desempenho, mas esta mensagem ainda não foi captada em geral pelo seu quadro funcional. É preciso incorporá-la na prática das avaliações, dessa forma, ter-se-á com o uso dessa ferramenta a eficácia na instituição. As competências são passíveis de mensuração desde que se tenha um instrumento adequado e que se leve em consideração aspectos da cultura da organização, no caso o processo de Avaliação de Desempenho, se bem compreendido, contribui para o alinhamento das pessoas aos objetivos da instituição.