Educação Física
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/433
Navegar
Navegando Educação Física por Assunto "Ação crítico emancipatória"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Teoria crítico-emancipatória e educação física na escola: diferentes enfoques sobre a capoeira(2016-11-09) Bazana, Guilherme XavierAo longo dos anos, a educação têm sofrido transformações. Atualmente, o que mais se busca com os métodos inovadores de escolarização é a formação de cidadãos críticos e emancipados capazes de protagonizar ações no mundo do qual fazem parte. A Educação Física Escolar não foge a esta ideia de educar. Nesse sentido, a Educação Física, enquanto disciplina curricular, também tem a função de agir como fomentadora da criticidade e da emancipação dos indivíduos. Dentre as teorias que defendem a premissa anteriormente citada, escolheu-se como objeto de estudo a teoria crítico-emancipatória. No sentido de inovação, acredita-se que novas práticas escolares, como a capoeira (aqui abordada com mais profundidade no decorrer do trabalho) possuem características que facilitam a aplicação de teorias educacionais que estimulam o ser crítico e emancipado. Estas práticas reúnem historicidade, musicalidade, interação social, emancipação, criticidade, raciocínio lógico, coordenação motora e propagam a ideia de interdependência entre as pessoas no sentido de que não há como praticá-las isoladamente, pois elas funcionam como uma rede onde a ação de uma influencia na consequência que outra conhecerá. Nesse sentido, objetivou-se ao longo do presente estudo compreender como a prática da capoeira na Educação Física Escolar pode contribuir para a promoção da ação crítico-emancipatória.