Gestão de Cooperativas (MBA)
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Navegando Gestão de Cooperativas (MBA) por Assunto "Associados"
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Item Análise da participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de produção - filial 01(2012-02-02) Ratzlaff, Janice TeresinhaA participação do associado junto à cooperativa é importante e muitas vezes decisivas para o fortalecimento dos negócios. Portanto, as ações da cooperativa precisam estar voltadas aos interesses e necessidades dos seus sócios. Este artigo tem por objetivo principal identificar qual o grau de participação do associado em uma Cooperativa de produção –filial 01, destacando os fatores que contribuem e os que inibem a participação dos mesmos a não exercer sua totalidade de entrega e compra de produtos. A metodologia utilizada para este artigo foi de natureza exploratória quantitativa e descritiva. E também uma pesquisa de campo. Os dados primários foram coletados através de entrevistas com o apoio de questionários com 40 associados. Já os dados secundários foram obtidos através de pesquisas bibliográficas e leituras em artigos científicos. Na análise dos dados foi utilizado tabelas de dados da própria cooperativa, e o restante da análise são dados pesquisados com perguntas diretamente ao associado. O estudo identificou que os principais fatores que contribuem o associado para a participação estão relacionados ao bom atendimento prestados pelos colaboradores, preços, assistência técnica, a confiança, e o retorno financeiro. Entre os fatores que inibem a participação do associado na cooperativa estão os descontos para pagamento antecipado, maiores prazos nas compras, custos/benefícios, não se consideram donos destra empresa e localização da unidade de recebimento de grãos.Item Um estudo sobre os canais de auto-atendimento na percepção de associados: um estudo de caso no Sicredi noroeste, agência de Crissiumal(2019-06-18) Lodi, Douglas Rodrigo RuppenthalEm virtude das mudanças no mundo, as empresas necessitam procurar novas ideias e novas tecnologias, para que possam proporcionar um melhor atendimento aos seus clientes, sendo nas necessidades, ou nas exigências para buscar a satisfação e consequentemente manter-se forte no mercado. Este trabalho utilizou como método uma pesquisa quantitavia com 70 associados, onde foi aplicado um questionario no mês de março 2018, e buscou analisar a opinião dos associados quanto a utilização dos canais de auto-atendimento disponibilizados pelo Sicredi - Agência Urbana de Crissiumal-RS, visando aumentar a utilização por parte dos associados, que ainda percebe-se ser muito baixo, isso mostra que os mesmos mostram resistência em utilizar ou tem medo de utilizar e fazer algo errado.A agência de Crissiumal em estudo busca aumentar o uso dos canais, pois com maior utilização, menos será o movimento de pessoas dentro da agência, tendo os colaboradores mais tempo para se dedicarem exclusivamente em negócios, sem contar a satisfação do associado em poder resolver as suas coisas de forma ágil, prático e principalmente seguro. A pesquisa teve como objetivo descrever os canais de auto-atendimento do Sicredi, conhecer o perfil dos associados que utilizam estes canais, e também identificar nos associados que não utilizam os canais, quais os motivos que levam os mesmos a ter resistência em sua utilização, e ainda propor alternativas para maximizar o uso desses canais pelos associados.Item Um estudo sobre resultados da implantação da gestão por propósito em cooperativa(2021-03-30) Cauduro, Vivian DaroncoEste artigo, tem como objetivo geral estudar a representação da gestão por propósito em cooperativa. Os objetivos específicos aqui relatados serão um estudo dos fundamentos da gestão por propósito; análise dos avanços ocorridos com este modelo de gestão baseado em relacionamento e corresponsabilidade de todos envolvidos no processo; indicações propositivas para sua maior utilização em gestão cooperativas. Como metodologia utilizou-se uma revisão bibliográfica com os principais conceitos referindo-se ao tema, desde o cooperativismo, passando pelos conceitos de cooperativas, associados em cooperativas, gestão por resultados, gestão por propósito, liderança educadora e um estudo de caso em cooperativa que vem passando por esse processo de transição de forma de gestão nos últimos anos. Os resultados deste estudo apontam que uma gestão baseada nas necessidades do associado e não em metas, apresenta resultados positivos, duradouros e sustentáveis para uma organização, melhora o relacionamento e aumenta a confiança dos associados e colaboradores, além de desenvolver pessoas e sociedade, alavancando resultados com processos mais definidos alimentando um círculo virtuoso onde fazer o bem gera resultados.Item Fidelidade e lealdade: uma relação dos cooperados com sua cooperativa: o caso da Coopermil unidade de Cinquentenario(2012-01-31) Aimi, Valdemar JuniorEste trabalho tem como objetivo verificar e identificar os fatores que influenciam a lealdade e a fidelidade dos associados da Coopermil, unidade de Cinqüentenário interior de Tuparendi (RS). Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, devido o estudo ser realizado em uma área na qual existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado, e pesquisa descritiva porque tratou da exposição de características de determinados associados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, aplicado diretamente aos sujeitos implicados no estudo. A coleta foi realizada nos meses de agosto a novembro de 2011, onde foram entrevistados vinte e dois associados. Os associados envolvidos neste estudo, foram escolhidos pelo método da acessibilidade e da conveniência de forma que representasse os diferentes perfis de produtores. A partir da análise dos questionários pode se construir um diagnóstico do perfil dos associados e verificar ações que podem contribuir para o fortalecimento da fidelidade. Pode se concluir através do estudo que a maioria dos associados entrevistados confia nos produtos e serviços que são oferecidos pela cooperativa, onde também a maioria dos associados entrevistados além de confiarem nos produtos e serviços estão satisfeitos com a qualidade dos mesmos. Constatou-se ainda que a Cooperativa precisa definir objetivos que orientem suas ações do plano de marketing. Para isso necessita em primeiro momento definir o que deseja alcançar, ou seja, precisam saber quais são seus objetivos.Item Fidelização de associados no ramo das cooperativas agropecuárias: o estudo de caso de uma unidade da Coopermil - unidade de Giruá - RS(2021-03-30) Kupske, Rafael AndreAs cooperativas agropecuárias, apresentam grande importância, no que se refere ao desenvolvimento dos produtores, principalmente, aqueles relacionados com a agricultura familiar. No entanto, mesmo as cooperativas apresentando inúmeras vantagens para os seus associados, o individualismo impulsionado pelo capitalismo, acaba por afastar os cooperados da sua cooperativa, sendo todo este processo intensificado pelo acirramento da concorrência entre empresas e cooperativas. Tendo em vista a importância que o associado possui para a sobrevivência e estabilidade da cooperativa, buscou-se através deste estudo identificar e avaliar, dentro do quadro social da Coopermil – Unidade de Giruá RS, quais os fatores que fazem com que os associados venham ou não a negociar com a Cooperativa (compra de insumos), buscando também identificar os fatores que desestimulem o associado a manter a sua fidelidade para com a cooperativa. O presente estudo, pode ser classificado como sendo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, baseando-se em um estudo de caso. Para a coleta de informações, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Conclui-se que existe a necessidade de desenvolvimento de políticas e incentivos para aproximar o jovem, filho do associado para a cooperativa. Ainda, concluiu se que os fatores que possuem maior relevância para a fidelização do associado no que se refere a compra de insumos, estão relacionados com a credibilidade, assistência técnica, pontualidade e confiança, qualidade do atendimento, facilidade para o carregamento dos insumos, bom relacionamento com os colaboradores, prazos de pagamento e qualidade dos produtos oferecidosItem Identificar os diferenciais constatados pelos associados, da unidade de Três de Maio, em seu empreendimento, cooperativado em relação aos outros agentes financeiros(2015-11-25) Zingler, Jakeline Andressa SchultzAs decisões dos profissionais de marketing referente aos quatro Ps (produto, preço, ponto e promoção) são estímulos que somados aos do meio ambiente, provocam impacto no cliente, o qual irá prestar atenção, reter e reagir as informações de acordo com suas características pessoais, percorrendo um processo de decisão que levará a uma resposta, conforme Dias (2006). No presente trabalho buscou-se identificar os diferenciais constatados pelos associados da unidade de Três de Maio, em seu empreendimento cooperativo em relação aos outros agentes financeiros. Para o desenvolvimento optou-se pela pesquisa qualitativa, procedimentos pesquisa bibliográfica e estudo de caso, coleta de dados através de questionário e a classificação de pesquisa exploratória. Os principais resultados mostram um resultado satisfatório para a maioria dos associados entrevistados, onde destacam que o SICREDI possui diferenciais comparados a outras instituições financeiras e que estes estão relacionados principalmente ao atendimento realizado pelo quadro de colaboradores e dirigentes, bem como o horário de atendimento.Item O processo de vendas de serviços em cooperativas de crédito: um estudo das práticas adotadas por colaboradores nas unidades do Sicredi União RS(2012-02-01) Mueller, CláudiaAtualmente, num contexto de elevadas concorrências no ambiente de negócios, as pessoas, como recursos intelectuais são extremamente importantes para direcionar o sucesso de uma instituição. O objetivo desse estudo é identificar o comportamento dos colaboradores na área de negócios de uma Cooperativa de Crédito, no que diz respeito ao processo de vendas de serviços. Para alcance dos objetivos, inicialmente foram efetuadas as coletas de dados bibliográficos, onde são relatados conceitos sobre cooperativismo de crédito, serviços, caracterização dos serviços financeiros e sua importância, administração de vendas e processo de vendas. Após, na etapa quantitativa foi utilizado a pesquisa com o método Survey, através de um questionário relacionado ao Processo de Vendas. Diante disso, foi possível desenvolver uma análise e interpretação dos dados, utilizaram-se tabelas e matrizes que possibilitaram observar os percentuais de maior e menor incidência, onde cada colaborador mantém um comportamento frente às atividades do dia a dia, dando o devido grau de importância, ou não, para ser um verdadeiro profissional de vendas dentro de sua cooperativa. Como destaque em comportamento, a variável que apresentou melhor índice de desempenho foi procuro estabelecer uma boa relação inicial com o associado com 97,5% das indicações, enquanto a variável nunca desisto frente às objeções encontradas teve 57,5%. Quanto ao grau de importância a variável com melhor desempenho foi a conheço os produtos e serviços disponíveis no Sicredi com 100%, enquanto meu relacionamento com os associados fica restrito ao ambiente da Cooperativa, com 75%.