Controladoria e Gestão Empresarial
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Item O alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança em uma empresa do agronegócio(2017-07-27) Menegazzi, Jéssica TaianeEm cenário competitivo e de instabilidades, as empresas buscam alinhar seus processos organizacionais para manterem-se competitivas e tomar as decisões corretas. Partindo desse pressuposto, o estudo teve como objetivo analisar as dimensões do alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança. O alinhamento foi estudado em uma empresa do agronegócio a partir da aplicação de questionários, conforme o modelo de Labovitz; Rosansky (1997) buscando analisar o nível de alinhamento e os instrumentos que a organização usa para sustentá-lo. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, com procedimentos técnicos bibliográficos, documental e estudo de caso. Dessa forma, verificou-se que na empresa pesquisada o nível de alinhamento é precário e insuficiente para considerar a empresa alinhada ao propósito central, contudo, com possibilidade potencial de melhorias. O alinhamento vertical na relação da dimensão da estratégia e das pessoas se apresenta como insipiente e pouco estruturado. No que se refere ao alinhamento horizontal, na dimensão dos processos e clientes, ficou evidenciado que os processos precisam se alinhar melhor para atender e interagir com o que o cliente necessita. Conclui-se que o estudo do alinhamento organizacional na organização propiciou a incorporação de uma importante ferramenta no apoio ao processo de gestão e enfatizou a necessidade de que a os gestores utilizem instrumentos que permitam o melhor controle, o alinhamento entre estratégia e pessoas, clientes e processos, possibilitando uma melhor governança.Item As alterações nas demonstrações contábeis das cooperativas de saúde a partir da normatização dos IFRS no Brasil(2013-06-13) Donato, Juliane OsterA expansão dos mercados e a globalização da economia impuseram para as empresas, a necessidade de elaboração de demonstrações contábeis baseadas em normas e critérios uniformes e homogêneos, de forma que todos os interessados possam se utilizar de informações transparentes, confiáveis e comparáveis nos seus processos de tomadas de decisões. Em resposta a essa demanda, no Brasil, coube ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a responsabilidade de emitir pronunciamentos contábeis de acordo com o International Financial Reporting Standard (IFRS), conforme a Lei 11.638/07, alterada pela Lei 11.941/09. Por outro lado, a criação de agências reguladoras, com autonomia técnica, administrativa e financeira e imparcialidade nas suas decisões, tem levado a um aumento na quantidade de normas contábeis emitidas para setores específicos. Dentre essas agências esta a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que deve, dentre outras funções, promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde e regular as operadoras setoriais. Diante dessas normas específicas, este trabalho tem como objetivo comparar os pronunciamentos a partir da normatização, com as normas da ANS e verificar a existência de divergências entre os mesmos. Com caráter exploratório, descritivo e explicativo, o trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os resultados apontam diferenças principalmente no que diz respeito à adoção de nomenclaturas próprias para descrição dos fatos e a não permissão para reavaliação dos ativos a valor de mercado.Item Análise da distribuição de riquezas das empresas: setor de tecnologia da informação, listadas na BM&FBOVESPA(2011-12-16) Rosa, Tiago Medeiros daO presente trabalho teve o objetivo de elucidar e entender os objetivos e resultados obtidos pela demonstração do valor adicionado, buscando uma visão não apenas de resultados monetários, mas sim de resultados econômicos, ou seja, como uma entidade pode influenciar no crescimento econômico e social do ambiente em que esta inserido. Também com este estudo foi possível verificar que a grande preocupação das empresas sempre foi alta carga tributaria que estão enquadradas, todavia foi possível identificar que esta não é a maior receptora de riqueza que a empresa gera. Esta pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, tendo como objetivo principal interpretar o fenômeno que observa, ajudando o pesquisador a gerar ou revisar as estruturas teóricas adotadas anteriormente, oferecendo base para descrições e explicações muito ricas de contextos específicos.Item Análise da viabilidade contábil, econômica e financeira de uma loja de materiais de construção(2016-11-14) Wandscheer, Aline AndressaO presente artigo tem como objetivo identificar como o estudo de viabilidade do ponto de vista contábil, econômico e financeiro para incremento de investimento em uma empresa de materiais de construção pode auxiliar o gestor na tomada de decisão. A metodologia utilizada classifica-se como aplicada-descritiva, da qual fará uso de documentos, sendo portanto uma pesquisa documental e um estudo de caso. Os dados foram analisados por meio da forma qualitativa, com auxílio do sistema de informações da empresa. A análise de viabilidade a partir do incremento do investimento baseou-se nos indicadores econômicos e financeiros: Lucratividade, rentabilidade, tempo de retorno contábil, valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR), Payback (Simples e Descontado). O trabalho revelou que o incremento é viável sob o ponto de vista contábil, econômico e financeiro, alcançando os indicadores desejados para o investimento dentro período estimado melhorando os indicadores atuais da empresa.Item Análise das demonstrações públicas do regime próprio de previdência social do município de Ijuí – Previjuí e tendências de resultados econômicos e financeiros(2016-11-16) Sabocinski, Lígia LídiaO objetivo deste estudo é apresentar uma descrição da real situação econômica e financeira do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Ijuí – RS, através da técnica de análise de demonstrações contábeis. Esse tema visa a uma investigação do comportamento das receitas e despesas, como também de outros componentes patrimoniais que interferem nos resultados financeiros e econômicos do Regime. Apresenta um breve panorama da Previdência social, relata aspectos conceituais e de legalidade a respeito da aplicação e observância no que se refere à contabilidade pública e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo essas, premissas norteadores da realidade atual e futura. Para isso, utilizou-se da técnica contábil de análise de demonstrações contábeis sobre a realidade do Instituto, envolvendo os últimos cincos anos, compreendendo o período de 2010 a 2014. Os dados dos demonstrativos contábeis foram atualizados para o último ano da série em estudo, aplicadas as técnicas de análise de demonstrações em valores absolutos; a de análise de demonstrações em valores relativos, composta de análise horizontal e vertical; da análise de demonstrativos por indicadores econômicos e financeiros, com indicadores de liquidez, de endividamento e administração de ativos; também foram utilizados os índices da análise por quocientes, que utiliza-se de indicadores oriundos das demonstrações da Lei Federal 4.320/64. Complementa a pesquisa, as informações da análise, contendo observações e contribuições e/ ou forma de mudanças referente ao desempenho econômico-financeiro do mesmo, objetivando aumentar suas reservas financeiras, garantindo tranquilidade para os futuros e atuais beneficiários desse regime de previdência municipal.Item Análise de custos ambientais originados em indústrias do ramo de máquinas e equipamentos agrícolas(2013-06-13) Rochinheski, Denise de FátimaNo quadro atual em que as empresas têm a necessidade de reformular métodos e estratégias, a área de Custos Ambientais tem importância significativa no apoio à gestão, orientando para atingir a eficácia e a eficiência no cumprimento das leis ambientais. Especialmente porque, com as mudanças ocorridas na legislação as organizações necessitam estarem atualizadas, buscando cumprir rigorosamente leis, normais ou sanções determinadas, sem deixar de perceber os custos gerados por essas ações. Este estudo pretende servir de meio para auxiliar as indústrias em relação ao impacto ambiental, contribuindo mediante um conjunto eficiente de estruturas, analisando os custos ambientais gerados, verificando se os mesmos estão de acordo com o estabelecido em lei e mensurando os gastos relativos ao cumprimento das obrigações legais, por meio de monitoramento, a fim de assegurar que as normas e regras estejam sendo seguidas com comprometimento e responsabilidade socioambiental, sem ônus desnecessários às organizações. O objetivo aqui proposto foi analisar os custos ambientais das organizações, mensurando todos os custos gerados a partir de processos ambientais, especificamente nas áreas de produção, para verificar a regularização das empresas no que diz respeito às leis ambientais e no intuito de corroborar com mudanças para garantir um meio ambiente equilibrado. O estudo caracteriza-se como pesquisa aplicada, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de análise dos processos, visita in loco para a observação, entrevistas despadronizadas com os gestores das empresas. A análise dos resultados mostrou que as empresas cumprem rigorosamente o que lhes é imposto, de acordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores, os quais têm como balizador à legislação ambiental, mas, quanto à fiscalização encontraram-se discrepâncias. Percebeu-se também que as empresas não têm ações próprias para minimizar os impactos gerados ao meio ambiente, ou seja, somente agem quando são notificadas e então se adéquam a obrigatoriedade da lei.Item Análise de custos e preços na produção de elevadores agrícolas(2013-06-12) Leschewitz, Denize AdrianeCom a concorrência cada vez mais acirrada e grande preocupação em atender a Legislação, estando em acordo com princípios morais e legais, as organizações vêm buscando meios de redução nos custos e melhorias nos produtos para permanência no mercado, bem como o fortalecimento da marca e do prestígio. A contabilidade de custos tem uma grande preocupação, que parte da fabricação dos produtos até a gestão da organização, com o intuito de alavancar negócios, mostrando novas possibilidades que apenas são conhecidas quando se tem real conhecimento do que esta sendo realizado. O presente trabalho de Custos foi realizado na empresa Engegran Indústria e Montagens Ltda onde foi efetuado um levantamento de dados, seguido pela análise do preço de venda praticado, o preço de venda orientativo e o preço de venda mínimo. Partiu-se da dificuldade que empresa possui em formar o custo de seus equipamentos, pois não existe um método de custos bem estruturado. Quanto à metodologia o estudo classificou-se como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva. Com o presente estudo, verificou-se que o elevador agrícola modelo EAE 170 – 160 t/h – 22,26 metros é vendido abaixo do preço mínimo, não sendo suficiente para pagar os custos diretos e indiretos. Deste modo, sugere-se a empresa que viabilize um amplo estudo de custos que compreenda todo rol de produtos. O produto que foi estudado esta sendo vendido abaixo do preço sugerido, mas deve haver equipamentos que são vendidos com uma margem considerável, o que mantém a empresa no mercado, mas o importante é conhecer a margem de cada um dos produtos para que haja maior segurança no momento da tomada de decisão.Item Análise de viabilidade contábil, econômica e financeira para uma micro cervejaria artesanal(2018-07-13) Monteiro, Cássio Ricardo da RochaUm novo empreendimento começa com uma ideia, uma observação, que podem se tornar oportunidades, uma vez identificada uma oportunidade o empreendedor deve fazer um estudo minucioso a respeito do que se pretende fazer para isso faz se necessário a elaboração de um plano de negócio. Diante disso, percebeu-se a relevância em desenvolver o estudo que teve como objetivo verificar como a análise de viabilidade financeira, contábil e econômica pode contribuir na minimização dos riscos e incertezas inerentes a implantação de uma micro cervejaria artesanal na cidade de Ijuí – RS, pois a correta análise da viabilidade de um novo investimento contribui para o seu sucesso e funcionamento. Na fundamentação teórica foram utilizados estudos anteriores realizados por autores conceituados sobre o tema, que possibilitaram embasamento, compreensão e análise sobre o tema em estudo. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos, foi classificada como aplicada, descritiva, documental e de campo, a coleta foi realizada por meio de entrevista e acompanhamento de um empreendedor do ramo cervejeiro. O estudo foi concluído demonstrando a abertura de uma micro cervejaria artesanal na cidade de Ijuí - RS é viável financeira, contábil e economicamente, contribuindo para a minimização de riscos e incertezas do novo empreendimento.Item Análise de viabilidade de um projeto de investimento o caso da Comercial Delta Ltda(2012-05-04) Mattana, Diogo MoacirItem A análise SWOT e BSC como ferramentas de melhorias no processo de orçamentação em uma instituição de ensino superior(2020-08-20) Winterfeld, Evanise PresserEste estudo teve como objetivo evidenciar estratégias organizacionais a partir da análise SWOT e BSC em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Noroeste Gaúcho. A metodologia utilizada se classifica como uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e pesquisa-ação. Para esta pesquisa, foi elaborada a análise SWOT e BSC do processo de orçamento empresarial de uma IES, onde foram elaboradas estratégias de melhorias e de mitigação de riscos inerentes ao processo. Após, a gerência da área foi procurada para que validasse tanto as estratégias sugeridas, como a utilização das ferramentas SWOT e BSC na criação, controle e acompanhamento das estratégias de melhorias processuais.Item Aspectos da matriz energética brasileira após a descoberta do pré-sal: mudanças e limites na estratégia competitiva nacional(2012-05-07) Silveira, Daniel Claudy daA produção mundial de biocombustíveis é crescente, somando, em 2008, cerca de 80 bilhões de litros, dos quais 67 bilhões de etanol. Trata-se de um mercado cujos produtores mais importantes são os Estados Unidos (34 bilhões de litros em 2008) e o Brasil (27 bilhões), o que representa em conjunto, cerca de 80% da produção mundial. Diante disso, foi tratado o tema sobre a matriz energética brasileira e as estratégias no âmbito governamental que delimitaram a situação atual do país, de modo a estabelecer os rumos que a mesma vem tomando e as problemáticas/potencialidades que tais estratégias representam, e que deverão influir no desenvolvimento do país, que está inserido dentro de uma conjuntura econômica mundial extremamente complexa. Neste sentido, trata-se de entender este processo, a partir da realidade em questão, de modo a evidenciar quais foram às variáveis determinantes da mesma, na medida em que assume um cunho diferente em nível nacional e também mundial, visto que é recente a política de biocombustíveis, de modo que a partir da descoberta de novas reservas petrolíferas no país, se tem uma oportunidade ímpar de que o Brasil possa atingir a liderança energética mundial, através de exportações tanto de biocombustíveis quanto de petróleo e seus derivados, assumindo assim um papel protagonista no seu desenvolvimento econômico e no âmbito mundial.Item Assessoria contábil gerencial para empreendimentos de pequeno porte: Um estudo comparativo entre quatro farmácias comerciais(2018-07-12) Bandeira, Adriana TolfoFrente a competitividade no mundo das organizações, torna-se essencial ao gestor, conhecer o seu negócio, fazer projeções confiáveis, estar munido de informações Contábeis gerenciais, de modo que, suas decisões, sejam alicerçadas em dados confiáveis, buscando maximizar seus lucros e minimizar seus custos. Neste sentido, o estudo tem o objetivo de propor uma assessoria Contábil gerencial para empreendimentos de pequeno porte, especificamente para farmácias comerciais, buscando apresentar indicadores fundamentais na instrumentalização dos gestores para o gerenciamento de suas empresas. Desta forma, buscou-se uma fundamentação teórica a respeito do tema, evidenciando estudos realizados em empresas do mesmo porte. A metodologia se classifica como uma pesquisa aplicada, qualitativa, quantitativa, descritiva e estudo de multicasos, utilizando-se da entrevista despadronizada e da análise documental na coleta dos dados. O estudo foi desenvolvido em quatro farmácias comerciais, situadas na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, numa faixa de faturamento médio mensal entre R$ 79.000,00 a R$ 200.000,00, enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional. Selecionou-se uma amostra de produtos que apresentavam maiores volumes de vendas no setor de medicamentos e perfumaria, e, a partir deles, calculou-se os indicadores Contábeis gerenciais. Baseados nos indicadores apurados, foi realizado um feedback aos gestores, com orientações quanto a operacionalização de suas informações, buscando auxilia-los em seus controles e na gestão dos empreendimentos. Concluiu-se que os gestores de empresas de pequeno porte gerem seus negócios, sem o respaldo da contabilidade gerencial, o que pode acarretar em situações indesejadas, devido a imprevisibilidade no cenário dos negócios. Nesta perspectiva, os indicadores contábeis gerenciais são estruturantes para a gestão das pequenas empresas comerciais do ramo farmacêutico.Item Assessoria contábil gerencial para pequena empresa(2011-12-20) Oliveira, Ronilda Chaves Lopes deEste trabalho foi desenvolvido com o propósito de ajudar as micro e pequenas empresas, quanto à organização dos dados no dia-a-dia de suas atividades. Independentemente do porte, todas as empresas precisam ter algum tipo de controle para que possam ao final de um período, avaliar se o negócio está gerando lucro ou prejuízo. Desta forma, a assessoria contábil gerencial é um estudo que busca mostrar para as empresas que, um fluxo de caixa, o controle de estoque, o custo do produto, aplicação dos conceitos de 5S, o controle das compras, marketing, utilização de técnicas de layout, entre outras técnicas podem perfeitamente ser feitos em empresas pequenas, até mesmo de maneira manual, ou seja, sem a necessidade premente de tecnologias da informação. O que se propõe mostrar neste estudo, que isso pode ser um pouco mais trabalhoso e levar um pouco mais de tempo, porém dependendo do tamanho do negócio, perfeitamente viável. Quando se fala em controles vem à cabeça sistemas informatizados, sendo que na realidade os controles podem ser efetuados de diferentes formas, e, nem sempre necessitam ser informatizados. Sempre que se pensa em informatização, é porque é mais fácil, mas ainda existem pequenas empresas que não possuem controles nem mesmo manuais, muitas vezes por não poder pagar uma pessoa que desempenha essa função, na maioria das pequenas empresas os próprios proprietários que gerenciam as mesmas, sem domínio da atualização tecnológica. Nesta linha, o estudo foi realizado sobre controles contábeis gerenciais, para empresas de pequeno e médio porte, onde se observou que é possível, aplicar algumas ferramentas na pequena empresa, independentemente de estar informatizada ou não. Este tipo de controles, além de proporcionar uma visão das entradas e saídas, geralmente é o primeiro “choque de realidade” para o proprietário que está implantando um controle desta natureza. Isso é mais freqüente do que se pensa, já que em algumas pequenas empresas familiares, muitas vezes não se separa o caixa da empresa com o bolso do proprietário. Um forte aliado das empresas de pequeno porte para evitar este tipo de situação, é ter um fluxo de caixa bem controlado. Infelizmente, para a maioria das empresas, esta é uma realidade. Há muito por ser feito neste sentido, motivo pelo qual este trabalho foi desenvolvido. Neste sentido, foi desenvolvido no estudo uma proposta de controles pelo sistema de caixa, onde se assume que, se este estiver sendo utilizado com disciplina, diariamente e corretamente, o mesmo proporcionará uma visão clara da situação da empresa e de sua liquidez. Ao mesmo tempo, buscou-se também o controle de estoque que permiti controlar o tempo do produto em estoque assim trabalhando com o mínimo de estoque e com mais compras no mês, para não se ter capital parado. Com a aplicação de conceitos de 5S a organização na empresa, novo arranjo de layout, entre outras atividades, é base para o serviço fluir. Na área de Marketing a elaboração de Planejamento com objetivos e metas para atingir, permite ao gestor um acompanhamento realista da situação e a correção de rumos quando necessário. Com isso, entende-se que implantando esses controles e trabalhando desta forma, pode-se mudar a história, o processo de gestão em busca da melhoria dos resultados deste tipo de empresas.Item Atmosfera de varejo e merchandising: um estudo de caso em uma loja de papelaria e brinquedos de Santa Rosa - RS(2013-01-25) Diehl, Luiza MallmannEsse artigo apresenta os aspectos de atmosfera de loja como iluminação, cor, música, aroma, comunicação visual, layout e merchandising de uma empresa do ramo de varejo. A empresa comercializa produtos de papelaria e brinquedos em Santa Rosa. Para o alcance dos resultados foi realizada um pesquisa exploratória, empregando como elemento para a obtenção de resultados o estudo de caso. O estudo apontou que a empresa esta localizada no Centro Comercial não planejado, na Zona Comercial no Centro da Cidade, numa rua com rótulas nas duas extremidades e com grande circulação de pessoas todos os dias da semana. A vitrina utilizada é colorida, ideal para atrair o público infantil e é trocada quinzenalmente. Esse período pode ser reduzido para sete dias. No interior da loja os produtos estão expostos em prateiras, gôndolas e displays (expositores de mercadorias). Nas prateleiras é usada a horizontalização para apresentar os produtos, o que confunde a visualização. Os displays possuem diversos tipos de produtos, mas estão distribuídos de maneira que não impulsionam a compra por impulso e devem ser remanejados. A iluminação insuficiente deixa a loja escura. Há excesso de mercadorias iguais expostas, característica que deve ser evitada. A empresa possui disposições que estão de acordo com o sugerido para o ambiente de varejo, porém há aspectos que necessitam ser modificados.Item Atributos determinantes na escolha de uma empresa para entrega da produção agrícola(2020-03-13) Mensch, Bianca CasarottoO artigo tem como principal foco o entendimento dos P´s do marketing que são determinantes na escolha de uma empresa, sendo a satisfação do cliente uma ferramenta importante e indispensável para o sucesso dos negócios e o bom relacionamento entre empresa e clientes. Diante disso, o objetivo do estudo consiste em analisar os atributos determinantes pelo produtor rural na escolha da empresa para a entrega da produção agrícola a partir dos quatro P’s do marketing enfatizando sua aplicabilidade e contribuição de modo a alcançar novos parceiros e fidealizá-los. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Sendo assim, utilizou-se de técnica de coleta de dados por meio de questionário aplicados a 95 clientes, a fim de obter informações que auxiliassem na resposta do objetivo proposto, sendo coletados por meio do uso da técnica da escala do tipo Likert, posteriormente tabulados em planilhas excel, obtida automaticamente pelo monkey, que possibilitou a sua análise e interpretação. Os resultados apontaram que a empresa possui um conceito de satisfação excelente em quase todos os P´s do composto de marketing propostos, devendo apenas reavaliar algumas questões. Conclui-se que a satisfação do cliente está relacionada com a confiança depositada na empresa em razão da garantia e qualidade dos serviços oferecidos, suporte na armazenagem, preços competitivos com o mercado, fidelizando os clientes com credibilidade e a confiança na empresa, mantendo solidez no mercado e a confiabilidade no mercado de grãos.Item Atributos institucionais de retenção de talentos em uma instituição financeira cooperativa(2016-11-16) Möbbs, Sinara Pizolotto dos SantosA rapidez que o mundo muda é impressionante, e é cada vez maior a intensidade que tudo acontece. Mudanças sempre existiram, porém, em plena era da informação e do conhecimento os resultados que elas podem trazer são inimagináveis e imprevisíveis, gerando insegurança as organizações, que mais do que nunca, por meio de seu capital humano e intelectual precisam manterem-se competitivas junto ao mercado. Neste sentido, este artigo tem por objetivo identificar e analisar os fatores que são determinantes na retenção de talentos em uma instituição financeira cooperativa. Pela pesquisa descritiva, aplicada, de abordagem qualitativa e com o uso do instrumento questionário, foi possível analisar vários itens, dentre eles, os que mais influenciam nesta retenção. Sendo o conhecimento elemento fundamental e a informação vital e indispensável, capital intelectual e humano unem-se cada vez mais para o êxito das organizações. Neste contexto, o papel do líder aparece como um elemento essencial e necessário nesta nova era que exige pessoas com raciocínio global e que tenham o dom de mobilizar os liderados em busca de atingir as metas e objetivos organizacionais. Conclui-se que na era atual, reter talentos é inquestionavelmente um ato substancial para o sucesso constante das organizações.Item A auditoria interna como ferramenta para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro em instituições financeiras(2018-08-27) Tassi, Wilmo GraminhoO presente estudo trata da importância da auditoria interna, do compliance e dos controles internos como ferramentas na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro. O objetivo deste artigo é analisar os tipos de fraudes e crimes de lavagem de dinheiro ocorridos em instituições financeiras e como a auditoria interna pode atuar na prevenção deste tipo de ocorrência. A abordagem metodológica é de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, e o instrumento de coleta de dados é a observação sistemática, individual e na vida real. Na análise de resultados foi realizada uma compilação de três tipos de crimes de lavagem de dinheiro mais recorrentes, com os indicadores de cada crime e a regulamentação associada que possibilita a identificação daquele crime; uma identificação de situações que configuram o perfil do tipo de fraudadores, divididos por temas; seguidos de uma análise comparativa dos artigos estudados para a elaboração deste artigo. Com base na bibliografia estudada, concluiu-se que a auditoria interna, o compliance e os controles internos são ferramentas indispensáveis no combate e na prevenção à crimes de lavagem de dinheiro, a medida em que contribuem para a cultura da prevenção no cotidiano das instituições financeiras, que são muito visadas por estas organizações criminosas e por pessoas envolvidas com lavagem de dinheiro.Item Auditoria operacional na carteira de crédito agrícola em uma instituição financeira(2013-06-12) Heeller, Ederson LuisA auditoria operacional realiza o mapeamento dos processos e dos controles internos de uma atividade dentro de uma organização, com o propósito de avaliar esses controles e verificar sua efetividade no desempenho das atividades, confrontando os controles existentes e os resultados obtidos na auditoria realizada, assim, estes podem ser qualificados para que sejam eficientes. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo principal aprofundar os conhecimentos técnicos na área de controladoria interna em uma instituição financeira tendo como papel fundamental o levantamento e análise de dados, gerando assim relatório com parecer técnico do auditado. Utilizando-se da pesquisa aplicada, exploratória e de levantamentos de dados, foi aplicada a auditoria operacional na carteira agrícola em uma instituição financeira com o propósito de avaliar se os controles internos estão sendo contemplados, subsidiando a gestão da instituição. Ressalte-se a relevância deste trabalho, visto que a Auditoria Interna se constitui em um instrumento de suporte aos gestores das empresas, por meio da análise dos procedimentos, identificando eventuais problemas e sugerindo correções. A Auditoria Interna tem se mostrado extremamente eficaz aos propósitos de sua constituição.Item Auditoria operacional na definição das taxas de operações de crédito(2013-03-26) Silva, Alencar Kowalski daAs instituições financeiras buscam expandir cada vez mais seus resultados econômicos e não poderia ser diferente, porém paralelo a isso surgem as questões envolvendo os controles internos que auxiliam a prosperar com o desenvolvimento econômico, ligada a todo esse contexto temos a auditoria objeto central desse estudo. O presente trabalho de auditoria foi aplicado nas operações de crédito de uma instituição financeira onde se buscou verificar de que modo vem ocorrendo a definição das taxas e se esse modelo esta de acordo com os normativos da instituição. O estudo teve como foco a aplicação da auditoria bem como a busca de subsídios à gestão da organização. Teve evidenciado conceitos de auditoria a as ramificações que a circundam, bem como tópicos abrangendo a legislação e as normas atuais. Pela necessidade de se resolver um problema concreto, o estudo quanto à natureza se valeu de pesquisa aplicada. Ainda quanto à metodologia classifica-se o estudo como sendo uma pesquisa exploratória e descritiva, pois se buscou dados na organização a fim de se efetuar uma análise para a resolução da problemática em questão. A pesquisa caracteriza-se também como sendo um estudo de caso porque trabalha sobre um único objeto, no caso, a aplicação de uma auditoria operacional em uma instituição financeira. Pelo pressente estudo, observou-se oscilações entre os postos da instituição financeira auditada referente aos itens apontados em cada critério de definição de taxa. Pode-se ainda identificar elevados índices de irregularidades em alguns critérios de definição das taxas das operações de crédito. Dessa forma sugere-se a gestão da organização utilizar esse estudo como sendo uma ferramenta para subsidiar a tomada de decisão nesse aspecto, visto que ainda não houve nenhum outro estudo semelhante por se tratar de uma metodologia nova na definição de taxas das operações de crédito na instituição financeira.Item Auditoria operacional nos financiamentos bancários concedidos á pessoas jurídicas(2018-07-12) Arenhat, Noemi CristinaA auditoria operacional tem como função primordial a elaboração de diagnósticos, cuja finalidade é visualizar se os processos e controles internos das instituições financeiras estão adequados aos normativos, legislações aplicáveis. Ainda, sua função em conformidade com os controles internos são ferramentas que buscam mapear os processos dentro da instituição para evitar inconformidades, erros ou fraudes que possam vir a prejudicar a sua imagem. A utilização de auditorias operacionais visa confrontar os controles existentes em relação aos resultados obtidos, cujo resultado é a percepção de que sua operacionalização é eficiente ou onde se encontram as deficiências. O objetivo deste estudo é analisar o resultado da auditoria operacional nos contratos de crédito concedidos na carteira comercial de pessoas jurídicas numa instituição financeira, e confirmar se os procedimentos e técnicas de controles internos e de auditoria estão de acordo com as normas internas da instituição, bem como com as normas regulamentadoras do sistema financeiro nacional. A pesquisa classifica-se aplicada, descritiva, estudo de caso, quanto à abordagem classifica-se como qualitativa e quantitativa, quanto aos procedimentos técnicos à pesquisa classifica-se em bibliográfica, documental e levantamento e a coleta os dados por meio da análise documental e entrevistas informais e levantamento sistemas da instituição financeira. Constatou-se que a execução da auditoria operacional nos contratos de crédito na carteira comercial de pessoas jurídicas teve sua finalidade atingida visto que na sua maioria os contratos estão de acordo com a legislação aplicada e conclui-se que os controles adotados pela instituição financeira estão sendo eficientes em grande parte dos itens analisados conforme conclusão da auditoria.