Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Ciências Sociais Aplicadas"
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Item Acadêmico empregado e estresse: um novo olhar para o curso de Administração da UNIJUÍ câmpus Três Passos(2014-08-06) Barriquello, CarliseEste artigo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de uma comparação de pesquisas realizadas nos anos de 2010 e 2013 com os acadêmicos empregados do Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus de Três Passos. Buscou-se verificar a presença de sintomas de estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento utilizadas. O presente estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A amostra era não probabilística e se utilizou da técnica de amostragem por conveniência. Participaram da pesquisa 57% dos alunos matriculados no segundo semestre de 2013. Os sintomas mais encontrados, físicos: cansaço, distúrbio do sono e dificuldade com a memória; psicológicos: ansiedade, conflitos interpessoais e insegurança nas decisões. Em 2013, nas Estratégias de Enfrentamento os acadêmicos investiram mais na autoestima, na prática de atividades físicas e na leitura de livros. Os dados encontrados foram similares à pesquisa de 2010, porém os participantes apresentaram sinais de estresse mais altos. Houve a melhora das variáveis de Estratégias de Enfrentamento e Cuidados com a Saúde.Item Alinhamento de equipes de técnicos administrativos dos Departamentos aos objetivos organizacionais estratégicos da Unijuí: percepções de secretários executivos(2014-10-31) Menegazzo, Eliza de FátimaO presente estudo refere-se a uma análise das competências essenciais para que os Secretários Executivos, enquanto líderes consigam um alinhamento estratégico de suas equipes com os objetivos organizacionais. Neste sentido, buscou-se diagnosticar e analisar treze das quinze competências de suporte descritas pela autora Gramigna (2007, p.44). Segundo esta autora, são estas competências “as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional das pessoas.” A pesquisa foi feita através da aplicação de um questionário ao grupo de pessoas que em março de 2014 exerciam o cargo de secretários executivos das unidades departamentais da UNIJUÍ. São seis unidades departamentais, portanto, este estudo envolve seis pessoas, sendo a autora do presente trabalho, ocupante do cargo em uma das unidades departamentais. Tomou-se por referência literaturas ligadas ao tema em estudo através de pesquisa bibliográfica. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa aplicada e exploratória, levantando-se as informações por meio da pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Quanto aos procedimentos técnicos, pode-se dizer que enquadra-se como pesquisa participante “Quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas” (Gil, apud ZAMBERLAN, L (org.) [et al.], 2014, p.99). Os resultados apresentados no estudo responderam aos objetivos específicos e mostram que as competências técnicas e comportamentais apresentadas pelo atual grupo de secretários executivos são satisfatórias e estão de acordo com as exigidas para atuação no cargo. Porém com as constantes mudanças que ocorrem atualmente nas organizações e no mundo do trabalho, há a necessidade constante de atualização e potencialização destas competências.Item Análise do clima organizacional: fatores motivacionais identificados nas agências do IBGE/RS(2015-03-23) Silva, Juliane Dornelles daEste estudo teve como objetivo principal identificar os fatores motivacionais existentes nas agências do IBGE/RS, entidade da administração pública federal, e analisar a influências desses fatores no clima organizacional. A bibliografia apresentada abordou sobre organizações e gestão de pessoas, como forma de retratar a organização estudada, e motivação e clima organizacional, alvo de investigação desse estudo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e os meios utilizados para o levantamento de dados foram pesquisa bibliográfica e de campo. Por meio da aplicação de uma Pesquisa de Clima Organizacional, baseada nos modelos de Celinski (1995) e Luz (1995) foi possível identificar os fatores positivos e os que são motivo de insatisfação por parte dos servidores. Na avaliação geral, o clima organizacional das agências do IBGE/RS foi considerado insatisfatório, com muitos pontos a melhorar. O resultado desta pesquisa pode servir aos administradores da instituição como fonte de conhecimento sobre a percepção dos servidores sobre seu ambiente de trabalho e propiciar a mudança necessária para melhorar o clima organizacional.Item A aplicação da learning organization em uma empresa familiar: o caso da WJ informática(2014-10-17) Kettner, João Manuel DepnerO presente estudo teve como objetivo estudar os campos e as características que compõem e dizem respeito ao learning organization, para, posteriormente, realizar uma análise situacional da empresa em estudo, bem como propor melhorias a serem implantadas na WJ Informática. As referências bibliográficas trouxeram à tona os principais conceitos, procedimentos e características que compõem as organizações que aprendem. O trabalho elaborado se configurou como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, onde se utilizou a pesquisa bibliográfica e documental como fontes para a coleta de dados. A amostra pesquisada se constituiu acerca dos colaboradores da área de programação e desenvolvimento da WJ Informática, sendo estes, um total de três. A análise das informações colhidas para que o presente estudo pudesse ser realizado permitiram descrever um panorama situacional da empresa, descrevendo como a mesma aprende através de suas rotinas e também alguns pontos que precisa melhorar.Item A avaliação de desempenho em uma organização pública municipal: o caso do município de Condor(2016-11-18) Schmidt, GianineO presente artigo tem como objetivo analisar o processo da avaliação de desempenho dentro de uma organização pública, intitulado estágio probatório, identificando quais são as variáveis consideradas na avaliação do servidor durante este período, bem como o impacto, sob a ótica do servidor, que tais variáveis representam para o bom andamento de suas atividades, além de propor algumas melhorias no processo de avaliação adotado. Assim, o estudo foi realizado na Prefeitura Municipal de Condor, através de uma pesquisa quantitativa, embasada bibliograficamente através de livros, artigos e documentos disponibilizados pela organização. O levantamento de dados foi realizado através de questionários aplicados com 20 servidores em estágio probatório (sendo um total de 49 servidores em estágio), durante os meses de outubro/2013 a janeiro/2014. Para o tratamento destes dados, buscou-se apresentar a fundamentação teórica da avaliação de desempenho, seus diversos métodos de aplicação, sua influência nos processos de recursos humanos nas organizações bem como sua importância dentro das empresas para obtenção de resultados relacionados a real percepção que os servidores possuem do estágio probatório e como este pode ser melhorado. Após a realização da pesquisa foi possível perceber que o processo torna-se falho em alguns pontos, visto que em muitas situações os estagiários não recebem feedback dos seus avaliadores, ficando sem saber quais são os principais fatores que devem ser melhorados.Item Avaliação de desempenho na UNIJUÍ: resultados e estratégias de Gestão de Pessoas(2015-11-25) Bohn, Solange AndréaA avaliação de desempenho é um instrumento importante na gestão de uma organização, através dela pode-se mensurar o desempenho humano, as competências disponíveis em seus quadros e as necessidades de desenvolvimento dos indivíduos. O objetivo deste estudo foi analisar se os resultados da Avaliação de Desempenho 2014 dos colaboradores Técnico-Administrativos estão de acordo com os resultados esperados e conhecer as estratégias da área de Gestão de Pessoas visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto à metodologia deste estudo configura-se de natureza de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, com as objetivas exploratória e descritiva e com os procedimentos técnicos como bibliográfica, documental e de levantamento. Quanto ao universo amostral e sujeitos de pesquisa o estudo foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, UNIJUI, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, pesquisando-se três setores de apoio e três departamentos. Em relação ao Plano de Coleta de Dados, foi realizada através de entrevista e de análise de relatórios, cedidos pela gerência da Coordenadoria de Recursos Humanos. Quanto ao Plano de Análise dos Dados, este foi analisado através de tabulação dos resultados das avaliações de desempenho de 2014, comparando os resultados efetivamente obtidos com o resultado esperado no processo de avaliação de desempenho realizado. Compara-se também os resultados obtidos nos departamentos com os resultados obtidos nos setores de apoio, busca-se verificar se existe um padrão nos resultados das avaliações de desempenho. Quanto à análise realizada observou-se que em relação aos níveis de prontidão, a organização busca a excelência no que se refere ao desempenho humano, buscando desta maneira o desenvolvimento organizacional. Sendo o padrão esperado para o maior grupo de avaliados de resultado nos níveis Desempenhando (Níveis 1, 2 e 3), o que pode-se verificar que foi atingido com o percentual de 68,88% nos departamentos e 96,88% nos setores de apoio. Bem como verificou-se um resultado positivo quando da análise dos resultados das avaliações de desempenho dentro dos blocos, que são Responsabilidade, Competências Técnicas e Competências Comportamentais, identifica-se um resultado muito positivo nas competências comportamentais, onde 92,23% destas apresentam resultado Desempenhando – nível 3. Como uma avaliação geral, concluiu-se que os avaliados estão atingindo os resultados esperados pela instituição, necessitando de algumas intervenções e planos de ação quanto ao desenvolvimento dos mesmos para a efetividade do processo.Item Avaliação de desempenho por competências: uma análise das aptidões adquiridas pelos agentes de orientação empresarial do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE/UNIJUÍ(2014-09-18) Jülg, Rosilaine Isabel dos SantosO objetivo deste trabalho é analisar, através da aplicação formal de uma ferramenta de Avaliação de Desempenho por Competências, as aptidões adquiridas pelos acadêmicos enquanto Agentes de Orientação Empresarial(AOEs) do projeto Negócio a Negócio (NAN) SEBRAE/UNIJUÍ. Para atingir esse propósito foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos, a) Identificar o desempenho por competências dos acadêmicos em termos de aprendizagem enquanto AOEs e b) Analisar a percepção por parte da coordenadora do projeto, sobre o desenvolvimento do Desempenho por Competências dos AOEs, para assim propor sugestões para uma melhor performance pessoal e profissional por parte dos Agentes. Para a realização desse trabalho utilizou-se a pesquisa participativa, de levantamento e de campo através do método exploratório descritivo. A população usada na pesquisa foram os 11 AOEs que trabalham a mais de 1 ano no NAN e a coordenadora do projeto . Na coleta de dados foram utilizados os instrumentos: questionário com 11 questões estruturadas e de identificação do perfil dos 11 agentes; entrevista não estruturada com seis questões, realizada com a Coordenadora, pesquisa bibliográfica em livros e sites. O modelo do questionário, assim como a entrevista, foram extraídos em Pontes 2008. Os dados foram tratados através de percentagens e apresentados em tabelas e gráficos utilizando o modelo 5W1H e o Diagrama de Ishikawa. Nas constatações, após a aplicação da Avaliação de Desempenho por Competências , verificou-se que a maioria dos AOEs corresponde , excedem ou excedem em partes as expectativas propostas nas competências pesquisadas: Autodesenvolvimento, Comprometimento/Organização, Comunicação/Relacionamento e Flexibilidade/Iniciativa. A probabilidade de um maior desenvolvimento dessas competências requer uma reavaliação dos atuais processos, visando um planejamento para aprimorar ou implantar novos métodos, como forma de analisar com mais eficácia o desenvolvimento das competências dos AOEs, criando assim subsídios para o crescimento pessoal e profissional dos mesmos.Item O clima organizacional como ferramenta motivacional aos colaboradores da empresa AD Arquitetura e Design(2015-02-25) Ost, DeniseO objetivo deste artigo foi verificar como conseguir um bom clima organizacional para explicar e fundamentar a motivação dos funcionários nas empresas. Assim, procurou-se conceituar clima organizacional; identificar os desafios na área de gestão de pessoas e analisar como melhorar a gestão de processos através do clima organizacional da empresa AD Arquitetura e Design a fim de melhorar a motivação dos funcionários e como as lideranças das empresas podem auxiliar nisso. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, uma vez que os dados coletados e analisados permitem descrever as características do problema. A abordagem é quantitativa. São utilizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A população questionada foi composta por sete pessoas da empresa AD Arquitetura e Design, consideradas o público ideal para alcançar o objetivo proposto. Foi aplicado um questionário com 21 questões, onde os questionados puderam responder Sim ou Não às questões propostas. Para manter o sigilo das informações, os questionados não tiveram seus nomes expostos. A análise dos dados foi feita através de gráficos quantitativos, onde foram mostradas as porcentagens das respostas, a fim de conseguir encontrar as soluções para o problema da pesquisa. Os resultados alcançados a partir do questionário aplicado apontou funcionários desmotivados com relação ao cumprimento dos objetivos e metas da organização em virtude da ausência de visão mais ampla da gestão enfatizando mais o ambiente interno e a padronização dos processos de forma a contribuir para o crescimento individual e coletivo.Item O comportamento organizacional na loja Estância do Gaúcho(2015-11-25) Staggemeier, Simone Rosane HilgerEste estudo consiste em trabalho de conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e tem como tema o comportamento organizacional da loja Estância do Gaúcho. Tem como objetivo analisar o comportamento organizacional nos níveis do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional e sua contribuição no desenvolvimento da organização “Estância do Gaúcho” localizada na cidade de Três Passos/RS. A organização atua no ramo de comércio de artigos tradicionalistas e foi também, fruto do trabalho de conclusão do curso de graduação da autora. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva, e também, caracterizada como bibliográfica, documental, de levantamento e de campo. Para o levantamento dos dados utilizou-se um questionário, o qual foi aplicado a 5 fornecedores, 10 clientes e os dois proprietários da empresa. Os dados foram analisados e tabulados com o programa office Excel. Os resultados obtidos foram satisfatórios, no nível individual e no nível grupo da empresa Estância do Gaúcho, está em pleno desenvolvimento e todas as pessoas envolvidas estão satisfeitas e motivadas a se relacionar com a organização, somente no nível do sistema organizacional os sócios devem analisar e tomar algumas providências em relação algumas variáveis para a empresa se desenvolver cada vez mais e se tornar uma empresa de sucesso. Portanto este estudo foi de suma importância, pois obteve informações valiosas para a empresa tomar decisões e saber como está o comportamento organizacional da empresa.Item Consultoria em gestão de pessoas: uma análise das oportunidades e desafios encontrados na prática(2015-02-25) Costa, Narjara de OliveiraO objetivo desta pesquisa foi identificar, através da consultoria empresarial, quais as oportunidades e os desafios que podem ser encontrados pelos profissionais de gestão de pessoas com esta prática. O estudo contempla conceitos sobre gestão de pessoas, consultoria e temas relacionados a este exercício profissional. O estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de levantamento e de campo. A coleta de dados se deu através da aplicação de um roteiro de entrevista à um universo amostral de cinco empresas gaúchas de micro e pequeno porte. Os sujeitos da pesquisa foram os empresários e funcionários destas empresas. Após o desenvolvimento da pesquisa foi constatado que as oportunidades possuem relação direta com os problemas enfrentados pelas empresas e os desafios com os métodos, técnicas e ferramentas que necessitam ser utilizadas pelos profissionais da consultoria. O propósito foi alcançado, pois foram identificadas as principais oportunidades e os desafios e levantadas algumas proposições acerca de como podem ser reconhecidas e utilizadas pelos profissionais.Item Curso de Administração da UNIJUÍ: quatro décadas de empreendedorismo na formação de administradores(2015-03-23) Allegranzzi, Elis Regina ManhaboscoO objetivo desta monografia é pesquisar a história do curso de Administração da Unijuí, desde sua criação, resgatando aspectos históricos ocorridos ao longo deste período, evidenciando questões como os principais desafios na sua constituição, as expectativas dos pioneiros, as dificuldades encontradas, a capacitação dos docentes, e, organizar esta história à luz da historiografia, para que futuramente este estudo possa ser publicado em livro, servir de Memória Institucional e como fonte de pesquisa e conhecimento.Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, qualitativa e etnográfica quanto a sua abordagem, e quanto aos procedimentos técnicos pode ser classificada como bibliográfica e documental. A coleta de dados se deu através de fontes como relatórios, atas, diários, depoimentos orais e escritos, certidões e demais correspondências. A história resgata um esforço coletivo em cima de algumas ideias que foram convicção de muitas pessoas, que de forma solidária e muito participativa definiram as atividades e os rumos das ações pedagógicas e acadêmicas envolvendo o curso desde sua constituição aos dias de hoje. O resultado do estudo está estruturado na parte 4 desta monografia, em formato de livro, contendo as seguintes partes: Contracapa; Sumário; Prefácio, Apresentação; Capítulos de 1 a 6, Créditos; Anexos e por fim, as Referências Bibliográficas. O resultado é uma emocionante história de superação e empreendedorismo de diversas pessoas, principalmente docentes e dirigentes da antiga FAFI que contribuíram substancialmente para a qualificação e longevidade do curso, o qual vem formando agentes de mudança e de desenvolvimento local e regional sustentável, ao longo das últimas décadas. Da mesma forma como o curso de Administração da Unijui foi constituído por muitas ideias, esta história foi registrada por muitas mãos, mas em só coração.Item O desafio da sustentabilidade ambiental na gestão de pessoas: um estudo no setor primário(2014-10-17) Valenzuela, Alberto Luzimar VargasO presente trabalho é uma investigação sobre o desempenho da gestão de pessoas no âmbito da sustentabilidade ambiental no setor primário. O assunto é presente na sociedade moderna e ganha destaque no contexto organizacional e social por necessitar de respostas rápidas a um ambiente exigente de legislação, de responsabilidade social, de qualidade de vida das pessoas, de sobrevivência e conservação do meio ambiente. Objetivou-se comprovar o desinteresse por parte dos gestores de pessoas do setor primário, da aplicação plena do que rege a Constituição Federal referente a Sustentabilidade Ambiental, seja por falta de conhecimento ou por negligência. Foi realizada uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e objetivos com métodos exploratórios e descritivos. Quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento, de campo, de observação e um estudo de caso. Buscou-se analisar o convívio do produtor primário no segmento da agropecuária com o meio ambiente e a conscientização dos gestores de pessoas na aplicação, cumprimento da legislação e a relação com os indivíduos. A amostragem apresentou uma percepção de pouca maturidade em face da relevância do assunto, por motivos culturais e econômicos. Verificou-se um distanciamento da teoria para a prática e a falta de comprometimento dos entes envolvidos. Por outro lado, foram detectados indícios de um avanço, seja pela melhora do nível intelectual das pessoas, ou pela forte demanda de exigências legais e de mercado que vem impactando no setor primário, com consequentes mudanças comportamentais.Item O endomarketing na Unijuí: um estudo com docentes e técnicos-administrativos(2014-08-13) Dalpiaz, Laura ScherenOs cenários contemporâneos da sociedade do conhecimento indicam que o capital humano é o maior bem que uma organização pode ter, pois com profissionais criativos e comprometidos é possível que essa organização obtenha bons resultados no seu campo de atuação. Para que esses profissionais permaneçam dando suas contribuições e se sintam comprometidos com a organização onde trabalham, ações adequadas de endomarketing podem ser fundamentais. O estudo realizou um diagnóstico de Endomarketing de uma instituição comunitária regional de ensino superior, a Unijuí (sede em Ijuí/RS), a partir das quatro variáveis do marketing interno – companhia, coordenação, custo e comunicação – para identificar como os colaboradores que atuam na atividade-fim avaliam as ações de endomarketing e comparar as diferenças significativas dessa avaliação, visando o fortalecimento das ações de endomarketing praticadas pela Instituição. O trabalho foi dividido em sete partes: introdução; referencial teórico; opção metodológica; caracterização da amostra; caracterização da instituição e do seu programa de endomarketing; análise dos dados obtidos; e as conclusões apuradas. A menor diferença apurada no diagnóstico foi Sentir-se realizado profissionalmente com o trabalho executado, da variável Companhia; e a maior diferença apurada foi Outras formas de recompensa além do salário, da variável Custo.Item A gestão da renumeração: o caso de uma Concessionária de Energia Elétrica do RS(2014-10-17) Zillmer, Margit EdelgardA gestão e a valorização das pessoas e, em particular, a remuneração, é uma preocupação central no contexto em que a demanda por pessoas é maior do que a oferta, a qual deve agravar ao longo do século XXI, exigindo das organizações competitividade para atrair e reter pessoas necessárias aos seus intentos estratégicos. Diante disso, este artigo visou conhecer e analisar a Gestão da Remuneração numa Concessionária de Energia Elétrica do interior/RS. Para atingir o objetivo deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, exploratória e descritiva. A pesquisa foi também bibliográfica, de levantamento e documental. Para coletar os dados, foi utilizado um questionário aplicado a um diretor da empresa. Concluiu-se a partir dos dados coletados, que a política de remuneração praticada pela Concessionária está bem estruturada e acontece de forma estratégica, onde o salário fixo é atribuído com base nas competências de cada colaborador e o salário indireto é expressivo significando também um diferencial na atração das pessoas à organização. Verificou-se que a remuneração variável não é praticada, sendo esta uma sugestão a partir deste trabalho, pois ela permite destacar potenciais individuais, motivar mais os profissionais e premiar o bom desempenho, além de reduzir a rotatividade das pessoas e melhorar a qualidade dos serviços.Item Gestão de desempenho por competências: reavaliação do cenário para implantação do sistema de avaliação de desempenho por competências na empresa distribuídora de bebidas Tomazoni Ltda(2015-02-25) Santos, Mara Regina dosEste estudo verificou se o cenário atual das práticas de gestão de pessoas, especificamente de provisão e aplicação de pessoas, da empresa Distribuidora de Bebidas Tomazoni Ltda. está adequado a implantação de um sistema de avaliação de desempenho por competências. Este parte do fato, de que há quatro anos foi realizado pela pesquisadora estudo anterior junto a esta organização que mostrou que suas práticas em gestão de pessoas eram inviáveis para tal fim. Desta feita, foram sugeridas melhorias à organização e aqui pretendeu-se verificar se tais sugestões foram implantadas e quais mudanças impactaram no cenário apresentado. Com base em autores como Chiavenato (1994/1999), Dutra (2001), Gil (2001) e Gramigna (2007) teorizou-se o que é a gestão de pessoas, quais as práticas de provisão e aplicação de pessoas na organização, bem como, o que é e como é realizada a gestão por competências. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva através da aplicação de entrevista semiestruturada aos gestores da organização e análise desta frente à base teórica e aos resultados obtidos em pesquisa anterior, detectando assim as mudanças ocorridas e o atual cenário que se apresenta. Através dos dados coletados pode-se identificar as atuais práticas de gestão de pessoas da empresa e, analisando-as frente aos resultados obtidos em pesquisa anterior, pode-se dizer que houveram mudanças significativas em seus processos. Parte das sugestões efetuadas pela pesquisadora quando de seu estudo anteriormente aplicado à empresa foram postas em prática, impactando em consideráveis melhorias nos processos de gestão de pessoas. Porém, conclui-se que para que seja implantado um sistema de avaliação de desempenho por competência na empresa esta ainda terá que realizar mais algumas melhorias, para as quais a pesquisadora propõe algumas sugestões, tais como: roteiro de entrevista de candidatos especifico por cargo, que proporcionam maior obtenção de informação e maior credibilidade nesta; formalização do processo de recrutamento interno, estendendo-o a todos os colaboradores da empresa e desta forma valorizando o capital humano da organização; expandir o processo de socialização do novo colaborador na empresa; e, principalmente, sugere-se a implantação urgente de um método de avaliação de desempenho e feedback, periódico e linear, extensivo a todos os colaboradores da empresa, avaliando o trabalho desempenhado e norteando os trabalhadores nos desafios propostos. Também, sugere-se à organização a implantação e desenvolvimento de todos os processos de gestão de pessoas, onde, além de aprimorar as práticas de provisão e aplicação de pessoas abordadas neste estudo, sejam melhoradas as práticas de recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, sendo que estas também compõem o cenário da gestão de pessoas e portanto da implantação do sistema de avaliação de desempenho por competências.Item A gestão de pessoas focada na aprendizagem organizacional por meio da Universidade corporativa: o caso do Banco do Brasil, Agência de Catuípe/RS(2014-10-30) Ferrazza, Maria Dione Dalla RosaO mundo dos negócios está altamente competitivo e dinâmico. A informação e o conhecimento são valiosos e se bem aplicados tornam-se o grande diferencial competitivo das organizações. As pessoas e as empresas estão uma dependendo da outra para poderem funcionar e alcançar o sucesso. As organizações são constituídas de pessoas, que lhe dão vida e permitem atingir os objetivos e cumprir sua missão. Ao mesmo tempo em que para as pessoas, as organizações são o meio para elas alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais (CHIAVENATO, 2005). Num momento em que o capital humano é o diferencial competitivo para a maioria das organizações, a gestão estratégica do conhecimento e o desenvolvimento de competências tornaram-se objetivos fundamentais para os profissionais de gestão de pessoas impulsionarem as equipes para o sucesso das organizações. Neste contexto, o objetivo do presente artigo é verificar como acontecem os processos de aprendizagem, na agência Catuípe, da grande instituição financeira Banco do Brasil. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio da observação das praticas rotineiras, pesquisas aos sistemas de aprendizagem da empresa, especialmente o portal da Universidade Corporativa, além de um questionário aplicado aos funcionários da agencia, que verificou a eficiência na aquisição de conhecimentos por meio da Universidade Corporativa bem como a sua aplicação nas práticas do atendimento aos clientes. Após a análise dos dados verificou-se que a UniBB é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de competências profissionais e humanas. A UniBB é percebida como de fundamental importância para a aprendizagem e para o desenvolvimento pessoal e profissional. Porém foram apontadas dificuldades para o real aproveitamento ao que é disponibilizado. Devido a grande oferta de conteúdos e materiais, mesmo com o incentivo da empresa, a enorme demanda de trabalho dificulta a conciliação do tempo entre trabalho e estudo. Existe uma lacuna a ser preenchida para tornar o portal uma ferramenta mais eficaz e acessada como parceira na construção do conhecimento e capacitação para transformar as ações de trabalho num atendimento de excelência gerando vantagem competitiva para a empresa alcançar seus objetivos estratégicos.Item Gestão de pessoas na prática profissional de enfermeiros coordenadores: o caso de um Hospital Privado(2015-11-25) Mayer, Barbara Letícia DudelA enfermagem é uma das forças de trabalho dentro das instituições hospitalares e desempenha o papel fundamental no processo assistencial e de gestão da assistência. O enfermeiro desenvolve a função gerencial de coordenação, que envolve a administração da assistência, serviços, unidades e equipes. Identificar a percepção dos enfermeiros coordenadores que atuam em um hospital privado no que se refere a importância da gestão de pessoas em sua prática profissional consistiu no objetivo deste trabalho. A pesquisa caracterizou-se como: aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Foi realizada em um hospital privado da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram três enfermeiros coordenadores. Dos três sujeitos que participaram da pesquisa, prevalece o sexo feminino, geração X e Y, com tempo de formação de 10-20 anos, atuação em instituições hospitalar varia de 5 a 10 anos, todos possuem especialização. A coleta de dados ocorreu em outubro de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados são apresentados em duas categorias temáticas: Percepção dos enfermeiros coordenadores sobre a Gestão de Pessoas na sua prática profissional e; Os processos de Gestão de Pessoas na atividade profissional cotidiana de enfermeiros coordenadores. Conclui-se que a gestão de pessoas em enfermagem se mostrou evidente na prática profissional dos enfermeiros, deste modo, trata-se de um dos campos de conhecimento da área de saúde que poderá contribuir significativamente para a aplicação de novos modelos de gestão na enfermagem e em saúde.Item A influência do treinamento "relações interpessoais e a felicidade" no ambiente de trabalho(2014-10-31) Peruffo, Beatriz Maria LucheseTendo como princípio que se deve exercitar os talentos e respeitar os valores individuais, principalmente a ética, para melhorar os relacionamentos interpessoais, foi proposta para a direção do Colégio Marista Aparecida de Bento Gonçalves/RS a realização do Treinamento “Relações Interpessoais e a Felicidade” com palestra e dinâmicas de grupo, ministrado pela pesquisadora e customizado para atender as necessidades da organização. Para tanto o objetivo geral foi analisar a influência do Treinamento “Relações Interpessoais e a Felicidade” na vida pessoal e no ambiente de trabalho dos professores e funcionários do Colégio Marista Aparecida de Bento Gonçalves/RS e a avaliação da realização do mesmo, pela Direção da citada organização. O modelo de investigação utilizado neste estudo foi pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, utilizando as técnicas exploratória e descritiva e a pesquisa documental, bibliográfica, de campo e de levantamento. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário aos colaboradores e entrevista a direção do citado Educandário. De acordo com os resultados obtidos os colaboradores e a direção da organização pesquisada consideram importante à realização de treinamentos, especialmente o proposto, para o desenvolvimento pessoal e profissional, melhorando assim, os relacionamentos interpessoais.Item O olhar do colaborador acerca da avaliação de desempenho na Unijuí/RS(2014-11-11) Pinto, Raquel Cristiane FeistelNão há duvidas acerca da importância da efetividade da Avaliação de Desempenho em qualquer organização, principalmente, quando se refere a organizações grandes e complexas, como é caso estudado na presente pesquisa. Este artigo teve como proposta analisar a avaliação de desempenho desenvolvida na UNIJUÍ e conhecer a percepção dos técnicos administrativos e gestores acerca deste processo. Metodologicamente a pesquisa configura-se como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de acordo com os objetivos exploratórios e descritivos, e por fim, de acordo com os procedimentos técnicos como: bibliográfica, documental, de campo e de levantamento. Concluiu-se que a avaliação de desempenho na UNIJUÍ está consolidada uma vez que ocorre há alguns anos e os seus colaboradores entendem como importante e necessária, havendo comprometimento de todos os envolvidos neste processo. Contudo para ser um processo de avaliação que deve ser orientado pela preparação, envolvimento e comprometimento dos avaliadores e avaliados, primando pela clareza, transparência, imparcialidade e profissionalismo, é imprescindível, melhorar algumas práticas de gestão, a análise e encaminhamentos a partir dos resultados. Além disso, é necessário rever o instrumento aplicado e sua forma de avaliação no que se refere aos quesitos (acompanhamento, desempenhando, aperfeiçoando e empreendendo), bem como, melhorar a forma de apresentação dos objetivos desta avaliação por parte do Setor de Recursos Humanos. Por fim, conclui-se que a Avaliação de Desempenho na UNIJUÍ está consolidada, no entanto, mesmo com o reconhecimento das pessoas envolvidas, há muitas fragilidades no processo, as quais devem ser trabalhadas para não ocasionar a descredibilidade de todo o processo, em um futuro próximo.Item A passagem de plantão em serviço hospitalar: a percepção da equipe de enfermagem de um hospital geral(2014-10-17) Araújo, Aldenir DamiãoA passagem de plantão é uma atividade desenvolvida pela equipe de enfermagem para passar as informações inerentes aos pacientes e unidade à equipe de enfermagem que assume o novo turno de trabalho. Este estudo visa avaliar a percepção da equipe de enfermagem acerca da passagem de plantão em unidades de internação hospitalar aberta clinica 5º piso, 4º piso/pediatria, 3º piso, oncológica, cardiológica, CMIIB e cirúrgica. Estudo de caso quantiqualitativo, com a finalidade exploratória e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados foram à pesquisa bibliográfica de campo e documental. Os sujeitos da pesquisa foram integrantes da equipe de enfermagem enfermeiros e técnicos em enfermagem atuantes em unidades de internação aberta de um Hospital Filantrópico de Grande Porte, localizado na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos turnos diurno e/ou noturno que tem como rotina a passagem de plantão. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com perguntas objetivas e discursivas aplicado a uma amostra de 57 profissionais de enfermagem, sendo destes 17 enfermeiros e 40 técnicos em enfermagem que aceitaram responder o instrumento de pesquisa em suas unidades e por meio da observação participante do momento de passagem de plantão que foi registrado em diário de campo. A análise dos dados foi realizada conforme o método de análise de conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados de maneira descritiva. Para a tabulação dos mesmos foi utilizado o software Excel, criando tabelas. Os resultados do estudo revelaram que, os profissionais de enfermagem realizam a passagem de plantão de forma verbal e escrita e percebem que o momento da passagem de plantão e as informações transmitidas são importantes para a continuidade da assistência de enfermagem. Conclui-se que os enfermeiros e técnicos em enfermagem possuem conhecimento e habilidades para a passagem de plantão de forma objetiva e eficaz, visando qualidade na assistência prestada.