Gestão de Pessoas (MBA)
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Navegando Gestão de Pessoas (MBA) por Assunto "Ciências sociais aplicadas."
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Item O Coaching e as escolhas no ambiente de trabalho(2019-05-09) Schubert, Daiane ReginaO presente estudo tem como tema o coaching e aplicação da ferramenta ESCOLHAS, AS SUAS, com foco no ambiente de trabalho de uma empresa terceira situada em uma Multinacional do setor metal Mecânico da região noroeste do Rio Grande do Sul, aqui citada como Empresa A. Objetivou-se analisar os dados levantados com a aplicação da ferramenta de coaching para poder trabalhar possíveis melhorias a longo prazo. Os objetivos específicos se constituíram em identificar a dificuldade de cada colaborador com o grupo; buscar ações individuais para melhorar os resultados e também o bem-estar do grupo; buscar inspirar o grupo a construir possibilidades de um ambiente mais ameno. Os métodos que nortearam o presente estudo são: Abordagem dedutiva, qualitativa com procedimentos exploratórios e descritivos e pesquisa bibliográfica. As técnicas utilizadas foram o questionário, aqui chamado de ferramenta de coaching (OLIVEIRA, 2013 p. 218.), a coleta de dados, análise de conteúdo, focus group e pesquisa-ação. Ao finalizar a pesquisa, constatou-se, que o estudo cumpriu com seus objetivos ao proporcionar ao grupo uma visão a respeito dos pontos positivos e negativos que os rodeiam, dando-lhes a oportunidade de trabalhar com as questões em que os mesmos sentem dificuldades ou ainda, que não se sentem felizes. Neste sentido, é possível que ambos evoluam em conjunto, cada um possa se comprometer em melhorar alguns pontos e a organização fique mais consciente sobre quesitos que são importantes para a permanência de seus colaboradores a longo prazo. Após o feedback com o gestor da área, o mesmo demonstrou-se preocupado na questão que diz respeito a manter os seus colaboradores mais motivados e que permaneçam na empresa por um longo prazo, devido à experiência do time. Para que isso aconteça com maior eficiência, o gestor propôs analisar cada caso e buscar por recursos que possibilitem aumentos de salários de acordo com as atividades desenvolvidas, comprometimento e evolução de cada colaborador. A mudança deve ocorrer dentro do ano de 2019, o que foi tratado em uma reunião aberta com o time, além de conversas individuais, na busca de entender melhor os anseios e dificuldades de cada colaborador, para que a ação seja mais efetiva, a questão de aumentos será estudada de forma particular de acordo com o desenvolvimento de cada um. Desta forma, nota-se que os colaboradores estão mais motivados a demonstrar seus conhecimentos, agilidade e comprometimento.Item O Coaching e o desenvolvimento da equipe de vendas de uma instituição bancária(2018-09-17) Queiroz, CristianoCoaching é um assunto que vem crescendo de modo crescente no mercado. O processo de coaching se apresenta como uma estratégia, uma ferramenta de gestão capaz de contribuir no desenvolvimento de competências comportamentais e operacionais dos liderados. O objetivo do artigo é ampliar conhecimentos sobre a metodologia do coaching e sua aplicabilidade no desenvolvimento da equipe de vendas de uma instituição bancária. Inicialmente, foi feita uma pesquisa do tipo bibliográfico, apresentando uma abordagem teórica sobre o contexto do coaching. Utiliza-se a pesquisa em livros, periódicos, artigos científicos de base Scielo, Lilacs e Medline, dissertações e outras fontes eletrônicas. A pesquisa também é descritiva e, para avaliar a importância do coaching em relação aos demais desafios enfrentados pelos referidos gestores, foi feita uma pesquisa de campo, com dez coordenadores de equipes de vendas. Conclui-se que o coaching é uma das ferramentas que pode levar o bancário-vendedor a se tornar mais comprometido com a empresa e se tornar mais satisfeito com suas atividades, aumentando sua motivação e autoestima e, em decorrência, elevar o potencial de iniciativas e trabalho em prol da organização para qual atua. Dentre os desafios dos gestores, destacaram-se a dificuldade de treinar as pessoas e tê-las motivadas e alinhadas à empresa. Perante estes desafios, os coordenadores fazem uso da avaliação de desempenho de cada membro da equipe e de coaching.Item Desenvolvimento de lideres na Sicredi das culturas: uma visão a partir do Programa Gestão de Talentos.(2018-12-06) Kuhn, Francieli Lima PortellaO processo de desenvolvimento de pessoas em uma organização é extremamente importante para o seu crescimento, atualização e manutenção em um mercado cada vez mais competitivo. O objetivo deste estudo verificou a eficácia do Programa Gestão de Talentos, desenvolvido pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados – Sicredi das Culturas, que criou este programa para treinar e capacitar vinte e cinco colaboradores da instituição para cargos estratégicos e de liderança dentro da corporação, que além de promover o constante processo de desenvolvimento dos colaboradores, os capacita para novas posições dentro da cooperativa e faz com que, antes do colaborador ocupar efetivamente um cargo de gestão dentro da empresa, ele já esteja mais preparado para novos desafios. Para isso, diversas foram as metodologias utilizadas para avaliar a efetividade do programa, entre elas, a pesquisa bibliográfica, além de questionário virtual aplicado aos participantes do programa, bem como de entrevista pessoal, aplicada ao assessor de gestão de pessoas da instituição. Após a coleta de dados, buscou-se avaliar se o mesmo atingiu aos objetivos pretendidos e a visão dos colaboradores acerca da efetividade do processo de desenvolvimento e treinamentos realizados. Por fim, após a análise dos dados coletados, foi verificado que o programa cumpriu sim com os seus objetivos, pois oportunizou crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores participantes e a empresa ganhou no que tange a qualidade e celeridade do processo de sucessão e processo seletivo da Instituição. Os treinamentos foram pertinentes aos cargos que o programa visava desenvolver, que são voltadas a liderança e gestão. Porém, demonstrou que ainda precisa melhorar no acompanhamento dos processos de formação, que segundo os participantes, necessita ser mais constante, que sejam realizadas novas edições do programa, e que os participantes possam estar em constante desenvolvimento e em processo de troca de experiências.Item Endomarketing: sua contribuição na gestão estratégica de pessoas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS(2018-07-13) Gonçalves, Rosane Maria SturzbecherO marketing interno pode influenciar na motivação, no comprometimento, na produtividade das pessoas, melhorando o clima organizacional e criando uma relação de confiança. Este estudo faz uma avaliação sobre as práticas de endomarketing desenvolvidas em uma empresa do ramo metal mecânico da cidade de Panambi-RS. A base teórica foi construída sobre a definição do endomarketing e do seu composto – companhia, custo, coordenação e comunicação. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e survey. A coleta de dados se deu via questionário com questões fechadas e pontuação pela escala likert aplicado a quarenta e seis colaboradores da empresa, a análise de dados se deu através da utilização da distribuição de frequência, da média ponderada e do teste T. A partir do diagnóstico foi possível identificar que o item que apresenta maior fragilidade diz respeito aos programas de treinamento oferecidos pela empresa, bem como a questão melhor conceituada na percepção dos respondentes é a liberdade que os colaboradores sentem em pedir ou oferecer ajuda aos colegas. A questão considerada mais importante é o bom relacionamento que existe entre as pessoas da equipe. A conclusão é de que as práticas de endomarketing foram observadas e mensuradas através da estratificação e análise das respostas e dessa forma foi possível expor à organização os pontos onde ela deve aprimorar a gestão do endomarketing a fim de obter melhores resultados organizacionais.Item Estudo do clima organizacional em empresa do varejo de materiais de construção da cidade de Panambí / RS(2018-12-06) Valenzuela, Oseias AdrianoEste estudo consiste de uma pesquisa de clima organizacional para ser utilizada como ferramenta de apoio a fim de apontar os fatores que influenciam este clima e a satisfação dos colaboradores da empresa do Comércio Varejista de Materiais de Construção da cidade de Panambi / RS e desta forma, propor sugestões de melhorias que possam aumentar a competitividade da empresa. As oportunidades existentes no mundo globalizado são muitas, entretanto também são grandes as dificuldades encontradas pelas empresas de todo o mundo e de todos os tamanhos, onde a retenção de profissionais qualificados e sua motivação através do estabelecimento de um bom clima organizacional pode ser um dos maiores desafios para as empresas que buscam a perenidade em seus negócios. O estudo ocorreu com uma amostra de 14 colaboradores, pelo mesmo investigaram-se a satisfação dos colaboradores com as práticas de gestão de pessoas na empresa em relação à liderança e a comunicação interna e endomarketing. Identificou-se a necessidade da aproximação maior de seu líder com seus liderados, também a falta de confiança em delegar poder, as deficiências na comunicação interna e a necessidade de ter um canal mais eficiente entre empresa e colaboradores. Com a utilização desta pesquisa de clima também foi possível gerar informações estratégicas que possam servir de premissas a ações de melhoria no ambiente organizacional e por consequente melhora na produtividade e competitividade da empresa no mercado de materiais de construção.Item Gestão de pessoas por competências: um estudo de caso na Unimed Noroeste/RS(2018-07-13) Bagetti, Jonatan Jardel ZangirolamiA gestão por competências é um modelo de gestão que busca melhorar os processos de gestão de pessoas, definindo competências que a empresa precisa para o seu desenvolvimento e desenvolvendo estas competências em seus funcionários. O presente estudo teve como objetivo formular estratégias de gestão de pessoas por competências, que tragam melhorias aos processos de gestão de pessoas na Unimed Noroeste RS. Foi realizada entrevista com os gestores da área de Gestão de pessoas para entender os processos atuais do setor de gestão de pessoas, e a partir dos conceitos do referencial teórico, foram analisadas e sugeridas algumas estratégias de melhorias dos processos, com base na gestão por competências. Os principais pontos de melhoria identificados foram a modificação da avaliação de desempenho que já está ocorrendo e pode ser gradualmente melhorado até se chegar a uma avaliação 360º e a melhoria nos sistemas de controle do PDI para que se tenha um melhor monitoramento dos treinamentos efetuados pelos funcionários.Item Os impactos da movimentação de pessoas na cooperativa mista São Luiz LTDA(2018-07-13) Fiedler, Carla Daiane ModesA movimentação de pessoas dentro de uma organização pode trazer incontáveis benefícios a ela, desde que o processo ocorra de maneira eficiente, com uma boa divulgação da vaga e uma integração satisfatória do funcionário ao novo ambiente de trabalho. O presente estudo tem por objetivo analisar os impactos da movimentação de pessoas na Cooperativa Mista São Luiz Ltda., também conhecida como Coopermil. A investigação classifica-se como uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo com base em um grupo de foco, que são os funcionários que passaram por alguma transferência de setor no último ano. Também foi encaminhado um questionário aberto para a área de Gestão de Pessoas da cooperativa, para compreender os dois lados envolvidos no processo, bem como a visão de cada um deles a respeito das consequências na empresa e na vida dos envolvidos. A pesquisa apontou a melhoria na qualidade de vida e a motivação dos funcionários entrevistados, e sua satisfação com a possibilidade da movimentação dentro da cooperativa. Evidencia o apoio da empresa na fase de transferência e integração, o que faz com que os funcionários estejam dispostos a aceitar novas oportunidades, sempre que surgirem. A empresa, da mesma forma, vê o processo como positivo e está sempre disposta a incentivá-lo, desde que seja benéfico para ambos os lados envolvidos: o individuo e a organização.Item A importância da comunicação interna no processo de gestão de pessoas: um estudo com técnicos administrativos de uma instituição de ensino.(2018-12-06) Portella, Daiane AndrettaO presente estudo foi realizado na Instituição de Ensino Superior, a UNIJUÍ, e teve como objetivo identificar como os colaboradores e gestores avaliam a comunicação interna, qual o grau de satisfação quanto aos atuais canais e ferramentas de comunicação interna da Universidade, as perspectivas de gestores e colaboradores quanto a eficácia dos fluxos comunicacionais internos, e por fim os benefícios e problemas encontrados na comunicação interna desta instituição. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória na qual os conteúdos das duas áreas envolvidas foram levantados e apresentados para posterior análise e composição do tema proposto. Foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, artigos, trabalhos acadêmicos, revistas e sites de internet. Quanto a abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. O procedimento para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online estruturado, que foi encaminhado para gestores e colaboradores de diferentes setores/departamentos da instituição, com algumas questões específicas para gestores e colaboradores, afim de fazer uma comparação. O questionário foi encaminhado para um total de 203 técnicos administrativos, entre eles 23 gestores e 180 colaboradores. Destes, 12 gestores e 84 colaboradores responderam ao questionário, totalizando 96 respondentes. Os resultados verificados neste estudo, confirma a importância de se proceder diagnósticos regulares sobre a comunicação interna. De acordo com os resultados apresentados, efetivamente gestores e colaboradores que participaram da pesquisa tem noção que a instituição dá muita importância a comunicação interna, no entanto os gestores dividiram opinião em relação a sua eficácia, enquanto a maioria dos colaboradores acredita ser eficaz. A maioria considera que a comunicação interna seria ainda melhor se a organização utilizasse mais meios e seria mais eficiente e motivadora se criasse novas formas de comunicação. Verificou-se também que a comunicação interna entre setores deve melhorar, pois tanto gestores como colaboradores discordam que a comunicação entre setores seja boa. A comunicação entre superiores e funcionários foi considerada boa, tanto pelos gestores como pelos colaboradores.Item Importância do treinamento e desenvolvimento: um olhar de profissionais de RH e trabalhadores(2018-12-05) Silva, Sandra Cristina Straub daO objetivo deste estudo foi diagnosticar a importância do Treinamento e Desenvolvimento através de uma pesquisa de campo com profissionais de Recursos Humanos e colaboradores das áreas de atendimento, auxiliar de produção, assistentes de contabilidade, entre outras que desenvolvem suas atividades em organizações prestadoras de serviços. A pesquisa se deu através de questionário específico para cada grupo de pesquisado, usando o modelo de Likert enviado através de correio eletrônico para cada um dos profissionais de Recursos Humanos que foram os responsáveis em aplicar aos seus colaboradores escolhidos. O estudo demonstrou que há muitas organizações que desenvolvem adequadamente Treinamento e Desenvolvimento para seus colaboradores, como também ainda há organizações que não estão dando a devida importância para o tema estudado. Observou-se também que os profissionais de Recursos Humanos não possuem um papel de posição estratégica e que na sua maioria esses cargos são ocupados por homens. Se de lado o estudo apontou que há organizações que possuem um planejamento adequado para Treinamento e Desenvolvimento, de outro observou-se que muitas não possuem um planejamento e também não possuem disponibilidade financeira para que possa desenvolver seus colaboradores adequadamente.Item A liderança em uma Instituição Hospitalar Filantrópica na visão de líderes e liderados(2018-12-06) Sartor, LaísEste artigo trata da definição de liderança a partir da visão de líderes e liderados de uma instituição hospitalar filantrópica, bem como das especificidades diante de um cenário atual de crise na saúde brasileira. O conceito de liderança, nos diversos âmbitos, tem sido estudado, desenvolvido e aprimorado desde 1904. Teorias consideram vários aspectos relevantes para pensar o tema, os quais são compostos desde traços de personalidade, relação com a equipe, relação com a tarefa, até a relação transformacional que o líder exerce sobre seus liderados. A este estudo compete a importância de revelar o perfil de liderança adequado à instituição hospitalar filantrópica. Para tanto, além de uma revisão teórica sobre o tema, coletou-se opiniões de enfermeiros e técnicos em enfermagem, considerados líderes e liderados respectivamente, de 12 unidades assistenciais através de um questionário com 24 questões fechadas e quatro questões abertas. Após a análise dos dados, verificou-se que a definição de liderança deve considerar a atualidade do contexto social e financeiro, assim como a habilidade de relacionar-se e motivar a equipe de trabalho através das habilidades de motivação; relacionamento com a equipe; planejamento e organização; atitude e mudança; comunicação; e acompanhamento e controle.Item O papel do gestor de RH na gestão da diversidade cultural: Estratégias de agregação de valores à organização(2018-12-06) Viana, Emilie RodriguesO presente estudo discute o papel do Gestor de Recursos Humanos frente aos desafios em trabalhar com a diversidade cultural nas empresas e como estão sendo direcionados os processos de gestão de pessoas dentro desse contexto. Tem-se por objetivo, a partir das percepções de uma amostra de colaboradores de empresas situadas no Brasil e na Inglaterra, identificar os desafios e possibilidades relacionados ao gerenciamento de ambientes de trabalho multiculturais e estratégias que possam transformar essa multiculturalidade em ferramenta de agregação de valor à organização . Em termos de base conceitual, discute-se a diversidade cultural no ambiente de trabalho e a gestão de pessoas, tendo como principais autores Ellen Kossek, Jie Shen, Gerald ferris e colaboradores. Para a realização da pesquisa exploratória foram aplicados, no mês de fevereiro de 2018 de forma online usando como base o site http://www.smartsurvey.co.uk, questionários a dois grupos de pessoas: 10 pessoas de nacionalidade brasileira, residindo na Inglaterra e 10 pessoas de diferentes nacionalidades, 5 delas residindo no Brasil e as demais na Inglaterra, entre 25 e 35 anos. A partir da aplicação dos questionários foi possível pontuar algumas práticas que envolvem o gerenciamento dessa forma de diversidade e entender como ações que visam adaptar espaços e pessoas a esta nova realidade estão se tornando cada vez mais importantes. Á medida em que as empresas decidem apostar em equipes multiculturais, as mesmas precisam adaptar seus processos organizacionais aos novos colaboradores, a fim de que estes desenvolvam suas atividades sem sentirem-se diferentes ou em posição inferior aos demais. Aos gestores cabe o papel de integrar o novo colaborador ao grupo de trabalho, levando em conta a sua história e possíveis crenças e hábitos do sujeito, incentivando a troca de conhecimentos e experiências culturais entre as equipes. Concluíu-se com o estudo que os gestores precisam transformar a diversidade das organizações em uma ferramenta que possibilite novas maneiras de executar tarefas, agregar conhecimentos e valores para a empresa. Enaltecer visões e culturas diferentes é uma estratégia positiva para as organizações, pois a existência de grupos diversos contríbui com questionamentos sobre como estão sendo realizadas as operações, práticas e procedimentos internos.Item O papel e aplicação do endomarketing na indústria: um estudo de caso da empresa Tromink Industrial LTDA(2018-11-09) Santos, Caroline de OliveiraO presente artigo tem como tema o endomarketing e sua aplicação na indústria, tendo como objetivo principal avaliar a aplicação do endomarketing na empresa Tromink Industrial Ltda. Para tanto, este trabalho apresenta, por meio de uma pesquisa bibliográfica, os principais conceitos sobre endomarketing e comunicação interna. A pesquisa consiste em um estudo de caso realizado através do levantamento de registros internos da organização e de uma pesquisa quantitativa e qualitativa aplicada aos colaboradores da empresa. Os resultados apontam que os colaboradores têm uma boa imagem da organização e que, de modo geral, estão satisfeitos com o ambiente em que trabalham. No entanto, também são percebidos alguns pontos de melhoria. Conclui-se que, embora a empresa não tenha um plano de endomarketing definido, a aplicação dos conceitos de endomarketing acontece, sendo necessário um trabalho focado no tema para alcançar melhores resultados.Item A qualidade de vida no trabalho em uma empresa de prestação de serviços de higiene e limpeza: o caso da Limp-já(2018-12-06) Mognhon, Patricia Maria FranckO presente estudo tem como objetivo identificar a percepção da satisfação da QVT dos colaboradores da Limp-já a partir dos oito fatores de QVT definidos por Walton, estando a empresa Limp-já: Serviços de Limpeza, Manutenção e Conservação de Ambientes, situada na cidade de Passo Fundo/RS. A pesquisa foi de natureza aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa quanto aos objetivos foi descritiva utilizando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e de campo. A amostra ficou definida em dez colaboradores de um universo de cem funcionários que totalizam o quadro de colaboradores da organização pesquisada. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho, adaptado segundo o modelo de Walton (1973), buscando identificar o nível de satisfação atribuído a cada uma das oito categorias de QVT. Na análise dos resultados foi possível constatar que a QVT dos pesquisados apresenta um nível satisfatório. A pesquisa realizada considerou que as ações propostas de QVT, quando implantadas e incentivadas, podem aumentar o nível de satisfação e melhorar a motivação dos colaboradores, fortalecendo o vínculo e o compromisso do colaborador com a empresa.Item A qualidade de vida no trabalho na percepção de estudantes do curso de Administração da geração Y(2018-12-06) Samm, DaianiEste estudo teve como objetivo identificar a percepção da qualidade de vida no trabalho a partir dos estudantes trabalhadores do curso de Administração da Unijuí de Três Passos/RS pertencentes a geração Y. O mesmo teve seu início devido a curiosidade que a autora deste artigo tinha em conhecer a realidade desta geração hoje no atual mercado de trabalho em que as pessoas vivem, com cobranças, responsabilidades, metas a serem trabalhadas por uma geração mais voltada a tecnologias. Para atingir os objetivos propostos foi realizado uma pesquisa bibliográfica para os conhecimentos teóricos e também uma pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Administração da Unijui – Campus Três Passos, sendo a amostra trabalhadores da geração Y. A amostra contou com 24 respondentes que correspondem a 35% do quadro total de alunos matriculados do 1º semestre de 2018 do curso de Administração, sendo o total 67 alunos matriculados. A partir do resultado pode ser observado que em níveis gerais os estudantes do Campus Três Passos estão satisfeitos em relação a qualidade de vida no seu ambiente de trabalho no que tange as oito categorias de Walton: compensação justa e adequada, condições de trabalho e segurança, utilização e desenvolvimento das capacidades, oportunidade de crescimento e segurança, integração social na organização, constitucionalismo: direitos e deveres, trabalho e espaço total de vida e relevância social. Apenas uma das 37 questões ficou com grau de satisfação inferior a 50%, onde foi perguntado quanto ao monitoramento dos comportamentos e atitudes fora do ambiente de trabalho, ficando esse quesito com somente 41% de satisfação. O maior nível de satisfação está quanto a clareza e flexibilidade das regras e rotinas das organizações, ficando com 100% de satisfação dos respondentes da pesquisa.Item Qualidade de vida no trabalho: um estudo a partir dos trabalhadores de empresas do município de Miraguaí - RS.(2018-07-13) Herrmann, Fernanda AlineA qualidade de vida no trabalho é requisito fundamental para garantir o bem-estar do trabalhador, assim como o seu desempenho no ambiente de trabalho. Este estudo trata de uma pesquisa realizada no comércio, indústria e serviço de Miraguaí-RS, com o intuito de identificar a percepção dos trabalhadores quanto a qualidade de vida no trabalho, em relação as 8 categorias definidas por Walton (1973). A população-alvo foram 30 funcionários de 06 empresas pesquisadas, utilizando-se como coleta de dados o modelo de Walton (1973), um questionário com 37 questões divididas entre as oito categorias propostas pelo autor, além das questões de identificação de perfil. Os resultados mostraram que os indicadores de QVT: compensação justa e adequada; integração social da empresa; direitos e deveres; relevância social e condições no ambiente de trabalho foram os mais bem avaliados, enquanto: oportunidade de crescimento; trabalho e espaço total de vida e uso e desenvolvimento das capacidades figuraram entre os quesitos que tiveram avaliações negativas. Sendo assim, por meio da pesquisa aplicada, o objetivo proposto foi alcançado, pois, através das oito categorias conceituais de Walton, o estudo possibilitou identificar a percepção dos trabalhadores quanto a sua própria qualidade de vida no trabalho.Item Síndrome de Burnout: um estudo a partir de uma instituição de ensino público da cidade de Cruz Alta/RS(2018-12-06) Israel, Ana Lúcia PinheiroAté pouco tempo atrás, a saúde mental dos profissionais que trabalham diretamente com pessoas não era considerada um fator determinante para o bom desempenho das suas atividades. Contudo, o estilo de vida ao qual estes profissionais são submetidos constantemente, somado a uma conjuntura econômico social desequilibrada, tem contribuído para o avanço da chamada Síndrome de Burnout, estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional, muito confundido com a depressão. A pesquisa aqui apresentada buscou avaliar se a referida síndrome é uma realidade dentre os profissionais da escola em questão, com objetivo de, a partir dos resultados, repassados a direção da escola, esta possa estudar e implementar políticas de desenvolvimento de pessoas direcionadas. O objetivo desta pesquisa, então, foi identificar se há a incidência da Síndrome de Burnout em funcionários de uma instituição de ensino básico, pública, da cidade de Cruz Alta/RS. Foram avaliados 22 profissionais, de diferentes setores de uma tradicional escola estadual de educação básica da cidade de Cruz Alta, sendo possível verificar que, considerando a atual conjuntura e a desvalorização da profissão, os profissionais, em sua maioria, gostam daquilo que se propuseram a fazer, o que escolherem como profissão, sendo que um baixo percentual apresenta sintomas de Burnout, mas não a síndrome em si. Também se observa que a propensão ao desenvolvimento da Síndrome não se restringe aos professores, funcionários do setor administrativo e da infraestrutura também apresentam sintomas. É preciso dar atenção a estes profissionais que estão se encaminhando para Burnout, procurando desenvolver políticas específicas com objetivo de auxilia-los enquanto ha tempo. Essa amostra é proveniente de diferentes departamentos e setores, por entender que todos os funcionários podem ser acometidos pela síndrome, sendo possível avaliar a incidência do Burnout ou ainda a proximidade disso a partir da aplicação do questionário Maslach Burnout Inventory – MBI, somado a uma avaliação de histórico profissional. O resultado da pesquisa foi repassado à instituição que fará uso das informações na elaboração de políticas e ações específicas na gestão de pessoas.