Teses, Dissertações e Monografias
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses, Dissertações e Monografias por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 6674
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item1984 e admirável mundo novo: uma análise comparativa(2017-08-25) Mombach, Vanessa VieiraAs obras distópicas 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley descrevem ambientes singulares, nos quais as sociedades já não possuem o livre arbítrio para tomar decisões, seja por conta da opressão ou mesmo por causa do condicionamento infringido aos indivíduos. Tanto Orwell quanto Huxley fazem, nessas obras, uma crítica à sociedade em que viviam, alertando as futuras gerações sobre os rumos da humanidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa de forma comparativa, ambos os romances, delimitando, para tanto, algumas categorias analíticas, como a configuração das sociedades, relações de poder, educação, cultura, linguagem e os personagens, analisando o enredo e relacionando as duas obras na tentativa de explicitar suas singularidades, similaridades e diferenças. Essa análise permitiu compreender como a ficção representa a realidade, o ser humano em sua busca por uma sociedade perfeita, impossível de ser construída. Nesse sentido, Orwell e Huxley souberam, como ninguém, tornar suas obras incrivelmente convincentes, fazendo com que o leitor sinta-se parte do ambiente por eles criado.
- ItemÀ margem de uma significação: a transmissão da língua materna do imigrante colono alemão no Brasil e os não ditos em face ao suícidio(2021-12-30) Weber, Camila EduardaMunicípios brasileiros de colonização alemã apresentam, atualmente, índices de suicídio extremamente elevados, considerados os mais expressivos do país. Esse ato que atravessa a história da humanidade, tem sido relacionado, na contemporaneidade, às produções sociais de um determinado núcleo comunitário, tal como proposto inauguralmente por Durkheim. Dessa maneira, no presente estudo articulam-se as construções dos colonos alemães no Brasil, no decorrer da história, por meio da demanda subjetiva que se exprime pelo ato de imigrar, discutida por Calligaris. Acerca disso, é referida, sobretudo, a língua materna desses sujeitos, trabalhada por Melman, bem como a perda e a sua proibição, especialmente, em decorrência dos reflexos do nazismo no Brasil, e o que fica, desse modo, na ordem da impossibilidade da enunciação para estes que se encontram referenciados aos significantes dessa imigração. Isso se deve ao fato de que, estes sujeitos não dispuseram de recursos para empreender uma simbolização do referido processo, dispondo-os à margem e produzindo não ditos, os quais buscam uma ancoragem simbólica através do suicídio.
- ItemAbandono afetivo dos pais e suas consequências(2018-09-14) Silveira, Roselene Garcês de OliveiraO presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise à evolução em torno do divórcio e das consequências quando se tem filhos menores, sendo que é através da afetividade que nos identificamos com outras pessoas, por isso uma criança carente de afeições terá dificuldade para se relacionar com outros indivíduos, podendo desenvolver uma série de problemas psicológicos e irreparáveis, afetando sua personalidade, tendo dificuldade de aprender e desenvolver-se ao longo de sua vida. Sendo que os pais têm deveres com os filhos muito além do reconhecimento civil ou judicial, a obrigação de assistência a esses não se resume em somente alimentos, este fonte de sobrevivência, e sim em afeto. A importância deste tema é muito relevante na sociedade, pois é preciso dar atenção especial às nossas crianças, que serão o futuro de nossa sociedade.
- ItemAbandono afetivo inverso: a possibilidade de responsabilização civil dos filhos ante a omissão do dever legal de cuidado(2022-04-18) Szymczak, TacyanaO presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil dos filhos pelo abandono afetivo dos pais idosos, também denominado de abandono afetivo inverso. Tem como objetivo primordial apurar tal possibilidade à luz do ordenamento jurídico brasileiro, diante da ausência de previsão legal expressa, seguindo o método de abordagem hipotético-dedutivo. Para tanto, discorre sobre a proteção conferida ao idoso pela legislação brasileira, os princípios que regem as relações familiares e o dever legal de cuidado atribuído aos filhos em relação aos pais. Analisa o instituto da responsabilidade civil e busca demonstrar a sua aplicabilidade ao abandono afetivo inverso, baseada, principalmente, na violação do dever legal de cuidado. Apura o posicionamento do Poder Judiciário. Finaliza concluindo que é possível atribuir responsabilidade civil aos filhos pelo abandono afetivo inverso, em ação de indenização por dano moral a ser movida pelo idoso em face dos filhos.
- ItemAbandono afetivo: os porques da compensação moral(2014-04-29) Oliveira, Alessandra Zanfra deO presente trabalho monográfico faz uma analise sobre o abandono afetivo dos pais em relação aos filhos, busca primeiramente demonstrar o conceito da família tradicional até a família contemporânea, nas quais as relações familiares estão muito mais ligadas pelo laço do afeto. Dentro deste contexto se discute sobre o abandono afetivo, suas consequências e responsabilizações civis, percebendo-se que o abandono afetivo é questão de suma importância, sendo que pode gerar danos psicológicos aos filhos abandonados, provocando reparação por danos morais.
- ItemAbandono docente dos professores de educação física na rede estadual e municipal de ensino: um estudo de caso(2018-08-22) Dela Vechia, Marieli UllrichEsse trabalho tem como tema o Abandono Docente onde que a partir deste introduzir e investigar sete professores da área na região do noroeste do estado. Onde meu método de pesquisa será a partir de um estudo de caso, descritivo, oral, verbal, o formato é o levantamento de dados, realizando questionários onde citado dados pessoais (idade, profissão, nível de escolaridade, gênero, estado civil, local de residência, nacionalidade, agregado familiar, conversando com o profissional. Podendo entender o principal motivo desse abandono no decorrer da carreira. Sendo que o abandono não precisa ser necessariamente o afastamento da escola, mas sim a falta de motivação de planejar as aulas, de buscar novos conceitos, novos conhecimentos para passar em sala de aula tanto na prática como na teoria. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. No entanto, percebi que no fim da minha formação pude observar diferentes formas de abandono docente, sendo eles afastando- se da escola ou até mesmo continuando, mas desmotivados. Considero que ao terminar está minha pesquisa, percebi que muitos professores estão na fase de abandono docente, mas que não tem conhecimento do assunto em relação ao abandono, percebe-se que os professores estão muito desmotivados e exaustivos em relação ao ser professor, desencadeando a partir deste o abandono docente no decorrer da sua carreira.
- ItemAbolicionismo animal: aspectos éticos sob uma perspectiva ambiental e social(2019-09-06) Corá, Elisiane AzambujaA fim de percorrer uma realidade exploratória, este trabalho busca a compreensão de um dever ético com o intuito de inclusão de outras espécies como seres de direito. O caminho que segue uma sociedade de consumo esconde fatores morais e emocionais aos quais os seres humanos mascaram para não abrir mão de seus prazeres pessoais. Além disso, desconhecem os impactos ambientais que a indústria de produtividade acarreta ao meio ambiente e o comprometimento individual da nossa saúde que está ligado diretamente ao consumo da carne, que passa por inúmeros processos até chegar a nossa mesa. Ademais, o compromisso desta escrita não é desmerecer outras lutas, tão pouco outras minorias que lutaram e ainda lutam por seus espaços, mas a inclusão desta causa como um compromisso ético que merece o conhecimento da realidade de animais não humanos e por conseqüência que possamos desenvolver a empatia necessária para que não ocorra mais a condenação de seres inocentes.
- ItemA abordagem da dualidade onda-partícula em livros didáticos de física do ensino médio(2012-05-03) Meggiolaro, Graciela PazA Física, como ciência da natureza, não é algo acabado e nem imutável, pois nenhuma teoria é totalmente consistente, mas sim uma busca de interesses individuais e coletivos, na qual podemos provar, validar conceitos e teorias, na perspectiva de descrever a realidade e permitir a compreensão de fenômenos da natureza. A teoria da dualidade onda-partícula é uma representação dessa perspectiva, pois ao longo dos anos muitas foram as discussões em torno da luz, até que se chegasse à concepção atual. Essa pesquisa analisou a proposição da dualidade onda-partícula em três coleções de livros didáticos de Física, indicados no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – Física, PNLEM/2009, por ser um instrumento dos professores no planejamento de suas aulas e por expressarem formas de socialização dos conceitos. Neste sentido, verificamos como é apresentado o conceito da dualidade onda-partícula nesses materiais. O referencial teórico foi constituído através de uma revisão da literatura sobre as controvérsias relativas a natureza da luz e, também, o papel do livro didático como instrumento de planejamento do professor. A metodologia da pesquisa foi baseada nas ideias de Moraes e Galiazzi (2007), referente à Análise Textual Discursiva – ATD, uma vez que a partir de fragmentos retirados dos livros didáticos, organizamos grupos de palavras-chave, por ordem de aproximação e de significados, que emergiram em categorias, que nos ajudaram na organização dos metatextos. Com base na análise buscamos identificar o conceito da dualidade onda-partícula através de fragmentos retirados dos livros didáticos. Os resultados apontaram que apenas duas coleções abordaram a teoria da dualidade onda-partícula, apresentada como um conceito totalmente novo. E no momento que fizemos a recorrência sobre os conceitos mais abordados, dessas duas coleções, verificamos que o livro didático prioriza as discussões da física clássica, ou seja, o modelo ondulatório da luz.
- ItemA abordagem das lutas nas aulas de educação física escolar: o que pensam os professores?(2018-08-27) Lima, Elizandra Massaia deAs lutas são práticas corporais de importância histórica e social que existem há muito tempo e fazem parte da cultura corporal de movimento. Por isso é um importante tema a ser utilizado nas aulas de Educação Física escolar. No entanto, diversos autores apontam que raramente esse eixo de ensino é desenvolvido nas aulas dessa disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de professores de Educação Física que atuam em escolas de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, sobre o ensino da luta nas aulas de Educação física escolar e seu processo de desenvolvimento. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, com dez professores que atuam em escolas de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos através de um questionário com perguntas abertas. Os resultados permitem afirmar que os professores consideram o tema importante e relevante para os alunos e que julgam possível trabalhar essa temática. Entretanto, de modo contraditório, não desenvolvem o tema lutas em suas aulas. O principal motivo para tal situação – segundo eles – é a falta de conhecimento sobre o assunto, especialmente por não terem um componente curricular em sua formação que ofereceu saberes suficientes para o ensino.
- ItemUma abordagem sobre a questão da mulher presidiária no Rio Grande do Sul: um estudo sobre as detentas do presídio estadual de Santa Rosa(2019-02-11) Borcheidt, TassianaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito discutir as peculiaridades do encarceramento feminino, na perspectiva dos direitos consagrados no ordenamento jurídico brasileiro e da realidade da execução da pena de prisão, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, que cumprem sua pena dentro de um sistema prisional pensado para homens, onde constantemente, há violação dos seus direitos fundamentais. É notório o descaso do Poder Público que na maioria das vezes, e, em grande parte dos presídios, omite e desrespeita os direitos das mulheres restringindo direitos essenciais como a manutenção da unidade familiar. Para verificar a aplicabilidade dos direitos constitucionais e da legislação infraconstitucional em relação as presidiárias, o trabalho faz uma pesquisa de campo no presídio de Santa Rosa, RS, e analisa os dados do encarceramento de mulheres no Brasil.
- ItemAbordagem sobre métodos de cálculo de energia incidente: estudo de caso(2020-03-02) Gütler, Leonardo BonfadaEm qualquer serviço envolvendo energia elétrica a segurança do trabalhador e o cuidado com a vida vem em primeiro lugar. Nem sempre é possível realizar uma intervenção em uma instalação elétrica com ela desenergizada, portanto os trabalhos realizados em instalações energizadas devem ser sempre acompanhados por medidas de segurança capazes de mitigar os riscos existentes. Um dos principais riscos associados é a energia incidente oriunda de um arco elétrico na instalação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o fenômeno do arco elétrico, suas características físicas, categorias de roupas de proteção, métodos matemáticos para o cálculo de energia incidente e apresentar as normas vigentes que tratam sobre arco elétrico. Por fim é aplicada a metodologia para determinar os níveis de energia incidente em uma instalação real e são propostas ações de melhoria no sistema.
- ItemAbordagens atuais de treinamento de força para gestantes(2022-02-22) Rodrigues, Daniele Cristine BoelterO treinamento resistido tem sido abordado na literatura como uma excelente ferramenta, sendo uma grande alternativa para uma qualidade de vida melhor e mais saudável, sendo este indicado para os diversos grupos, principalmente para as gestantes. O objetivo deste estudo foi descrever os benefícios do treinamento de força durante o período gestacional. O método utilizado foi uma revisão integrativa, que utilizou artigos científicos atualizados, pesquisados na base de dados do National Library of Medicine (PubMed). Foram selecionados cinco artigos que abordam o tema. Os trabalhos demonstram que o treinamento de força, tem efeitos positivos para a saúde da gestante e para o feto, a prática vem para ajudar essas mulheres, pois é uma modalidade segura, e eficaz, em intensidades leves a moderada só traz benefícios.
- ItemAbordagens do corpo humano em livros didáticos da educação básica e superior(2019-09-04) Winder, AndréiaO livro didático constitui o principal recurso disponível nas escolas, como fonte de estudo para professores e alunos. Erros conceituais e sua qualidade podem dificultar o processo de ensino dos professores e aprendizagem dos alunos da educação básica. O objetivo deste estudo é avaliar a abordagem morfofisiológica do Corpo Humano em livros didáticos da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e Superior. Para tal, foram analisados os livros didáticos de ciências e biologia da Educação Básica, utilizados por professores do município de Panambi (RS), e livros de Fisiologia Humana disponíveis na biblioteca Mário Osório Marques da Unijuí. Os livros apresentam textos, imagens e atividades diversificadas. Destaca-se a necessidade de analisar anteriormente os livros didáticos a serem adotados na sala de aula das escolas e universidades, a fim de verificar conteúdo, pertinência, adequação e possíveis dificuldades no ensino e aprendizagem dos estudantes.
- ItemAbordagens e reflexões sobre a significação conceitual de energia em espaços interativos de formação de professores(2011-12-01) Wirzbicki, Sandra MariaEste trabalho parte da constatação de que o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) denota influências de visões dicotômicas entre conhecimentos produzidos em contextos diversificados, em especial, o da Ciência e o do cotidiano, do que decorrem desafios aos educadores: abordagens dos conteúdos do ensino de CNT desconsideram, muitas vezes, a dinamicidade das inter-relações de saberes envolvidos nos processos de construção dos conhecimentos escolares. Esta pesquisa analisa interações de licenciandos, professores da educação básica e da universidade, em um espaço de formação para o ensino de CNT, mediante o planejamento e desenvolvimento de “módulos interativos” em busca de compreender formas de (re)contexualização pedagógica, especificamente, do conceito ‘energia’. São analisadas, também, abordagens do referido conceito em livros didáticos de Biologia e Química do Ensino Médio (EM), utilizados durante os ‘módulos interativos’ como subsídio para interações e reflexões acerca de formas como o conceito é abordado nos mesmos. A análise das interações entre os sujeitos de pesquisa durante processos de (re)significação conceitual denotou contribuições de reflexões possibilitadas, na formação docente inicial, sobre como mediar explicações em aulas do EM. Com base no referencial histórico-cultural, a análise aponta abordagens e mediações que enriquecem o ensino e a formação docente, mediante processos dinâmicos de (re)contextualização e (re)significação conceitual, potencializadores dos processos de conhecimentos. A busca de melhorias na formação de professores de CNT implica promover formas de reflexão crítica e interativa sobre mudanças no ensino de objetos complexos, cuja compreensão abrange uma multiplicidade de relações entre significados conceituais, como é o caso dos significados de ‘energia’.
- ItemAbordagens nutricionais para a prevenção e tratamento da obesidade na infância e adolescência(2012-05-11) Müller, GracielaEste trabalho teve como objetivo estudar os métodos de abordagem nutricional educativa para prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade na infância e adolescência. Para isso foram selecionados artigos dos últimos 10 anos e avaliados os seguintes aspectos: Tipo de intervenção ou abordagem, tempo de acompanhamento, resultados encontrados e inovação na abordagem nutricional. Os resultados demonstram que os trabalhos mais efetivos são os que consideram as dúvidas e curiosidades das crianças e adolescentes, bem como os que tornam o ambiente de aprendizado mais participativo e criativo. Destaca-se que a adesão às mudanças e ajustes no padrão alimentar e estilo de vida da criança ou do adolescente, devem também ser incorporados por toda a família. É necessário que todos estejam envolvidos na busca para uma melhor qualidade de vida e que isto se inicie através do ambiente familiar.
- ItemAbordando conceitos de astronomia e geometria nos anos finais do ensino fundamental através da construção de um gnômom(2013-03-15) Schwerz, Cristiane CâmparaEste trabalho trata de uma atividade interdisciplinar envolvendo conceitos de física e matemática, numa ótica de vivências experimentais possibilitando a discussão e (re) construção de conceitos. A atividade consistiu na construção de um “gnômon”, o qual permitiu aos alunos desenvolverem outras habilidades que nem sempre estão presentes no cotidiano das aulas. Além do trabalho com material concreto foram utilizadas ferramentas computacionais para complementar o estudo de conceitos físicos e matemáticos envolvidos na atividade. A análise dessa atividade possibilitou alguns subsídios que podem melhorar o processo de ensinoaprendizagem, especificamente quando nos referimos a atividades pedagógicas que relacionam a teoria à prática.
- ItemAborto: análise critica sob as perspectivas ética e jurídica(2017-08-04) Wottrich, Micheli Raquel ErthalO presente trabalho de pesquisa faz um estudo sobre a evolução do aborto, desde uma perspectiva a partir de sua conceituação, sua posterior penalização, e agora a pretensão de descriminalizá-lo. Há de ser feita uma abordagem que além de permear os aspectos históricos envolvidos nisto, permeia igualmente os aspectos éticos e jurídicos envoltos ao tema, bem como a visão contemporânea sobre o tema e os principais debates nisto envolvido. Por fim, a presente monografia entende que aborto não é crime, pelo contrário, é um direito da mulher.
- ItemAbsenteísmo no serviço público: o caso do município de Esperança do Sul(2016-04-11) Silva, Tatiana Correa daAs organizações tanto públicas como privadas têm enfrentado um problema crítico que são os altos índices de absenteísmo. Para Chiavenato (2008, p. 88) ´´absenteísmo ou absentismo é a frequência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os colaboradores não comparecem ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os colaboradores se encontram ausentes do trabalho, seja por falta, por atraso ou algum motivo interveniente``. Os motivos mais frequentes do absenteísmo, segundo França (2011), consistem em: doenças, problemas de relacionamento interpressoal, desmotivação e insatisfação com o trabalho, problemas familiares, entre outros. Tais ausências afetam não somente o quantitativo de pessoas, mas também a qualidade dos produtos e serviços prestados. Sob essa perspectiva o presente estudo teve como temática o absenteísmo no serviço público e seu objetivo consistiu em identificar os motivos do alto absenteísmo por parte dos servidores públicos do Município de Esperança do Sul/RS no período de 2010 a 2014 propondo recomendações à Divisão de Recursos Humanos a fim de minimizar essa problemática e suas consequências. Esta pesquisa caracteriza-se quanto à natureza como pesquisa aplicada, quanto à abordagem pesquisa quanti qualitativa, quanto aos objetivos como pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos como pesquisa bibliográfica, documental e participante (ZAMBERLAN et al., 2014). O universo amostral foi a Prefeitura Municipal de Esperança do Sul, tendo como sujeito de pesquisa a própria pesquisadora, uma vez que exerce o cargo de escriturária responsável pela Divisão de Recursos Humanos. Os dados bibliográficos foram coletados em livros, periódicos, sites, monografias, teses e dissertações. Os dados documentais nos arquivos disponíveis na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Esperança do Sul e a pesquisa participante desenvolvida a partir do conhecimento e da observação da pesquisadora e servidora. Os dados foram tratados de forma quanti qualitativa. Num primeiro momento utilizou-se o programa Microsoft Excel para tabulá-los e demonstrá-los por meio de tabelas e gráfico. Para calcular os índices de absenteísmo optou-se pela fórmula apresentada por Marques e Neto (2006) que considera apenas os afastamentos de dias inteiros. Após analisou-se os dados com base no referencial teórico construído. Visando a conhecer o perfil de todos os servidores do Município de Esperança do Sul no período de 2010 a 2014 chegou-se aos seguintes resultados: a média anual foi de 190 servidores em sua maioria mulheres (53,8%). Quanto a geração predominante destaca-se a geração Y (41%). A maioria dos servidores são residentes no próprio Município (79,3%). Quanto ao estado civil 81,2% são casados ou encontram-se em união estável, possuem de um a dois filhos (66,8%) e foram admitidos no sexênio 2009-2014 (46%). Por fim, 66,3% são ocupantes de cargos efetivos e lotados na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (39,4%). Ao identificar os índices de absenteísmo destes servidores encontrou-se 21.798 dias de ausências ao trabalho, levando a um índice de 9,3% de absenteísmo no quinquênio 2010-2014. O ano eleitoral de 2012 apresentou o maior índice de afastamentos (11,2%). Tratando-se especificamente do perfil dos servidores absenteístas, média anual de 89 servidores, percebe-se uma semelhança nas características quando comparados com o perfil geral dos servidores. A maioria dos servidores absenteístas eram mulheres (57%); a geração predominante nestes servidores foi a geração Y (43%); a maioria dos servidores são residentes no próprio Município (83%); quanto ao estado civil 56% são casados ou encontram-se em união estável; possuem de um a dois filhos (69%) e foram admitidos no sexênio 2009-2014 (40%). Por fim, 78% são ocupantes de cargos efetivos, mais especificamente ocupantes dos cargos de professor, motorista, serventes de escola e operador de máquinas rodoviárias, e 42% dos absenteístas estão lotados na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Os três principais motivos das ausências ao trabalho foram, as licenças concedidas para tratamento de saúde (75,4%), as licenças maternidade (8,5%) e as licenças para tratar de interesses particulares (6%). Tem-se percebido que as faltas justificadas por atestado médico nem sempre são representativas de doenças propriamente ditas, muitas vezes funcionam como um pretexto que pode estar relacionado a divergências na organização ou problemas pessoais, como pode ser observado no biênio 2012-2013, que abrangeu o último ano de uma gestão e o primeiro de outra, apresentando o maior índice de licenças para tratamento de saúde (33,8%). Reis (et al., 2003) em seu estudo realizado com profissionais de enfermagem, relativo ao absenteísmo por doença, afirma que existe relação entre afastamento e vínculo empregatício. Neste estudo, a estabilidade no cargo é um agravante, pois os servidores estáveis sentem-se mais propensos a faltar ao trabalho do que os servidores contratados, os quais temem pela perda do emprego. O Município de Esperança do Sul ciente do aumento no número de servidores absenteístas tomou algumas medidas junto a Divisão de Recursos Humanos, tais como: o controle de frequência de todos os servidores por meio de registro no relógio ponto biométrico e a criação das Leis Nº. 1.240 e 1.241/2014 para incentivar e valorizar a assiduidade destes servidores. Por fim, com base nos resultados encontrados nesta pesquisa foram propostas à Divisão de Recursos Humano as recomendações a seguir: realizar um trabalho de conscientização acerca da importância do trabalho do servidor público para o bem comum, fazendo-se necessário ser realizado com comprometimento, eficiência, eficácia e efetividade; também, a realização de pesquisas semestrais de clima organizacional, visando a identificar as secretárias e cargos com maiores níveis de satisfação e insatisfação para com as políticas de gestão de pessoas. Outra forma de estimular a assiduidade e consequentemente diminuir os índices de absenteísmo é realizar uma alteração no Inciso II, artigo 17 da Lei 178/2001 tornando mais rígida a promoção por tempo de serviço, reduzindo o limite de 90 para 60 dias de atestado médico sem interrupção na contagem de dias para fins de promoção. Dentro do contexto organizacional muitos gestores têm consciência da presença do absenteísmo por parte dos trabalhadores, porém, não monitoram seus índices e também não avaliam suas consequências. Este problema agrava-se ainda mais na esfera pública, visto que, os recursos são oriundos dos impostos pagos pela população e ao faltar ao trabalho o absenteísta está prejudicando a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e consequentemente a si próprio, pois para além de ser um servidor é também um cidadão. Recomenda-se em um novo estudo buscar a identificação do absenteísmo-saúde, mais precisamente no que refere-se aos atestados médicos visando a verificar quais os CID´S (Código Internacional de Doenças) são mais presentes e analisar as causas destas patologias para averiguar se são decorrentes do trabalho ou não, de modo a evitar o adoecimento coletivo dos servidores. Por fim, o presente trabalho oportunizou uma realização pessoal da pesquisadora e foi uma oportunidade ímpar para adquirir novos conhecimentos teórico-práticos sobre o tema. Também, trouxe importante contribuição para a organização no sentido de gerar informações para a tomada de decisão, possibilitando manter informados gestores e servidores a respeito de índices, motivos e variáveis relacionadas ao tema, tendo em vista sua importância para a gestão de pessoas e a gestão organizacional.
- ItemAbusividades cometidas pelas seguradoras nas cláusulas limitativas do Direito dos Consumidores(2020-02-14) Tapia, Laura LídiaO presente trabalho busca analisar e compreender as abusividades cometidas pelas seguradoras por meio das cláusulas limitativas do direito dos consumidores, especialmente dada a importância das normas e princípios que asseguram o consumidor como parte vulnerável na relação consumerista, assim como analisar, a interferência do Poder Judiciário nestes conflitos, na medida em que cada vez mais há judicialização das relações sociais, em particular nos contratos de seguro, na tentativa de reestabelecer o equilíbrio contratual violado. Com uma pesquisa exploratória e em fontes bibliográficas, como também na análise de jurisprudências é demostrado que a proteção ao consumidor deriva do aparato legal e principiológico criado para estabelecer na relação de consumo o equilíbrio entre segurado e segurador, nesse sentido, é possível constatar que os princípios tradicionais dos contratos somados aos princípios específicos dos pactos securitários asseguram ao consumidor a interpretação mais favorável de cláusulas que violem o direito do segurado. Uma vez que, este contrato é considerado típico de adesão, cujas cláusulas são previamente formuladas pelo segurador, o que dificulta ou mesmo impede a negociação por parte do mais frágil na relação. Em sua forma conclusa, evidencia o posicionamento do Judiciário acerca das cláusulas limitativas e abusivas que versam sobre o agravamento do risco pelo segurado, a mora do segurado no pagamento do prêmio, as restrições de cobertura em seguro de dano em veículos, como também, o suicídio do segurado no seguro de pessoa.
- ItemO abuso inscrito no cenário social colonizado pela exploração em uma articulação ao desejo da pulsão de morte(2021-12-15) Andreolla, Vanessa Taís MüllerO abuso se faz presente nas mais diversas manifestações sociais, em evidência o abuso sexual. A análise do abuso enquanto sintoma social é um questionamento com grande pertinência no cotidiano, que vem atrelado ao desenvolvimento da sociedade brasileira desde a sua colonização. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa se desenrola em compreender o delineamento dessa trajetória de reconstruções e estigmatizações ao longo do tempo. A partir disso, procura-se o entendimento de como se coloca essa violência no social, e a sua ligação mais intrínseca com o abuso em si, uma vez que está configurada desde o estabelecimento social do país, em suas mais diversas faces de exploração, enraizada na vida dos sujeitos. Refletindo assim, sobre os questionamentos que circulam frente à pontuação do abuso inscrito nas relações subjetivas, e demarcam o cenário brasileiro desde seus primórdios até a contemporaneidade. Para o desenvolvimento do estudo, foi preciso explorar, através da revisão bibliográfica, a análise reflexiva do abuso sexual na configuração cultural, problematizando-o no laço social. Buscando entender qual o lugar do abusador nessa trama, em articulação com os conceitos psicanalíticos de gozo, pulsão de morte e a dinâmica do sadismo e masoquismo, que estruturam o sujeito fálico, através de textos freudianos e lacanianos. Para isso, é preciso que, ao abordar esse tema, ele possa atravessar e implicar com o contexto cultural, histórico e constitutivo, em processos que resultem mais perguntas do que respostas, possibilitando assim a reflexão do sujeito, e sua relação com o cenário em que está inserido e se estrutura.