Graduação
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Item 1984 e admirável mundo novo: uma análise comparativa(2017-08-25) Mombach, Vanessa VieiraAs obras distópicas 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley descrevem ambientes singulares, nos quais as sociedades já não possuem o livre arbítrio para tomar decisões, seja por conta da opressão ou mesmo por causa do condicionamento infringido aos indivíduos. Tanto Orwell quanto Huxley fazem, nessas obras, uma crítica à sociedade em que viviam, alertando as futuras gerações sobre os rumos da humanidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa de forma comparativa, ambos os romances, delimitando, para tanto, algumas categorias analíticas, como a configuração das sociedades, relações de poder, educação, cultura, linguagem e os personagens, analisando o enredo e relacionando as duas obras na tentativa de explicitar suas singularidades, similaridades e diferenças. Essa análise permitiu compreender como a ficção representa a realidade, o ser humano em sua busca por uma sociedade perfeita, impossível de ser construída. Nesse sentido, Orwell e Huxley souberam, como ninguém, tornar suas obras incrivelmente convincentes, fazendo com que o leitor sinta-se parte do ambiente por eles criado.Item A arquitetura como propiciadora de novas perspectivas : projeto de um centro técnico profissional para o município de Bozano-RS(2024-07-23) Bonini, BrunaA presente proposta arquitetônica, em nível de anteprojeto, objetiva desenvolver um Centro Técnico Profissional que profissionalizará jovens acima de 16 anos, os quais estão efetivando o ensino médio e desejam também realizar um curso técnico, assim como adultos, que pretendem buscar uma possibilidade de profissionalização e inclusão no mercado de trabalho no contexto atual. O presente projeto pretende disponibilizar nove cursos técnicos definidos conforme a demanda do município, visando oferecer uma infraestrutura física e os equipamentos específicos necessários aos cursos propostos. Considerando que o espaço construído influencia na qualidade de vida das pessoas, o projeto busca utilizar os elementos relacionados ao design biofílico, aproximando as pessoas da natureza, contribuindo no bemestar dos frequentadores do espaço. Além disso, o projeto objetiva favorecer o acesso de toda a comunidade, possibilitando conhecer o espaço e utilizá-lo, por meio de um auditório destinado à realização de eventos, tendo em vista que o município carece de espaço como este, além de espaços de convivência ideais para a troca de experiências entre os indivíduos. A presente pesquisa abordará, brevemente, um histórico geral acerca da profissionalização técnica no mundo, no país, no estado do Rio Grande do Sul e no município de Bozano, além de evidenciar um embasamento teórico acerca da classificação do tema, das legislações e normativas Nacionais, Estaduais e Municipais, imprescindíveis para o atendimento das exigências de segurança e de padronização do projeto, assim como assuntos relevantes para a complementação da pesquisa. Serão analisados quatro projetos educacionais, duas instituições voltadas ao ensino técnico, uma escola de educação básica e um Centro Educativo com enfoque ao design biofílico, todos fundamentais ao estudo dos aspectos arquitetônicos e ambientais. Subsequentemente, será apresentado o terreno e seu entorno imediato, favorecendo uma visão ampla do contexto urbano o qual o Centro Técnico Profissional será inserido, com a apresentação de mapas de levantamentos e registros fotográficos. Em seguida a conceituação, o programa de necessidades, o pré-dimensionamento, o organograma e o fluxograma serão expostos, considerando que são ferramentas úteis no estudo arquitetônico para a elaboração futura da proposta arquitetônica do Centro Técnico Profissional. Palavras-chave: Projeto Arquitetônico. Ensino Técnico. Profissionalização. Design Biofílico.Item A constituição do sujeito na atualidade: entre a felicidade e o mal-estar(2024-03-25) Malaquias, Laura SouzaO presente trabalho visa abordar os desdobramentos subjetivos que o sujeito é capaz de produzir frente ao sistema capitalista atual, onde está inundado pelo discurso sensacionalista e alienante, cujos efeitos podem colocá-lo enquanto peça de um sistema que se retroalimenta, inferindo o gozo ilimitado acima das restrições precursoras do desejo, sendo este que o move. Nesta pesquisa bibliográfica buscou-se considerar o sujeito atravessado pelo social e seu processo de estruturação perpassado pela História. Para isso, foi necessária a compreensão dessa passagem desde sua forma mais primitiva à civilizada que se encontra nos dias atuais, configurada enquanto cultura do consumo, passando a investigar a influência que esta exerce sobre o sujeito, bem como as particularidades presentes na forma de subjetivação. Cabe mencionar a atualidade do tema devido ao acelerado ritmo dos processos sociais. A modo de conclusão, não busca-se apresentar uma solução frente ao consumo excessivo, mas instiga-se a pensar um caminho de enfrentamento apostando em uma possibilidade de se promover o (re)aparecimento do sujeito do desejo. Isso posto, percebe-se que o tema não se esgota visto a relevância da temática em um todo e as possibilidades de abertura para além das desenvolvidas na presente escrita. A revisão acerca da temática ocorreu por meio de análise do material científico já elaborado através da revisão bibliográfica em livros e plataformas online, bem como outros materiais de apoio, buscando em grandes pensadores da contemporaneidade, incluindo os da teoria psicanalítica como Sigmund Freud e Jacques Lacan enquanto interlocutores paraItem A cultura como um bem comum : projeto de uma nova Biblioteca Pública e centro sociocultural e lazer para a cidade de Ijuí/RS(2024-07-23) Carvalho, Leonardo HenriqueO presente trabalho consiste na atual situação da Biblioteca Municipal, da cidade de Ijuí. Na qual, esta não possui infraestrutura adequada e não atende a todos os requisitos exigidos pelas normas no que refere ao funcionamento das bibliotecas públicas. Com isso, será proposto ao município a realização de uma nova Biblioteca Pública, com centro sociocultural e lazer integrados ao complexo, que terá como intuito atender toda a população de Ijuí e distritos satélites. A nova Biblioteca Pública e Centro Sociocultural e Lazer de Ijuí, visa melhorar a relação da população com a cultura, sendo um local atrativo que estimule o prazer pela leitura e adquirir conhecimento. Sendo um local atrativo e agradável, a nova edificação contará com ampla biblioteca para armazenagem de todo o acervo, e permitir que a instituição possa adquirir mais. Espaço de midiateca, utilizando a tecnologia, que é tão presente nos dias atuais, como grande aliada. Espaço educacional, onde serão promovidas aulas de cunho cultual, como teatro, música e dança. Área livre, no exterior da edificação que poderá ser utilizada pela população como um local de lazer e descanso. No projeto serão aplicadas todas as vertentes da arquitetura, afim de promover a melhor experiencia possível aos usuários e visitantes, independentemente de classe social, crença, raça, ou faixa etária. A pesquisa quanto a natureza é aplicada de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos refere-se a uma pesquisa explicativa e aos procedimentos técnicos aborda pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudos de caso, pesquisa de campo e fase criativa. O delineamento baseia-se através da escolha do tema, em seguida é desenvolvido o referencial teórico, posteriormente é realizada as análises de modelos, sendo analisados quatro casos, após é feito o levantamento do entorno imediato do local a ser implantado o projeto, efetuado programa de necessidades, pré-dimensionamento, organograma e fluxograma, para então ser iniciado o projeto arquitetônico, que contemplará detalhamentos e projetos complementares, com isso será realizada a revisão e por fim a conclusão do trabalho de conclusão de curso. Portanto, a proposta de criação da nova Biblioteca Pública e Centro Sociocultural de Lazer para Ijuí, busca transformar a visão da população em relação a este espaço, quebrando paradigmas historicamente instaurados, atendendo todos em âmbito geral, oferecendo espaços satisfatórios que correspondam as atividades de cada setor. Um local que promova o crescimento intelectual e reflexivo da população. Palavras-chave: Biblioteca Pública, Cultura, Projeto ArquitetônicoItem A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-03-14) Faccin, LarissaO presente estudo é uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como tema a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é compreender o papel da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar a utilização do livro infantil como um recurso pedagógico (mas não se limitando a isso) para o desenvolvimento do letramento na escola. Para realizar este estudo, foram feitas leituras e estudos a partir de autores que são autoridades no assunto, tais como: Abramovich (1999), Altamirano (2016), Ariès (1978), Candido (1995), Coelho (2000), Corso e Corso (2006), Cosson (2006), Frantz (1997), Ferreiro (1999), Lajolo e Zilberman (1988), Lobato (1916), Ritter (2009), Saraiva (2001), Soares (2006) e Zilberman (2003), bem como análise de livros de literatura infantil presentes nas bibliotecas escolares. A literatura infantil faz parte da formação do sujeito, aborda diversas questões do mundo atual e ajuda o sujeito leitor a compreender a sociedade em que ele está inserido. Ainda, ela torna o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, criativo, instigando a curiosidade e a imaginação, proporcionando à criança momentos de reflexão e expressão. A alfabetização, o letramento e a literatura infantil são fundamentais para a construção do conhecimento e devem ser desenvolvidas com o intuito de que isso se torne uma prática social. Na alfabetização, a literatura infantil caracteriza-se por ser formadora de um sujeito leitor, por isso podemos afirmar que ela, fazendo-se presente no processo de alfabetização, pode proporcionar à criança um conhecimento sobre o seu mundo, sobre si mesma e as relações que podem ser construídas na sociedade. Diante disso, é necessário que façamos com que os professores reflitam sobre o uso da literatura infantil na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais. Para isso, o presente trabalho propõe uma abordagem metodológica para o 1º ano, visando incentivar o trabalho em sala de aula, considerando que o letramento literário no processo de alfabetização e letramento, possibilita a criança ser capaz de dialogar em qualquer tempo e em qualquer espaço com diferentes culturas. Palavras-chave: Literatura infantil; alfabetização; metodologia; reflexão; letramento.Item A incapacidade do Estado em regular a liberdade de expressão na internet não indexada (DEEP WEB)(2024-07-02) Martins, Lucas BrombergerO presente trabalho de conclusão de curso, com o objetivo elucidativo, faz uma análise dos Direitos Fundamentais, sua positivação constitucional, no âmbito digital, visto que, as ferramentas tecnológicas se mantêm em constante evolução e a capacidade do estado em regular a liberdade de expressão é vista como falha. Analisa o anonimato como forma possibilitadora, caracterizando ato de resistência, para em locais da web, os usuários possam se conectar e expressar suas ideias. Aborda a jurisdição substituída e a atual, onde prevê forma de solução para o regulamento dos Direitos Fundamentais mas consequentemente a falta de regulação devido a evolução vertiginosa das ferramentas na web e, com isso, uma morosidade processual que vem provocando muitos questionamentos. Estuda as formas e dispositivos dispostos na web, que proporcionam o anonimato além do esperado pelo Estado. Faz uma breve análise das propostas legislativas e tece considerações sobre as mesmas. Finaliza concluindo que se deve priorizar a pacificação social e, diante dessa prioridade, a necessidade de criação de demais dispositivos legais, além de conceituar e trazer entendimento a respeito da atribuição demasiada dos Direitos Fundamentais aos usuários da rede e, com isso, o que pode causar. Palavras-Chave: Direitos Fundamentais; deep web; liberdade de expressão.Item A intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da educação sexual(2024-03-25) Santos, Alexa Fagundes dosO presente estudo concentra-se na investigação da intermediação do professor no processo de ensino-aprendizagem da Educação Sexual nas escolas, considerando a complexidade dessa temática e sua urgência no contexto político e social brasileiro. Diante do crescimento de movimentos conservadores e fundamentalistas a partir de 2015, a pesquisa aborda o retrocesso nas conquistas históricas da Educação Sexual, destacando o impacto da eleição presidencial de 2018. Com a mudança na presidência em 2023, surge a expectativa de resgatar a emancipação e o papel da educação e sexualidade no Brasil. A pesquisa adota a teoria da mediação pela perspectiva histórico-cultural como base, destacando a importância dessa abordagem na formação de professores e na atuação nas escolas brasileiras. O objetivo principal é refletir sobre o papel do professor como intermediador na transmissão de conhecimentos sobre Educação Sexual, contextualizando-a política, social e historicamente. A metodologia é qualitativa e exploratória, utilizando a revisão narrativa de produção acadêmica-científica. A pesquisa bibliográfica se concentra em palavras-chave específicas, preenchendo uma lacuna na relação entre psicologia histórico-cultural e Educação Sexual. Os três capítulos conceituais exploram a evolução histórica da Educação Sexual no Brasil, a importância da mediação pedagógica na teoria de Vygotsky e os desafios e perspectivas na formação docente para a Educação Sexual. Ao analisar a trajetória histórica da Educação Sexual no Brasil, desde os desafios enfrentados na década de 1930 até os movimentos conservadores recentes, a pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem aberta e inclusiva. A mediação, conforme discutida por Vygotsky e outros autores, emerge como uma prática essencial no ambiente educacional, conectando o sujeito ao conhecimento e facilitando o desenvolvimento humano. O capítulo dedicado aos desafios na formação docente para a Educação Sexual destacou a necessidade de superar lacunas na capacitação, destacando o papel crucial da escola na formação de cidadãos críticos e autônomos, incluindo uma educação sexual emancipatória. A mediação do professor, conforme destacado por diversos autores, revela-se fundamental na promoção do diálogo, da compreensão e do respeito. A interseção entre psicologia e Educação Sexual evidencia o papel crucial do psicólogo na abordagem da sexualidade, não apenas orientando os estudantes, mas também contribuindo para a formação continuada dos professores. A formação docente é reconhecida como peça-chave na promoção de práticas educativas que favorecem o diálogo e a compreensão em torno da sexualidade. Em síntese, a pesquisa destaca a importância da Educação Sexual como elemento fundamental na formação integral dos estudantes, enfatizando a necessidade de políticas públicas que fomentem a formação continuada dos professores. A abordagem histórico-cultural emerge como uma via promissora para promover uma Educação Sexual emancipatória. A pesquisa conclui com uma provocação sobre a ausência da psicologia na formação de professores, abrindo caminho para futuras investigações sobre essa lacuna e a promoção de uma colaboração mais estreita entre psicologia e educação. Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural; formação docente; mediação pedagógica; desafios sociais; Educação Sexual.Item À margem de uma significação: a transmissão da língua materna do imigrante colono alemão no Brasil e os não ditos em face ao suícidio(2021-12-30) Weber, Camila EduardaMunicípios brasileiros de colonização alemã apresentam, atualmente, índices de suicídio extremamente elevados, considerados os mais expressivos do país. Esse ato que atravessa a história da humanidade, tem sido relacionado, na contemporaneidade, às produções sociais de um determinado núcleo comunitário, tal como proposto inauguralmente por Durkheim. Dessa maneira, no presente estudo articulam-se as construções dos colonos alemães no Brasil, no decorrer da história, por meio da demanda subjetiva que se exprime pelo ato de imigrar, discutida por Calligaris. Acerca disso, é referida, sobretudo, a língua materna desses sujeitos, trabalhada por Melman, bem como a perda e a sua proibição, especialmente, em decorrência dos reflexos do nazismo no Brasil, e o que fica, desse modo, na ordem da impossibilidade da enunciação para estes que se encontram referenciados aos significantes dessa imigração. Isso se deve ao fato de que, estes sujeitos não dispuseram de recursos para empreender uma simbolização do referido processo, dispondo-os à margem e produzindo não ditos, os quais buscam uma ancoragem simbólica através do suicídio.Item A percepção de professores sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física(2023-10-26) Dias, Felipe KorbEste trabalho tem a finalidade de fundamentar o problema, objetivo geral e específicos deste trabalho, e ampliar as compreensões sobre o processo de formação de professores acerca da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, serão contemplados alguns conceitos teóricos da área. O referencial teórico está organizado em três tópicos. A metodologia teve abordagem qualitativa, utilizou-se um questionário e análise de conteúdo de (BARDIN, 2016). Concluiu-se que realizar um planejamento diante das adversidades do contexto da escola é um desafio muito grande para estes docentes. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do Ensino Fundamental, que são os principais responsáveis pela construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva e acessível. Palavras-chaves: Formação Inicial. Ensino Fundamental. Professores de Educação Física.Item A regularidade ambiental e a corresponsabilidade das instituições financeiras no financiamento de projetos com riscos de impacto ambiental no agronegócio brasileiro(2024-07-02) Jesus, Daíza Cristiane deO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise do contexto histórico de meio ambiente e sustentabilidade, através da análise de textos normativos, da doutrina especializada, estudos científicos e entidades de grande respaldo, a fim de discutir as premissas do desenvolvimento sustentável tendo como matriz a dignidade humana e os princípios da Constituição de 1988, a qual prevê como direito fundamental o meio ambiente ecologicamente equilibrado. O trabalho insere a variável do agronegócio e do respaldo legal ambiental dos financiamentos voltados a este setor da economia, avaliando a corresponsabilidade civil das Instituições Financeiras. Deste modo, a partir da união das áreas do direito civil, ambiental e bancário, analisa-se neste trabalho a possibilidade do desenvolvimento econômico e sustentável do país, com vistas ao setor do agronegócio, a partir da mitigação dos riscos ambientais e da observância da legislação brasileira, quando financiados projetos ou atividades com risco de impacto ambiental. Palavras-Chave: Meio ambiente. Sustentabilidade. Agronegócio. Responsabilidade Civil das Instituições Financeiras. Poluidor indireto.Item A violência contra a imagem do feminino a partir de articulações psicossocioculturais(2024-07-02) Backes, PatríciaA violência contra o feminino é um fato sócio-histórico-cultural, fruto de uma sociedade fundada a partir de uma cultura de masculinidade hegemônica cujas consequências reverberam ainda hoje. Há uma prática discursiva que permeia as relações de poder que legitimam a moral e um ideal de comportamento destinado ao feminino e ao masculino, em uma esfera de biopoder que prevalece o homem sobre a mulher. Neste sentido, perfis desviantes que extrapolam os limites simbólicos e não se encaixam dentro da binaridade feminino ou masculino, são levados à margem da sociedade e sendo alvo de violência, considerando que o Brasil pelo 13º ano consecutivo é o país no qual mais ocorre transfeminicídio. Este trabalho de conclusão do curso de psicologia, visa compreender as articulações psicossocioculturais que estabeleceram ao longo dos tempos, as relações entre o feminino e o masculino e a violência contra a imagem do feminino como sintoma social. Palavras-chave: Feminino. Masculino. Psicanálise. Subjetividade.Item A visualização do universo como ferramenta para valorização da ciência e da cultural local: projeto de um planetário para a cidade de Ijuí-RS(2024-05-07) Prediger, Paula WeberPlanetários são espaços educativos não formais que complementam o ensino formal através da divulgação e difusão do conhecimento científico e auxiliam na apropriação do conhecimento como um bem cultural. Não existem Planetários na cidade de Ijuí e o objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta arquitetônica para a implantação de um empreendimento do tipo, destinado a divulgar a astronomia e proporcionar entretenimento para a população. A história da astronomia é conhecida desde as primeiras civilizações e hoje os planetários são espaços de educação e até teatrais. Foram analisados três modelos de Planetários, um de grande porte na China, um de médio porte na Argentina, e um pequeno, em Bagé, com base nos quais se identificaram os ambientes indispensáveis, atrativos e adequados para o projeto. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e documental, estudos de caso, pesquisa de campo e criação de projeto arquitetônico. O Planetário, com conceito ligado à Astronomia Indígena, deve ser um espaço voltado para a astronomia ocidental e indígena, que podem se complementar em estudos específicos, ou serem trabalhadas separadamente. Este conceito tem como objetivo a inclusão social das comunidades indígenas. Palavras-chave: Astronomia. Kaingang. Guarani. Arquitetura.Item Abandono afetivo dos pais e suas consequências(2018-09-14) Silveira, Roselene Garcês de OliveiraO presente trabalho de pesquisa monográfica faz uma análise à evolução em torno do divórcio e das consequências quando se tem filhos menores, sendo que é através da afetividade que nos identificamos com outras pessoas, por isso uma criança carente de afeições terá dificuldade para se relacionar com outros indivíduos, podendo desenvolver uma série de problemas psicológicos e irreparáveis, afetando sua personalidade, tendo dificuldade de aprender e desenvolver-se ao longo de sua vida. Sendo que os pais têm deveres com os filhos muito além do reconhecimento civil ou judicial, a obrigação de assistência a esses não se resume em somente alimentos, este fonte de sobrevivência, e sim em afeto. A importância deste tema é muito relevante na sociedade, pois é preciso dar atenção especial às nossas crianças, que serão o futuro de nossa sociedade.Item Abandono afetivo inverso: a possibilidade de responsabilização civil dos filhos ante a omissão do dever legal de cuidado(2022-04-18) Szymczak, TacyanaO presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil dos filhos pelo abandono afetivo dos pais idosos, também denominado de abandono afetivo inverso. Tem como objetivo primordial apurar tal possibilidade à luz do ordenamento jurídico brasileiro, diante da ausência de previsão legal expressa, seguindo o método de abordagem hipotético-dedutivo. Para tanto, discorre sobre a proteção conferida ao idoso pela legislação brasileira, os princípios que regem as relações familiares e o dever legal de cuidado atribuído aos filhos em relação aos pais. Analisa o instituto da responsabilidade civil e busca demonstrar a sua aplicabilidade ao abandono afetivo inverso, baseada, principalmente, na violação do dever legal de cuidado. Apura o posicionamento do Poder Judiciário. Finaliza concluindo que é possível atribuir responsabilidade civil aos filhos pelo abandono afetivo inverso, em ação de indenização por dano moral a ser movida pelo idoso em face dos filhos.Item Abandono afetivo: os porques da compensação moral(2014-04-29) Oliveira, Alessandra Zanfra deO presente trabalho monográfico faz uma analise sobre o abandono afetivo dos pais em relação aos filhos, busca primeiramente demonstrar o conceito da família tradicional até a família contemporânea, nas quais as relações familiares estão muito mais ligadas pelo laço do afeto. Dentro deste contexto se discute sobre o abandono afetivo, suas consequências e responsabilizações civis, percebendo-se que o abandono afetivo é questão de suma importância, sendo que pode gerar danos psicológicos aos filhos abandonados, provocando reparação por danos morais.Item Abandono docente dos professores de educação física na rede estadual e municipal de ensino: um estudo de caso(2018-08-22) Dela Vechia, Marieli UllrichEsse trabalho tem como tema o Abandono Docente onde que a partir deste introduzir e investigar sete professores da área na região do noroeste do estado. Onde meu método de pesquisa será a partir de um estudo de caso, descritivo, oral, verbal, o formato é o levantamento de dados, realizando questionários onde citado dados pessoais (idade, profissão, nível de escolaridade, gênero, estado civil, local de residência, nacionalidade, agregado familiar, conversando com o profissional. Podendo entender o principal motivo desse abandono no decorrer da carreira. Sendo que o abandono não precisa ser necessariamente o afastamento da escola, mas sim a falta de motivação de planejar as aulas, de buscar novos conceitos, novos conhecimentos para passar em sala de aula tanto na prática como na teoria. Assim, a Educação Física tem como principais funções interligar movimento com a expressão corporal, desenvolver as emoções e a capacidade cognitiva, baseando-se numa metodologia preferencialmente lúdica. No entanto, percebi que no fim da minha formação pude observar diferentes formas de abandono docente, sendo eles afastando- se da escola ou até mesmo continuando, mas desmotivados. Considero que ao terminar está minha pesquisa, percebi que muitos professores estão na fase de abandono docente, mas que não tem conhecimento do assunto em relação ao abandono, percebe-se que os professores estão muito desmotivados e exaustivos em relação ao ser professor, desencadeando a partir deste o abandono docente no decorrer da sua carreira.Item Abolicionismo animal: aspectos éticos sob uma perspectiva ambiental e social(2019-09-06) Corá, Elisiane AzambujaA fim de percorrer uma realidade exploratória, este trabalho busca a compreensão de um dever ético com o intuito de inclusão de outras espécies como seres de direito. O caminho que segue uma sociedade de consumo esconde fatores morais e emocionais aos quais os seres humanos mascaram para não abrir mão de seus prazeres pessoais. Além disso, desconhecem os impactos ambientais que a indústria de produtividade acarreta ao meio ambiente e o comprometimento individual da nossa saúde que está ligado diretamente ao consumo da carne, que passa por inúmeros processos até chegar a nossa mesa. Ademais, o compromisso desta escrita não é desmerecer outras lutas, tão pouco outras minorias que lutaram e ainda lutam por seus espaços, mas a inclusão desta causa como um compromisso ético que merece o conhecimento da realidade de animais não humanos e por conseqüência que possamos desenvolver a empatia necessária para que não ocorra mais a condenação de seres inocentes.Item A abordagem das lutas nas aulas de educação física escolar: o que pensam os professores?(2018-08-27) Lima, Elizandra Massaia deAs lutas são práticas corporais de importância histórica e social que existem há muito tempo e fazem parte da cultura corporal de movimento. Por isso é um importante tema a ser utilizado nas aulas de Educação Física escolar. No entanto, diversos autores apontam que raramente esse eixo de ensino é desenvolvido nas aulas dessa disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de professores de Educação Física que atuam em escolas de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, sobre o ensino da luta nas aulas de Educação física escolar e seu processo de desenvolvimento. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, com dez professores que atuam em escolas de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos através de um questionário com perguntas abertas. Os resultados permitem afirmar que os professores consideram o tema importante e relevante para os alunos e que julgam possível trabalhar essa temática. Entretanto, de modo contraditório, não desenvolvem o tema lutas em suas aulas. O principal motivo para tal situação – segundo eles – é a falta de conhecimento sobre o assunto, especialmente por não terem um componente curricular em sua formação que ofereceu saberes suficientes para o ensino.Item Uma abordagem sobre a questão da mulher presidiária no Rio Grande do Sul: um estudo sobre as detentas do presídio estadual de Santa Rosa(2019-02-11) Borcheidt, TassianaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito discutir as peculiaridades do encarceramento feminino, na perspectiva dos direitos consagrados no ordenamento jurídico brasileiro e da realidade da execução da pena de prisão, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, que cumprem sua pena dentro de um sistema prisional pensado para homens, onde constantemente, há violação dos seus direitos fundamentais. É notório o descaso do Poder Público que na maioria das vezes, e, em grande parte dos presídios, omite e desrespeita os direitos das mulheres restringindo direitos essenciais como a manutenção da unidade familiar. Para verificar a aplicabilidade dos direitos constitucionais e da legislação infraconstitucional em relação as presidiárias, o trabalho faz uma pesquisa de campo no presídio de Santa Rosa, RS, e analisa os dados do encarceramento de mulheres no Brasil.Item Abordagem sobre métodos de cálculo de energia incidente: estudo de caso(2020-03-02) Gütler, Leonardo BonfadaEm qualquer serviço envolvendo energia elétrica a segurança do trabalhador e o cuidado com a vida vem em primeiro lugar. Nem sempre é possível realizar uma intervenção em uma instalação elétrica com ela desenergizada, portanto os trabalhos realizados em instalações energizadas devem ser sempre acompanhados por medidas de segurança capazes de mitigar os riscos existentes. Um dos principais riscos associados é a energia incidente oriunda de um arco elétrico na instalação. O presente trabalho tem por objetivo apresentar o fenômeno do arco elétrico, suas características físicas, categorias de roupas de proteção, métodos matemáticos para o cálculo de energia incidente e apresentar as normas vigentes que tratam sobre arco elétrico. Por fim é aplicada a metodologia para determinar os níveis de energia incidente em uma instalação real e são propostas ações de melhoria no sistema.