Pós-Graduação - Lato Sensu
URI Permanente desta comunidadehttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/68
Navegar
Navegando Pós-Graduação - Lato Sensu por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 674
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Abordagens nutricionais para a prevenção e tratamento da obesidade na infância e adolescência(2012-05-11) Müller, GracielaEste trabalho teve como objetivo estudar os métodos de abordagem nutricional educativa para prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade na infância e adolescência. Para isso foram selecionados artigos dos últimos 10 anos e avaliados os seguintes aspectos: Tipo de intervenção ou abordagem, tempo de acompanhamento, resultados encontrados e inovação na abordagem nutricional. Os resultados demonstram que os trabalhos mais efetivos são os que consideram as dúvidas e curiosidades das crianças e adolescentes, bem como os que tornam o ambiente de aprendizado mais participativo e criativo. Destaca-se que a adesão às mudanças e ajustes no padrão alimentar e estilo de vida da criança ou do adolescente, devem também ser incorporados por toda a família. É necessário que todos estejam envolvidos na busca para uma melhor qualidade de vida e que isto se inicie através do ambiente familiar.Item Acadêmico empregado e estresse: um novo olhar para o curso de Administração da UNIJUÍ câmpus Três Passos(2014-08-06) Barriquello, CarliseEste artigo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de uma comparação de pesquisas realizadas nos anos de 2010 e 2013 com os acadêmicos empregados do Curso de Administração da UNIJUÍ Câmpus de Três Passos. Buscou-se verificar a presença de sintomas de estresse ocupacional e as estratégias de enfrentamento utilizadas. O presente estudo classificou-se como pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos foi uma pesquisa bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. A amostra era não probabilística e se utilizou da técnica de amostragem por conveniência. Participaram da pesquisa 57% dos alunos matriculados no segundo semestre de 2013. Os sintomas mais encontrados, físicos: cansaço, distúrbio do sono e dificuldade com a memória; psicológicos: ansiedade, conflitos interpessoais e insegurança nas decisões. Em 2013, nas Estratégias de Enfrentamento os acadêmicos investiram mais na autoestima, na prática de atividades físicas e na leitura de livros. Os dados encontrados foram similares à pesquisa de 2010, porém os participantes apresentaram sinais de estresse mais altos. Houve a melhora das variáveis de Estratégias de Enfrentamento e Cuidados com a Saúde.Item Ação rescisória baseada na inconstutucionalidade superveniente no NCPC(2016-12-20) Moreira, William Grégori EndlO presente artigo aborda a alteração trazida no artigo 525, 15 no NCPC, Lei nº 13.105/15, o qual passa possibilitar a ajuizamento de ação rescisória contra decisão, baseada em lei ao ato normativo considerando inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, afirmando ainda que o início da contagem do prazo para a rescisória se dá do trânsito em julgado da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Analisar-se-á ainda, os impactos de tal alteração na coisa julgada e consequentemente na segurança jurídica, os quais são pilares da nossa Constituição Federal, observando também o atual posicionamento do STF e a influência de tal redação neste posicionamento.Item O acesso a serviços financeiros por meio de caixas eletrônicos: uma análise da utilização pelos associados de uma cooperativa de crédito(2012-08-28) Dresch, Luciana PatriciaMudanças significativas têm ocorrido no atendimento aos clientes que utilizam os serviços oferecidos pelas instituições financeiras. E a utilização de tecnologias vinculadas ao serviço de autoatendimento bancário buscam proporcionar aos seus clientes maiores facilidades, além de buscar garantir a segurança das transações bancárias objetivando agilizar o atendimento tornando mais cômodo e padronizado. O objetivo deste artigo é analisar a utilização pelos associados de uma Cooperativa de Crédito aos produtos e serviços oferecidos nos caixas eletrônicos. Para coleta das informações primeiramente foram efetuadas pesquisas de dados bibliográficos, onde é relatado conceito referente a Serviços, Autoatendimento e automação Bancária, resistência a utilização da tecnologia e Cooperativas de Crédito. Para o estudo utilizou-se dados secundários obtidos através do relatório de Canais da Central Sul e foram analisados de forma qualitativa. Onde foi possível a partir do grau de utilização dos associados aos serviços disponibilizados via caixa eletrônico identificar que sobre o total de transações efetuado na Cooperativa de Credito de Livre Admissão de Associados Serro Azul – Sicredi União RS. 24,47% são efetuados via caixa eletrônico. As unidades que tem maior índice de transações financeiras efetuadas via caixa eletrônico são as unidades de porte Grande I com 26,38% do total de suas transações efetuadas via este canal, e que considerando o total de caixas eletrônicos que a Cooperativa possui esta sendo utilizados 69,14% da capacidade de transações via este canal. E que de 22 serviços oferecidos via caixa eletrônico os serviços saque e deposito em conta corrente representam 84% do total de transações.Item Acidente de trajeto e a reforma trabalhista sob a ótica previdenciária(2019-05-20) Cembranel, Juliana MartiniO acidente de trajeto é aquele infortúnio que ocorre no percurso residência-trabalhoresidência, podendo ser a pé, carro, ônibus ou qualquer outro meio de locomoção. Com a reforma trabalhista e a exclusão da hora in itinere, houve uma interpretação diferente. No entanto ótica previdenciária continua a de que o acidente de percurso é equiparado ao acidente de trabalho, gerando os mesmos benefícios previdenciários e trabalhistas. Diante desta situação faz-se uma análise do tema nas situações em que se presentam no cotidiano das relações de emprego.Item Os acidentes de trabalho no município de Ijuí e os impactos causados(2019-02-07) Mastella, Camila GonçalvesOs Acidentes/doenças ocupacionais podem causar lesões, danos psicossociais e óbitos. Provocam impacto econômico, na saúde e previdência. O Brasil encontra-se classificado como o 4º colocado no ranking mundial em acidentes de trabalho fatais. É um problema de saúde pública. Objetivo: Realizar revisão de literatura sobre o numero de acidentes de trabalho no município de Ijuí, e os Impactos gerados na percepção da vitima. Métodos: Revisão de literatura. Foram levantados documentos entre os anos de 2012 a 2018, por meio do banco de dados do Dataprev, smartlab, que registram as notificações do SINAN, SIST e CATs, além da elaboração da entrevista estruturada para a identificação e classificação dos impactos causados pelo acidente de trabalho. Resultados: Diante das mais diversas fontes observa-se um elevado numero de notificações além de necessário uma analise dos resultados gerais, visto a divergência de valores, onde em nenhum dos sistemas as notificações de acidentes e doença ocupacionais são semelhantes. Em relação aos impactos identificados observa-se uma correlação importante entre eles devido ao tipo de acidente, além da configuração social da vitima. Conclusões: Trabalhador e empresas precisam adotar processos de gestão voltados para prevenção, vigilância, gestão de riscos, educação e notificação. A adoção dessas práticas possibilitará redução dos custos no sistema de saúde/ econômico do País, evitando gastos excessivos pela Previdência Social. No Brasil, há poucos estudos sobre custos dos acidentes de trabalho e seus impactos sobre o indivíduo, divergindo da realidade atual, onde os acidentes de trabalho excluem milhares de profissionais de suas atividades em razão das consequências psicossociais causadas pelos acidentesItem Ações propostas para redução de tempo de set-up em processo de solda robotizada(2016-11-18) Schumann, Adriano LeonardoA presente análise tem como objetivo apresentar a literatura existente à respeito das técnicas e métodos utilizados pela indústria na busca pela redução dos tempos de set-up em processos de manufatura. A análise de uma situação real na indústria também é apresentada, visando detectar as causas de desperdícios de tempo em um processo de troca de dispositivos de solda em uma operação de soldagem robotizada. Através de técnicas de análise e detecção das causas dos desperdícios detectados, foi possível determinar diversas ações que, se implementadas, podem trazer benefícios significativos no que se refere à redução de tempo de troca de ferramentas nesta operação de solda. A busca pelo SMED (Single Minute Exchange of Die, ou Troca de Ferramentas em menos de 10 minutos), além do ganho direto de produtividade, permitem uma maior flexibilidade fabril, garantindo uma melhor aderência às variáveis demandas do mercado consumidor.Item Adequação de elevador de cereais às Normas de Segurança NR 12 E NPT 027(2019-02-06) Zillmer, JonasEste trabalho apresenta o estudo das normas NR 12 e NPT 027 voltado para os itens necessários para adequação de um elevador agrícola, sendo que, tem-se mais do que uma norma para ser cumprida em apenas um equipamento. Todas as partes deste equipamento devem ter o mesmo nível de atenção, desde a forma, sentido e distância de fixação dos clipes para o cabo de linha de vida até as especificações dos componentes utilizados. As barras horizontais corrugadas, plataformas contendo barras laterais com rodapés na base e escadas tipo marinheiro com guarda corpo são detalhes que tornam o equipamento mais seguro. Também serão abordados alguns pontos importantes, tais como inspeções periódicas nos equipamentos, planos de limpeza, treinamentos e cuidados a serem tomados para evitar acidentes indesejados.Item Adequação de maquinário em microempresa do setor moveleiro visando atender as especificações da NR-12(2018-07-11) Frohlich, Gabriel KielingA segurança em microempresas do setor moveleiro sempre foi um assunto preocupante na sociedade pois o número de acidentes e amputações é expressivo, fazendo com que a necessidade de medidas de proteção e redução de riscos ao trabalhador seja cada vez mais urgente. Para que tais medidas possam ser tomadas, o Ministério do Trabalho e Emprego criou as Normas Regulamentadoras que constituem parte dos instrumentos legais utilizados pelo governo para a fiscalização das empresas e como guias para o controle da Saúde e Segurança no Trabalho nas empresas. A Norma Regulamentadora 12, em especial, estabelece as medidas de segurança a serem adotadas na instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando a prevenção de acidentes do trabalho. Este trabalho caracteriza-se como estudo de caso de uma microempresa do setor moveleiro, tendo como objetivo uma análise qualitativa de três máquinas utilizadas nesta microempresa para comparar com os critérios exigidos pela NR-12 e propor as mudanças necessárias para adequar as máquinas aos critérios da norma, desta forma, este trabalho pode servir com um guia para estudos de adequação deste tipo de maquinário. Após a realização dos estudos propostos neste trabalho, conclui-se que é possível realizar a adequação do maquinário utilizado nesta microempresa do setor moveleiro, mitigando assim os riscos de operação e provendo segurança aos operadores.Item Adequação de unidade armazenadora de cereais de acordo com as NRS 33 e NR 35(2018-12-20) Baiotto, MatiasEste trabalho apresenta o estudo de adequação de uma unidade de recebimento de grãos, o avanço da produção agrícola com aumento da demanda por processos de beneficiamento e armazenagem de grãos. A segurança do trabalho é fator determinante para assegurar a qualidade plena e o controle ambiental, depois da colheita, os cereais são levados pra as unidades de beneficiamento e armazenagem, onde passam por processos operacionais como o recebimento, limpeza, secagem, armazenagem e expedição. Nessas unidades observa-se nos procedimentos a ocorrência de trabalho em altura e em espaços confinados, os trabalhadores estão expostos ao risco de explosão, incêndio, ruído, e acidentes, sem falar nos riscos biológicos, entre outros que podem afetar a saúde do trabalhador. Apesar da regulamentação de processos de trabalho para prevenção de acidentes, contudo o setor registra um alto número de acidentes. Dessa forma, a elaboração de propostas de melhoria com foco nos espaços confinados e lugares com trabalho em altura e equipamento sem segurança ao trabalhador, proporcionando ao trabalhador um ambiente de trabalho seguro, reduzindo a exposição ao risco e consequentemente, melhorando a saúde do trabalhados. Os benefícios da execução na melhoria da unidade, no ambiente de trabalho menos hostil, redução dos acidentes, importância dos treinamentos e equipamentos de proteção individual e coletiva.Item Administração da produção: uma proposta para gerenciamento da produção em uma empresa metal mecânica através do Sistema Kanban(2016-11-18) Soster, Pedro BorbaA competitividade do mercado atual é acirrada e tem cada vez mais se intensificado no decorrer das ultimas duas décadas, alguns pontos que justificam podem ser a escassez de capital, aplicação de novas tecnologias, e globalização. Nestes cenários, a manufatura torna-se chave nas organizações como a fonte de vantagem competitiva, portanto as empresas devem aplicar seus esforços em melhorar seus recursos produtivos, a aquisição de matéria prima, melhorar sua logística interna e externa. As técnicas do sistema Lean Manufacturing são ferramentas muito adequadas para esse fim, já que o foco é a eliminação das ineficiências e desperdícios. Esse trabalho apresenta uma proposta de implementação de sistema puxado, através da aplicação da ferramenta kanban em um processo produtivo de uma indústria metalúrgica que fornece peças para o setor agrícola, onde o objetivo principal é melhorar a pontualidade de entrega no cliente.Item A adoção dos conceitos do jornalismo digital em um aplicativo de notícias regionais do noroeste do RS(2017-08-01) Welter, Lahis BorgesAtualmente a internet ganhou um papel de protagonismo na vida das pessoas. Negócios, relações pessoais, trabalho, agenda, tudo está conectado por um smartphone, um tablet ou um computador, ou todos os dispositivos juntos. Aproveitar esses conceitos para vislumbrar oportunidades de negócio e de inserção da comunicação é a intenção desse trabalho de conclusão. Os dados oficiais e de pesquisas mostram uma crescente no setor de venda de dispositivos móveis, de uso de internet e nos gráficos de utilização desses dispositivos para fazer compras e se atualizar. Os conceitos de e-commerce, e-business e m-commerce estão ligados e são base para os negócios digitais que a cada dia ganham novas adesões. E a conectividade exige que conceitos ligados à comunicação digital, ao jornalismo online devem ser levados em conta na hora de produzir para o meio online. A proposição de um aplicativo de notícias regionais e locais é ma forma de aproveitar a tecnologia para difundir o jornalismo e lucrar com negócios online. Nicho de mercado que ainda não é bem gerenciado no interior do Rio Grande do Sul e que pode ser alternativa de renda e de popularização da comunicação social digital.Item O advento das redes sociais e seu impacto no interior(2016-04-14) Moraes, Pâmela Andrade deCom o desenvolvimento da tecnologia e com a ascensão das redes sociais, a comunicação, e, principalmente o jornalismo, vem passando por significativas transformações. O presente artigo faz uma análise de como as redes sociais em destaque na atualidade facebook e twitter podem contribuir para essas mudanças no fazer jornalístico. Além disso, compreender como o noroeste gaúcho ingressa nesse contexto. Verificar a nova tendência de jornalismo colaborativo, o qual, aceita essas mudanças que a rede oferece, e cria oportunidade de programação dinâmica. Realizando a conclusão da pesquisa com a abordagem sobre a importância da inserção dos mecanismos digitais no trabalho dos profissionais da comunicação e a relação entre público e informação. Comparando os meios tradicionais e quais sites de redes sociais são mais significativos aos seus interesses.Item Afinal, o que é endomarketing? : estudo das estratégias de endomarketing utilizadas pela UNIJUÍ(2012-08-17) Cervi, CleberEste artigo buscou evidenciar as práticas de endomarketing vivenciadas por uma Instituição de Ensino Superior – IES, do Rio Grande do Sul. Ao implementar um programa de endomarketing é necessário bastante esforço da alta administração e dos setores envolvidos, já que facilmente seu foco é desviado detendo-se em questões mais simples que, por mais importantes que sejam, não trarão grandes resultados e uma continuidade consistente. Através de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo programa de endomarketing da instituição buscou-se analisar as práticas de endomarketing em relação ao modelo teórico proposto por Berry e Parasuraman (1992). Defende-se neste trabalho que para que um programa de endomarketing tenha êxito é fundamental, em primeiro lugar, um constante alinhamento entre a alta administração (níveis hierárquicos maiores) e, depois, buscar alinhar suas visões com os demais níveis hierárquicos. É importante destacar com isso, que endomarketing não é legitimado por seus métodos, mas por seu propósito (GRÖNROOS, 2009).Item Agentes alquilantes – estudo de interações medicamentosas(2012-05-23) Romani, Taísa SchlosserObjetivo: Auxiliar os profissionais da saúde na prevenção de interações medicamentosas indesejadas durante a instituição da terapia medicamentosa, buscando relatos de interações entre alguns agentes alquilantes, os quais foram selecionados devido a sua grande utilização em diversos protocolos e demais medicamentos usados por pacientes com câncer. Método: Trata-se de um estudo de revisão sistemática. Os dados foram coletados por meio de busca eletrônica e levantamento bibliográfico. Resultados: Foram analisados os medicamentos: Cisplatina, Ciclofosfamida, Dacarbazina e Bussulfano da classe dos agentes alquilantes e suas interações com outros medicamentos usados por pacientes com câncer. Conclusão: Diante da importância das interações medicamentosas relatadas, verificou-se a necessidade da equipe médica, enfermeiros e farmacêuticos ter conhecimento sobre os medicamentos administrados pelos pacientes, afim de, promover a eficácia terapêutica e melhoria da qualidade de vida do paciente.Item A agricultura familiar e o consumo de alimentos na merenda escolar: o caso da Região Fronteira Noroeste(2012-02-01) Schröetter, Magnus RodrigoEste artigo discute, a partir de um estudo de caso, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está sendo utilizado para reconstruir as relações de produção e consumo. Seu objetivo consiste em refletir sobre uma experiência de construção de cadeias alimentares curtas na região Fronteira Noroeste, Rio Grande do Sul/Brasil. Através deste trabalho buscouse entender como ocorre a consolidação de sistemas diferenciados de produção e consumo de alimentos. Para isso, almeja-se evidenciar como ele vem sendo utilizado no Brasil em relação à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares para a alimentação escolar. As dificuldades e barreiras enfrentadas, as formas encontradas para superação, os efeitos e contribuições quando da efetivação dessa prática. Para tanto, após a classificação do estudo, realizou-se o mapeamento da potencialidade de produção de alimentos pelas cooperativas da agricultura familiar direcionadas à merenda escolar. Na seqüência, foram levantadas as características do território em estudo, através de informações coletadas junto a nutricionistas, secretários municipais envolvidos no projeto, onde se identificou a quantidade de escolas e alunos atingidos pelo benefício, através de coleta de dados com as Secretarias Municipais de Educação e passamos ao diagnóstico da demanda, volume de gêneros alimentícios consumidos na merenda escolar de cada município que compõe a Fronteira Noroeste, bem como a média de preços praticados. Os exemplos dos municípios descritos demonstram a importância da coesão e da interação social através das cooperativas. Observou-se como resultados aparentes, uma modificação no nível do consumo quanto à aceitação de alimentos mais saudáveis e adequados por parte dos alunos, uma revitalização com novas perspectivas de mercado para a agricultura familiar e o fomento de práticas de produção menos nocivas ao ambiente.Item Aleitamento materno: perfil dos beneficiários do Programa de Combate as Carências Nutricionais no ano de 2011(2012-05-07) Rocha, Ivanice FerreiraItem Alinhamento de equipes de técnicos administrativos dos Departamentos aos objetivos organizacionais estratégicos da Unijuí: percepções de secretários executivos(2014-10-31) Menegazzo, Eliza de FátimaO presente estudo refere-se a uma análise das competências essenciais para que os Secretários Executivos, enquanto líderes consigam um alinhamento estratégico de suas equipes com os objetivos organizacionais. Neste sentido, buscou-se diagnosticar e analisar treze das quinze competências de suporte descritas pela autora Gramigna (2007, p.44). Segundo esta autora, são estas competências “as que agregam valor às competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional das pessoas.” A pesquisa foi feita através da aplicação de um questionário ao grupo de pessoas que em março de 2014 exerciam o cargo de secretários executivos das unidades departamentais da UNIJUÍ. São seis unidades departamentais, portanto, este estudo envolve seis pessoas, sendo a autora do presente trabalho, ocupante do cargo em uma das unidades departamentais. Tomou-se por referência literaturas ligadas ao tema em estudo através de pesquisa bibliográfica. Metodologicamente, utilizou-se uma pesquisa aplicada e exploratória, levantando-se as informações por meio da pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Quanto aos procedimentos técnicos, pode-se dizer que enquadra-se como pesquisa participante “Quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas” (Gil, apud ZAMBERLAN, L (org.) [et al.], 2014, p.99). Os resultados apresentados no estudo responderam aos objetivos específicos e mostram que as competências técnicas e comportamentais apresentadas pelo atual grupo de secretários executivos são satisfatórias e estão de acordo com as exigidas para atuação no cargo. Porém com as constantes mudanças que ocorrem atualmente nas organizações e no mundo do trabalho, há a necessidade constante de atualização e potencialização destas competências.Item O alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança em uma empresa do agronegócio(2017-07-27) Menegazzi, Jéssica TaianeEm cenário competitivo e de instabilidades, as empresas buscam alinhar seus processos organizacionais para manterem-se competitivas e tomar as decisões corretas. Partindo desse pressuposto, o estudo teve como objetivo analisar as dimensões do alinhamento organizacional enquanto ferramenta de apoio ao processo de gestão e a melhor governança. O alinhamento foi estudado em uma empresa do agronegócio a partir da aplicação de questionários, conforme o modelo de Labovitz; Rosansky (1997) buscando analisar o nível de alinhamento e os instrumentos que a organização usa para sustentá-lo. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, com procedimentos técnicos bibliográficos, documental e estudo de caso. Dessa forma, verificou-se que na empresa pesquisada o nível de alinhamento é precário e insuficiente para considerar a empresa alinhada ao propósito central, contudo, com possibilidade potencial de melhorias. O alinhamento vertical na relação da dimensão da estratégia e das pessoas se apresenta como insipiente e pouco estruturado. No que se refere ao alinhamento horizontal, na dimensão dos processos e clientes, ficou evidenciado que os processos precisam se alinhar melhor para atender e interagir com o que o cliente necessita. Conclui-se que o estudo do alinhamento organizacional na organização propiciou a incorporação de uma importante ferramenta no apoio ao processo de gestão e enfatizou a necessidade de que a os gestores utilizem instrumentos que permitam o melhor controle, o alinhamento entre estratégia e pessoas, clientes e processos, possibilitando uma melhor governança.Item As alterações nas demonstrações contábeis das cooperativas de saúde a partir da normatização dos IFRS no Brasil(2013-06-13) Donato, Juliane OsterA expansão dos mercados e a globalização da economia impuseram para as empresas, a necessidade de elaboração de demonstrações contábeis baseadas em normas e critérios uniformes e homogêneos, de forma que todos os interessados possam se utilizar de informações transparentes, confiáveis e comparáveis nos seus processos de tomadas de decisões. Em resposta a essa demanda, no Brasil, coube ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a responsabilidade de emitir pronunciamentos contábeis de acordo com o International Financial Reporting Standard (IFRS), conforme a Lei 11.638/07, alterada pela Lei 11.941/09. Por outro lado, a criação de agências reguladoras, com autonomia técnica, administrativa e financeira e imparcialidade nas suas decisões, tem levado a um aumento na quantidade de normas contábeis emitidas para setores específicos. Dentre essas agências esta a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que deve, dentre outras funções, promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde e regular as operadoras setoriais. Diante dessas normas específicas, este trabalho tem como objetivo comparar os pronunciamentos a partir da normatização, com as normas da ANS e verificar a existência de divergências entre os mesmos. Com caráter exploratório, descritivo e explicativo, o trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os resultados apontam diferenças principalmente no que diz respeito à adoção de nomenclaturas próprias para descrição dos fatos e a não permissão para reavaliação dos ativos a valor de mercado.